Planta veludo-roxo em destaque

Planta veludo-roxo: saiba como cuidar!

4.8
(12)

A Gynura aurantiaca, conhecida popularmente por planta veludo-roxo, planta-veludo, paixão-roxa ou ginura, é uma espécie que faz muito sucesso entre o cultivo de plantas devido à coloração diferenciada de suas folhas.

Apresentando um tom fechado de verde, a superfície da planta veludo-roxo possui uma leve penugem arroxeada que a destaca das demais plantas.

Se você está em busca de saber mais sobre como cuidar da planta veludo-roxo, continue neste post e veja todas as dicas para ter uma espécie saudável!

Taxonomia da planta veludo-roxo

A planta veludo-roxo é uma espécie da família botânica Asteraceae. Desta família, fazem parte também plantas bastante conhecidas como os girassóis e as margaridas, por exemplo.

Originária de países do sudeste asiático, a planta veludo-roxo possui alta propagação e, com isso, acabou alcançando continentes do mundo todo.

Uma curiosidade é que, embora se apresente como planta veludo-roxo, seu nome científico não trata da sua cor. Na verdade, o termo aurantiaca significa “alaranjado” em latim devido à coloração de suas flores. A seguir, veja mais detalhes sobre a classificação taxonômica da planta veludo-roxo. 

  • Reino: Plantae;
  • Divisão: Angiospérmicas;
  • Classe: Magnoliopsidas;
  • Ordem: Asterales;
  • Família: Asteráceas;
  • Gênero: Gynura.
Flor da planta veludo-roxo em botão quase aberto.

Características da planta veludo-roxo

A planta veludo-roxo é uma espécie de trepadeira ramificada e de pequeno porte. Seus ramos podem variar de 60 a 90 cm de comprimento. Seu cultivo pode ser feito em vasos pendentes ou também em vasos comuns e jardineiras.

A flor do veludo-roxo apresenta cor amarela-alaranjada e sua floração tende a acontecer, geralmente, após seu primeiro ano, no verão. Já seus frutos se assemelham ao dente-de-leão e surgem logo após a floração.

Um ponto importante é que as flores do veludo-roxo são mal cheirosas e, caso você se incomode com o cheiro delas, é possível remover seus botões. Esse processo ainda ajuda a prolongar a vida da planta veludo-roxo, pois, frequentemente, ela tende a definhar após a floração.

Como plantar e cuidar da planta veludo-roxo?

Os cuidados com a planta veludo-roxo exigem certo tempo e atenção, uma vez que é uma planta que necessita muito de água para manter suas folhagens hidratadas e vistosas.

No entanto, cuidados com a poda e adubação costumam ser um processo tranquilo. Confira, a seguir, detalhes sobre como plantar e cuidar da sua planta veludo-roxo.

Fruto da planta-veludo roxo que assemelha-se ao dente-de-leão

Luminosidade

A planta veludo-roxo deve ser cultivada à meia sombra, o que não deve ser um problema, dado que é uma planta muito usada na decoração de interiores. 

Porém, embora não deva ser colocada diretamente sob a luz do sol, a planta veludo-roxo necessita de certa luminosidade. Caso contrário, suas folhas podem ficar mais verdes do que roxas.

Rega

Como comentamos, a planta veludo-roxo deve ser regada com frequência. No entanto, tome cuidado para não molhar diretamente suas folhas, pois isso pode causar pontos marrons nelas. 

É preciso atenção durante o inverno, reduzindo as regas e evitando, assim, o apodrecimento de suas raízes.

Adubação

O solo para o crescimento saudável da planta veludo-roxo deve ser fétil, levemente ácido e enriquecido com matéria orgânica. Assim, qualquer fertilizante usado para a manutenção de folhagens é ideal para manter a planta veludo-roxo saudável.

Mas se você deseja evitar o florescimento desta espécie,  basta fazer uso de fórmulas com teor de fósforo (a letra P do NPK) menor.

Poda e mudas

A poda da planta veludo-roxo é importante para manter suas folhagens sempre vivas e brilhantes. Para estimular o crescimento da planta veludo-roxo, faça um beliscamento nas mudas novas e nas plantas em desenvolvimento

O beliscamento nas plantas consiste em remover seus brotos apicais, usando a ponta dos dedos, com um puxão rápido, ou uma tesoura para cortar as pontas dos ramos em crescimento. 

Como já dissemos, após a floração, a planta veludo-roxo tende a decair. Dessa forma, aproveite as podas para fazer mudas e, assim, propagar a planta. As mudas podem ser feitas por meio de estaquia de ramos e ponteiros.

Para obter um efeito cheio no vaso de forma mais rápida, o ideal é plantar de três a cinco mudas da planta veludo-roxo. Já para fazer com que seu caule suba, você pode colocar treliças de modo que os ramos se entrelacem com o passar do tempo.

Como usar planta veludo-roxo na decoração?

Veludo-roxo em arranjo de cesto colocado sobre uma mesa de madeira.

Como mencionamos, a planta veludo-roxo é muito utilizada na decoração de interiores. Além de sua cor atraente, outro ponto positivo sobre essa planta é que ela não é tóxica para animais domésticos, segundo a Associação Americana pela Prevenção contra a Crueldade a Animais. 

Por ser uma planta trepadeira, colocar seu veludo-roxo em vasos pendentes traz charme para o ambiente, principalmente se colocado entre portais ou em pontos estratégicos entre móveis, como sofás.

Você também pode complementar o arranjo unindo suas plantas veludo-roxo a outras espécies de tons semelhantes, trazendo harmonia para o ambiente, ou mesmo com plantas de outras tonalidades, trazendo alegria para o espaço.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, caso queira conhecer outras plantas para combinar com seu veludo-roxo na decoração do seu lar, leia mais sobre plantas para área interna!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 comments

  1. Adorei a matéria! Acabei de ganhar essa planta linda!!! E aprendi como cultiva-la! Obrigada pelo conteúdo.
    Lilian Ferr

    1. Olá, Lilian! Ela é linda mesmo, não é? Ficamos felizes que o conteúdo foi útil. Obrigada pelo feedback e, qualquer problema ou dúvida, não deixe de nos contatar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *