Árvore Quaresmeira: um guia sobre a espécie!

5
(3)

Aqui no Flores, nós também amamos falar sobre árvores! É por isso que, no artigo de hoje, nosso foco será na linda e formosa Quaresmeira – também conhecida cientificamente como Tibouchina Granulosa.

No geral, apesar de essas serem tipos de plantas que só podem ser cultivadas dentro de casa se forem modificadas artificialmente para serem menores, são exemplos de espécies que, mesmo sem esse detalhe, podem ficar ótimas em decoração externa.

No caso da árvore Quaresmeira, por exemplo, ela pode chegar a atingir cerca de 8 a 12 metros de altura, com diâmetro também extenso – cerca de 40 centímetros. É muito comumente encontrada na região sudeste e, por isso, pode ser muito bem cultivada nesse clima tropical – falaremos melhor sobre os detalhes do plantio abaixo.

E então? Ficou curioso(a) para saber mais sobre essa árvore incrível e exuberante? Se sim, continue acompanhando esse artigo até o final e aproveite as dicas para cultivar com excelência a Quaresmeira.

Boa leitura!

Taxonomia da Palma de Santa Rita

  • Reino: Plantae;
  • Divisão: Magnoliophyta;
  • Classe: Magnoliopsida;
  • Ordem: Myrtales;
  • Família: Melastomataceae;
  • Gênero: Tibouchina;
  • Espécie: Tibouchina Granusola.

Características da árvore Quaresmeira

Sendo uma árvore de médio porte e nativa aqui do Brasil, a Quaresmeira pode ser considerada como uma espécie pioneira – ou seja, uma das primeiras do gênero Tibouchina. Muito presente na Mata Atlântica, inclusive, essa árvore apresenta grande participação na floresta ombrófila densa e em matas dessa mesma característica.

Por ser originalmente encontrada na região Sudeste do país, a Quaresmeira é uma espécie de árvore que tem preferência por climas tropicais – dessa forma, climas com predominância do tipo litorâneo, com temperaturas mais quentes, verão chuvoso e inverno mais seco.

É uma árvore com raízes pivotantes, ou seja, que crescem verticalmente e para baixo. Assim, a Quaresmeira é uma boa opção para ser usada como item de arborização em cidades – já que, por esse motivo, não causa danos às calçadas, asfaltos ou às ruas em geral.

Se um dia você passar por uma Quaresmeira em época de floração, é muito provável que você perceba isso de forma muito rápida. Afinal, a floração dessa árvore é bastante abundante e, ao mesmo tempo, pode durar por meses a depender dos cuidados e das variações de clima. 

Dessa forma, é possível também encontrar espécies que apresentam um segundo momento de floração – o que acontece, normalmente, entre os meses de junho e agosto aqui no Brasil.

Apesar da Quaresmeira ser muito encontrada com suas flores em tom arroxeado, também é possível apreciarmos uma de suas variedades que produz flores puxadas para um tom mais rosado – essa variação, no caso, é chamada de Kathleen. Veja na foto abaixo!

Como plantar a árvore Quaresmeira?

A madeira da Quaresmeira, a partir do momento em que a espécie vai se desenvolvendo e ficando maior, pode se tornar pesada, dura e com pouca flexibilidade – além disso, assim como outras madeiras, quando expostas a funções e qualquer tipo de praga, pode vir a apodrecer.

Dito isso, é importante que o plantio da Quaresmeira seja feito de forma consciente e em local adequado, para que, assim, não haja possibilidades dela ser removida posteriormente por uma questão relacionada ao seu formato ou ao formato do seu tronco.

É possível encontrar essa espécie em lojas de paisagismo, principalmente, aquelas especializadas em árvores. Por ser uma espécie também bastante usada para reflorestamento ou preservação ambiental, a sua popularidade é alta e, com isso, não é difícil encontrá-la.

Segundo o IB Florestas, é possível encontrá-las por lá: “(…) No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.” 

Além disso, em relação a preços, é possível destacar que a muda da Quaresmeira pode ser encontrada a partir de R$ 70.

Quaresmeira: como cuidar?

Chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos com a árvore Quaresmeira. Apesar de ser uma espécie de árvore que não tem muitos segredos nesse processo, é importante atentar-se à quantidade de água direcionada a ela e ao seu contato com pragas, já que, assim como em outras espécies, isso é bastante prejudicial.

 Acompanhe abaixo com mais detalhes!

Clima

Como mencionado, a Quaresmeira é uma árvore nativa do Brasil e, por isso, seu clima preferido é o tropical.

Dessa forma, ela prefere uma boa quantidade de luz todos os dias e de forma direta, podendo também ser difusa. Se não for possível, mantenha-a por pelo menos algumas horas em contato com o sol não direto. 

Solo

O substrato ideal para a Quaresmeira é aquele fértil, profundo, enriquecido com bastante matéria orgânica e drenável também. Se quiser, é oportuno, inclusive, usar adubos orgânicos – no entanto, sendo uma árvore pioneira e rústica, ela é capaz de crescer bem também em solos mais pobres.

Poda

A poda da Quaresmeira irá depender, exclusivamente, do seu espaço disponível. Dessa forma, é realizada apenas para fins de controle de tamanho. Certifique-se, então, de sempre manter a manutenção da planta e tirar as folhas mais secas ou queimadas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável. 

Regas

As regas da Quaresmeira devem ser constantes e feitas regularmente no primeiro ano de vida. Depois de mais velha, ela consegue viver por um tempo sem grandes quantidades de água. Porém, em períodos mais secos, o ideal é colocar um pouco de água na planta a cada 7 dias.

Adubação

Como mencionado, a adubação da Quaresmeira pode ser feita sem problemas. Nesse caso, é possível utilizar uma formulação de adubo químico voltado para árvores. No geral, adubos orgânicos como adubo animal,  cama de galinheiro, além de folhas e areia também são uma opção.

Esperamos que o artigo sobre a Quaresmeira tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Palma de Santa Rita!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *