Orquídea Denphal: cuidados e floração
Há muito tempo não falamos de orquídeas por aqui, não é mesmo? Se você acompanha o blog há um tempo, é bem provável que tenha reparado. Hoje, então, para matar a saudade dessas espécies tão incríveis e radiantes, vamos falar sobre a Orquídea Denphal (se fala “denfal”) – que, inclusive, tem bastante relação indireta com a Orquídea Phalaenopsis, da qual já falamos aqui no blog.
Também chamada de Denphalen ou Dendrobium, essa orquídea ficou muito conhecida por acreditarem que ela é uma fusão genética da Phalaenopsis e da Dendrobium – por isso o nome. No entanto, ao pesquisar mais a fundo, descobrimos que isso é um mito.
No geral, apesar de parecer com a Phalaenopsis, ela é apenas uma dentre as espécies Dendrobium (mesmo assim, seu nome ficou e ela é conhecida dessa forma já há bastante tempo e, aqui no Brasil, ele é popular).
É provável que a Orquídea Denphal tenha sido descoberta há vários anos atrás, por volta do ano de 1967, com origem na região da Nova Guiné, além da região de Queensland na Austrália.
No mais, se você quer entender melhor sobre a Orquídea Denphal, os cuidados necessários e os detalhes para o seu crescimento e floração, é só continuar acompanhando o artigo abaixo até o final e aproveite muito nossas dicas.
Boa leitura!
Taxonomia da Orquídea Denphal
- Domínio: Eukaryota;
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Liliopsida;
- Ordem: Asparagales;
- Família: Orchidaceae;
- Espécie: Dendrobiuns.
Não foi possível encontrar informações sobre outras espécies dentro do gênero da Orquídea Denphal – no caso, a Família Orchidaceae é bem extensa e, por isso, há muitas tipificações que ainda não foram destrinchadas.
Características da Orquídea Denphal
A Orquídea Denphal é muito parecida com a Dendrobium quando pensamos em sua aparência. No entanto, existem diferenças relacionadas às flores que são desenvolvidas apenas em uma haste central – no caso das Dendrobiums, é possível que elas se desenvolvam também em outras hastes e ficam mais dispersas.
Uma característica incrível da Orquídea Denphal, além de sua grande adaptabilidade e possibilidade de ser usada como decoração em diversos ambientes – e, claro, além de sua beleza estonteante, é a sua floração.
No caso, é uma planta com uma capacidade incrível de florescimento e, com isso, é capaz de que tenha flores por 3 meses quando for bem cultivada.
Em relação a essas flores duradouras, é possível ressaltar que elas podem ter entre 3 e 10 centímetros, a depender do desenvolvimento individual de cada uma. Além disso, assim como outras espécies de orquídeas, é possível encontrar a Orquídea Denphal em diversas cores, como, por exemplo: branco, vinho, roxo, creme, amarelo, entre outras.
Floração da Orquídea Denphal
Como mencionado no título deste artigo, a floração da Orquídea Denphal é uma questão interessante e que é importante abordar com mais detalhes. No caso, como já mencionado, suas flores podem durar 3 meses – sendo que o comum para espécies irmãs é uma duração de 40 dias.
Além disso, também é necessário que ela tenha contato com temperaturas ligeiramente mais frias do que durante o dia, já que isso ajuda no seu desenvolvimento e em sua floração. Além disso, é muito necessário que o cultivo correto e o cuidado em relação às pragas sejam feitos para que ela consiga atingir seu ápice.
Como cultivar a Orquídea Denphal?
Fonte: Orquideas Blog
É possível encontrar as mudas da Orquídea Denphal em qualquer loja de paisagismo, floriculturas e, inclusive, até supermercados, sabia? Por ser uma espécie muito adaptável, popular e com possibilidade de ser usada dentro das casas, é facilmente encontrada em diversos locais.
A forma de cultivo vai seguir um padrão parecido sendo uma Orquídea Denphal mini ou não. No caso, você deve ter um vaso ligeiramente maior do que a planta, incluir um substrato fofo e soltinho, colocá-la em um local com ventilação leve e adubar conforme as recomendações gerais relacionadas à orquídeas.
Além disso, em relação a preços, é possível destacar que a muda de 20 centímetros da Orquídea Denphal pode ser encontrada a partir de R$ 30.
Orquídea Denphal: como cuidar?
Fonte: Guia das Orquídeas
Chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos com a Orquídea Denphal. Apesar de ser uma espécie que não tem muitos segredos nesse processo, é importante atentar-se à quantidade de sol direcionada a ela e ao processo de rega, dois pontos super importantes para o sucesso do plantio.
Acompanhe abaixo com mais detalhes!
Clima
Como mencionado, a Orquídea Denphal é uma espécie originada na região da Nova Guiné e, por isso, seu clima preferido é o tropical e subtropical também.
Dessa forma, ela prefere uma boa quantidade de luz todos os dias e de forma difusa, principalmente. Ao mesmo tempo, também é uma planta que pode se adaptar a locais com sombra, desde que receba sol em determinados momentos do dia.
Solo
O substrato ideal para a Orquídea Denphal é aquele padrão que sempre falamos por aqui, ou seja: fértil, enriquecido com bastante matéria orgânica e drenável também. Se quiser, é oportuno misturar cascalho no substrato para mantê-lo bem arejado também.
Poda
A poda da Orquídea Denphal é um processo voltado para a renovação da planta. No caso, o momento ideal é após a floração, assim que as flores caem – e desde que os ramos estejam mais secos. Cuidado para não cortar algum broto nesse processo.
Regas
As regas da Orquídea Denphal devem ser feitas 2 vezes na semana quando a estação for mais quente. No caso, incluir musgo no topo do vaso (em épocas mais secas e rias) pode ajudar a reter umidade e, dessa forma, as regas ficam mais espaçadas.
Adubação
A Orquídea Denphal apresenta um crescimento e florescimento mais acelerado que as demais e, por isso, a adubação é um processo importante, principalmente, no período inicial do cultivo.
Para esse processo, utilize adubos químicos e orgânicos que sejam específicos para orquídeas.
Esperamos que o artigo sobre a Orquídea Denphal tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Orquídea Sapatinho!
Deixe um comentário