Íris da praia: saiba como cultivar essa herbácea!

5
(47)

A Íris da praia, cujo nome científico é Neomarica Candida, é uma planta muito conhecida entre os paisagistas devido a sua beleza encantadora e pelo seu formato exótico. É uma opção bastante recorrente entre esses profissionais, já que, além de ser linda, exige pouquíssimos cuidados e quase nenhuma manutenção. 

É uma flor com uma folhagem diferente e sua coloração é muito comum nos tons de azul e roxo. Com origem na América do Sul, é uma planta que está adaptada ao clima e pode ser muito bem cultivada em quase todas as regiões do Brasil.

Não é uma flor difícil de ser encontrada, apesar de sua beleza ser diferente. Assim, em qualquer loja de paisagismo e floricultura mais especializada você poderá encontrar uma muda dessa planta charmosa.

Se você já gostou da planta Íris da praia e quer entender mais sobre ela, sobre seu cultivo e afins, continue acompanhando o artigo abaixo!

Taxonomia da planta Íris da praia

  • Reino: Plantae;
  • Divisão: Magnoliophyta;
  • Classe: Liliopsida;
  • Ordem: Asparagales
  • Família: Iridaceae
  • Gênero: Iris
  • Espécie: cerca de 2.244 espécies, 66 gêneros e 7 subfamílias.

Características da Íris da praia

A Íris da praia pode também ser encontrada por lírio-roxo, lírio roxo das pedras, doze-apóstolos e falso-íris. É uma planta herbácea, ou seja, caracterizada por ter uma estrutura de caule mais macia e maleável, além disso, também tem com ciclo de vida anual (ou seja, é perene) e podem germinar por meses.

Essa planta consegue se desenvolver e sua altura fica em torno de 40 a 90 cm. Assim como outras plantas herbáceas, não é alta e pode ter características de planta rasteira.

As folhas da Íris da praia são laminares, brilhantes e tem um formato em leque. Suas flores ficam em suas hastes maiores e possui flores brancas que podem ter manchas de tom azul e roxo.

Acima, neste artigo, citamos o fato da flor ser exótica e isso se dá, justamente, pelo formato: são 3 pétalas maiores horizontais e outras três pétalas enroladas em uma posição de contraste.

Por fim, seu uso mais corriqueiro é em jardins maiores ou em vasos, podendo ser ótimos presentes para aquelas pessoas que estão começando na jardinagem e ainda não tem tantas facilidades no cultivo.

Cuidados com a planta Íris da praia

Agora que te contamos um pouco mais sobre as características da Íris da praia, vamos falar sobre seus cuidados mais específicos.

Como também já foi falado, não é uma planta que requer super manutenção ou necessidade de muito do seu tempo, porém, os poucos cuidados necessários devem ser feitos da melhor maneira.

Lembre-se que suas plantas duram conforme o tempo que você passa cuidando delas e de como todo esse processo é feito.

  • Clima: o clima ideal para a Íris da praia é o tropical, subtropical, oceânico, equatorial e mediterrâneo. Isso quer dizer que, no geral, é uma planta que se dá bem com o clima mais quente e com exposição mediana ao sol – tanto que sua floração atinge o ápice durante o verão.
  • Rega: as regas na Íris da praia devem ser regulares e o ideal é sempre manter o solo levemente úmido e, lembre-se: sem exageros para não afogá-las.
  • Solo: o solo ideal para plantar a flor Íris da praia é um solo fertil e que tenha bastante matéria orgânica natural (como casca de frutas e farinha de ossos, por exemplo). Além disso, é importante que o substrato seja bastante drenável e, para melhorar essa condição, você pode acrescentar um pouco de areia na mistura.
  • Poda: não há restrições em relação a poda da Íris da praia. Assim, você pode seguir com as podas em folhas e galhos mais secos e, inclusive, fazer a poda para controlar seu tamanho.
  • Adubação: no caso da adubação da flor Íris da praia, você pode fazê-la a cada 30 dias e, durante toda a sua floração, é possível utilizar o NPK 4-14-8. Prefira fazer o processo de fertilização na parte da manhã ou final de tarde – períodos em que o sol não está forte.

Como fazer a propagação da Íris da praia?

A Íris da praia pode ser encontrada em mudas em lojas especializadas e também enquanto sementes. Normalmente, após as flores morrerem, novos brotos vão aparecendo – o que faz com que as hastes pesem e toquem no chão, onde criam suas raízes e novas mudas podem aparecer.

Significado da Íris da praia

A flor Íris da praia tem um significado que se assemelha ao da flor Íris. O nome ”Íris” faz referência a deusa  grega que era mensageira dos deuses e, além disso, também pode ser considerada como a ligação entre o seu e a terra.

Esperamos que esse artigo sobre a planta Íris da praia tenha sido proveitoso. Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Aproveite e leia também sobre plantas para a área interna da casa!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 47

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *