Não conhece a suculenta Colar de Princesa? Confira!

5
(10)

Quem acompanha o nosso blog sabe que selecionamos alguns conteúdos sobre cactos e suculentas devido a grande popularização do tema e, visto isso, não poderíamos deixar de falar sobre a suculenta Colar de Princesa! Já que é uma das mais queridinhas quando o assunto é beleza e versatilidade. 

Além de ser popular pela facilidade no cultivo, a suculenta Colar de Princesa também é uma planta que faz jus ao nome que leva. Suas flores são redondas e podem variar de tamanho – mas, quando juntas, formam um efeito visual e decorativo muito bonito e se assemelha a um colar de pérolas da nobreza.

Um outro ponto que faz com que essa espécie seja tão popular é sua flor que nasce entre as folhas redondinhas. Seu formato lembra uma pequena rosa colorida, o que deixa a planta ainda mais linda (porém, infelizmente, é menos comum o aparecimento da floração quando cultivadas em locais com mais índice de sombra).

Se interessou e quer saber um pouco mais sobre a suculenta Colar de Princesa? Então, esse é o seu momento! Aproveite as nossas dicas no decorrer do artigo e boa leitura.

Taxonomia da suculenta Colar de Princesa

Não foram encontradas informações claras sobre a taxonomia da suculenta Colar de Princesa. Por isso, vamos abordar algumas das características de sua espécie encontradas até o momento.

  • Reino: Plantae;
  • Família: Crassulaceae;
  • Espécie: Sedum Hemsleyanum.

Características da suculenta Colar de Princesa

As suculentas em formato de colar são tradicionalmente bastante conhecidas e fazem muito sucesso entre as pessoas que gostam desse estilo de planta. É muito comum, inclusive, que surjam novos formatos e cores diferenciadas com o passar do tempo que dão origem a novas espécies – como é o caso da suculenta Colar de Princesa, uma tipificação originada no México.

No caso, esse tipo de colar se diferencia por ter um caule mais ereto e suas rosetas são mais alongadas verticalmente, à medida que vão crescendo. Seus brotos crescem na parte basal dos caules e seu desenvolvimento acontece a partir daí.

As folhas da suculenta Colar de Princesa são redondas e rechonchudas, justamente, devido ao armazenamento de água que acontece de forma acelerada. Além disso, para esse mesmo fim, as folhas têm uma espécie de penugem que evitam perdas de água.

Uma outra característica de suas folhas é a possibilidade de se tornarem avermelhadas. Se isso acontecer, não se preocupe! A planta não está doente. Sua coloração muda como uma espécie de aviso conforme ela for sendo exposta a muita luminosidade ou a temperaturas mais baixas.

A suculenta Colar de Princesa é adepta a luminosidade e, por isso, precisa de uma boa quantidade de sol diariamente para se desenvolver bem (inclusive, por conta do seu país de origem). Apesar dessas características, essa espécie pode ser cultivada em ambientes internos de casas e apartamentos, no entanto, é importante que ela fique próxima de uma janela em que bata bastante sol (como varandas, sacadas, coberturas, etc).

Um outro ponto importante sobre a suculenta Colar de Princesa é que ela está acostumada com um clima seco e, por isso, sempre procura armazenar o máximo de água que pode. Também é comum que viva bem em solos pouco férteis, mas falaremos melhor sobre isso abaixo.

Cuidados com a suculenta Colar de Princesa

Agora que você já sabe as características principais da suculenta Colar de Princesa, vamos falar um pouco sobre os cuidados específicos que são necessários ao lidar com essa espécie.

  • Clima: o clima ideal para a suculenta Colar de Princesa é o tropical, árido e semiárido, já que a planta tem facilidade em viver em ambientes mais quentes e secos. Em relação à exposição ao sol, não há restrições e é importante deixá-la em locais com bastante incidência de luz.
  • Rega: as regas da suculenta Colar de Princesa devem ser espaçadas e podem acontecer em períodos maiores – 1 vez por semana, por exemplo. No inverno, inclusive, essa rega pode ser ainda mais espaçada.
  • Solo: a suculenta Colar de Princesa, como mencionado, é acostumada com um solo arenoso, rochoso, pouco ou nada férteis e podem viver bem assim. No entanto, se você deseja propiciar um melhor substrato para a sua suculenta, o ideal é que seja drenável e mais arenoso.
  • Poda: não há restrições em relação a poda da suculenta Colar de Princesa. Inclusive, em plantas da mesma espécie, esse processo acontece até de forma mais rara. No entanto, podas para retirada de folhas secas são muito bem-vindas.
  • Adubação: por ser uma planta que está acostumada com solos mais pobres e sem matéria orgânica, é interessante evitar a fertilização (principalmente, aqueles adubos inorgânicos que podem gerar acúmulo de sais minerais nas raízes, o que prejudica a suculenta Colar de Princesa). 

Cuidados especiais com a suculenta Colar de Princesa

Essa não é uma espécie tóxica ou venenosa, no entanto, é interessante deixá-la fora do alcance das crianças e animais por ser muito frágil. Se não houver cuidado no momento de manusear a planta, ela pode se desmembrar e perder várias de suas folhas.

Nesse sentido, você pode tentar manter a Colar de Princesa no alto ou em locais em que não haja restrições. 

Esperamos que o artigo sobre a suculenta Colar de Princesa tenha sido útil para você. Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Aproveite e leia também sobre plantas para áreas internas das casas!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *