Os cuidados e cultivo da flor Jasmim do Cabo!
Assim como outras plantas que levam o nome, a Jasmim do Cabo, flor que será foco do nosso artigo de hoje, é também uma opção incrível de plantio para as pessoas que desejam flores de cunho ornamental.
Devido a sua cor branca e pelo contraste com a cor verde mais escura de suas folhas abundantes, é uma planta excelente para pessoas que gostam de decorações mais minimalistas e clássicas – até porque o Jasmim do Cabo tende a combinar com qualquer móvel ou outro decor já existente no local.
Conhecida, inclusive, como Gardênia (que é um dos seus nomes científicos), essa flor também pode ser chamado apenas por Jasmim – porém, é importante ressaltar que, apesar de serem bastante parecidas, essa é uma outra tipificação e não deve ser confundida com o Jasmim do Caribe, por exemplo.
Quando falamos em beleza clássica e funcionalidade na sua decoração, a flor Jasmim do Cabo entrega muito! E se você se interessou em saber mais sobre ela, suas características, cuidados, espécies e dicas extras para o cultivo, já sabe, não é? É só continuar acompanhando esse artigo até o final.
Boa leitura!
Taxonomia da flor Jasmim do Cabo
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Magnoliopsida;
- Subclasse: Asteridae;
- Ordem: Gentianales;
- Família: Rubiaceae;
- Gênero: Gardenia;
- Espécie: Gardenia Jasminoides
Características da flor Jasmim do Cabo
Com origem na Ásia, o Jasmim do Cabo também é uma flor que pode ser encontrada em locais como Vietnã, China e Índia. Por ser uma planta com características arbustivas e com as folhas perenes, é ótima para ser usada como maciço ou uma espécie de cerca viva – apesar de também ficar ótima apenas plantada em vaso também.
Apesar de ser arbustiva, é considerada de médio porte, por conseguir atingir até 2 metros de altura com as condições ideias para seu crescimento. Nesses 2 metros, podemos encontrar folhas bem brilhantes e de verde escuro, seguidas de flores brancas perfumadas e que florescem, em sua grande parte, no período da primavera e verão.
Uma das boas características da flor Jasmim do Cabo é a sua capacidade de adaptação a diferentes climas e temperaturas. Nesse sentido, apesar de preferir territórios de clima temperado, é uma planta que consegue se adaptar e viver também em locais de clima tropical.
Falaremos melhor abaixo sobre o plantio do Jasmim do Cabo, no entanto, já é importante ressaltar que há uma diferença nessa planta quando falamos em solo e substrato. Em geral, a flor prefere uma composição mais ácida.
Para isso, é possível usar alguns materiais que facilitam o processo, como por exemplo, compostos de cal ou calcário em pó, disponíveis em qualquer loja de jardinagem ou paisagismo. A aplicação desses compostos podem ser bastante interessantes no momento do plantio e podem fazer a diferença no desenvolvimento da planta.
Como plantar a flor Jasmim do Cabo?
A flor de São Miguel pode ser plantada tanto como muda e é mais fácil de ser encontrada dessa forma.
É uma planta que exige, no entanto, alguma atenção relacionada ao suporte (devido a suas condições de planta arbustiva), solo e quantidade de umidade e podas – que devem ser feitas no período após o verão, porém, falaremos melhor sobre esses pontos abaixo.
Normalmente, as mudas vendidas são feitas através da retirada de ramos de uma Jasmim do Cabo mais desenvolvida. Depois disso, podem ser transportadas e vendidas em vasos para serem replantadas depois.
Por fim, a depender do tamanho da muda da flor Jasmim do Cabo, é possível encontrar valores a partir de R$ 30. Uma muda de 20 centímetros de altura, por exemplo, pode ter esse preço.
Flor Jasmim do Cabo: como cuidar?
Agora é o momento de nos aprofundarmos nos cuidados com a flor Jasmim do Cabo. Falamos sobre alguns deles no decorrer do artigo mas, neste momento, iremos mais a fundo nos tópicos.
Acompanhe abaixo e não perca as dicas!
Clima
Como mencionado, tendo sua origem na Ásia, a flor Jasmim do Cabo é uma planta que gosta de climas mais temperados. Nesse clima, o período de maior calor fica entre março e maio com temperaturas que podem chegar aos 37ºC. As chuvas, nesse caso, tornam-se mais frequentes durante os meses de julho a novembro, sendo mais rápidas e fortes.
Além disso, prefere mais luminosidade e pode ser cultivada ao lado de janelas ou em áreas externas – o ideal, no entanto, é não receber sol direto nos dias que estiverem mais quentes.
Solo
Também já mencionado, o substrato ideal para a flor Jasmim do Cabo é aquele mais drenável, porém, mais ácido também. Retomando que, para isso, o uso do cal pode ser uma boa opção – no entanto, atente-se às quantidades. Além disso, usar limão e vinagre também colaboram com a questão da acidez do solo.
No mais, é importante e uma boa opção, inclusive, usar areia ao fundo do vaso para realmente garantir uma boa capacidade de escoamento de água.
Poda
A poda da flor Jasmim do Cabo está relacionada ao seu controle de tamanho apenas – lembrando que, por arbustiva, ela pode crescer de forma mais rápida.
Dessa forma, você deve realizar esse processo sempre e somente após o período de floração, que normalmente acontece ao final do verão. Porém, isso também pode depender da evolução e desenvolvimento da planta.
Além disso, como sempre comentamos, certifique-se de manter a manutenção da planta em dia e tirar as folhas mais secas ou queimadas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável.
Regas
As regas da flor Jasmim do Cabo devem ser espaçadas, perenes e, no geral, podem ser feitas somente quando o solo estiver seco. No entanto, durante o período mais quente, ela exige água de forma mais constante – podendo ser feita cerca de três vezes na semana.
Adubação
A adubação da flor Jasmim do Cabo pode ser feita sem problemas e, inclusive, é até recomendado que esse processo seja feito para estimular a floração – para isso, use húmus de minhoca ou esterco curtido.
Além disso, é possível utilizar a formulação de NPK 10-10-10. No geral, adubos enriquecidos com potássio e fósforo são ótimos para a planta, principalmente, na etapa de floração.
Esperamos que o artigo sobre a flor Jasmim do Cabo tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a flor de São Miguel!
Li em outra matéria ou artigo que a melhor formulação ou adubo do jasmim é o
NPK 04 – 14 – 08 , que ajuda no desenvolvimento da planta como também na floração
Oi, Marcos, pode ser também!