Planta Jiboia: tipos e como cuidar!

5
(1)

Se você não conhece a planta Jiboia e, por algum motivo, não tem ideia do que se trata esse nome, saiba que esse conteúdo será de grande ajuda. Essa ajuda está relacionada não só aos cuidados específicos dessa planta mas, aqui, você conhecerá uma das espécies mais incríveis para decoração dentro de casa.

Por ser fácil de cuidar, adaptável a diferentes locais, muito bonita e totalmente sofisticada, essa espécie é muito procurada e pode ser uma das queridinhas quando estamos falando, inclusive, de decoração para quartos.

De forma prática, você pode transformar seu ambiente com uma planta Jiboia, deixando-o muito mais convidativo, aconchegante e com uma decoração impecável.

Além disso, essa espécie apresenta significados relacionados a retirada de más energias dentro do seu lar, o que faz com que também seja uma espécie muito cultivada em halls de entrada e salas, por exemplo.

Com um comprimento que pode chegar a 18 metros, a planta Jiboia é pendente e, com isso, deixá-la no alto será a melhor opção para aproveitar bastante da grandeza e beleza dessa espécie.

Se você quer saber mais sobre os tipos de planta Jiboia existentes, os cuidados necessários e os detalhes para o seu crescimento, já sabe, não é? Continue acompanhando o artigo abaixo até o final e aproveite muito nossas dicas.

Boa leitura!

Taxonomia da planta Jiboia

  • Reino: Plantae;
  • Clado: Angiospérmicas
  • Clado: Monocotiledóneas;
  • Ordem: Alismatales;
  • Família: Araceae;
  • Subfamília: Monsteroideae;
  • Tribo: Monsterae;
  • Gênero: Epipremnum
  • Espécie: Epipremnum Aureum.

Tipos de planta Jiboia

No caso, existem cerca de 15 espécies do mesmo gênero registradas até o momento. Confira abaixo alguns dos tipos de planta Jiboia!

  • Epipremnum amplissimum (Schott) Engl. – Queensland, Nova Guiné, Ilhas Salomão, Arquipélago de Bismarck, Vanuatu;
  • Epipremnum aureum (Linden & André) GSBunting – nativo de Moorea na Polinésia; naturalizado na África;
  • Epipremnum carolinense Volkens – Micronésia;
  • Epipremnum ceramense (Engl. & K.Krause) Alderw. – Maluku;
  • Epipremnum dahlii Engl. – Arquipélago de Bismarck;
  • Epipremnum falcifolium Engl. – Bornéu.

Características da planta Jiboia

A planta Jiboia, cujo nome científico é Epipremnum Aureum e também pode ser conhecida como hera-do-diabo, faz parte de uma espécie de plantas que são encontradas com grande abundância nas florestas tropicais da China, Himalaia, Austrália e alguns outros países mais próximos de clima temperado.

Como mencionado, essa é uma espécie pendente, que também tem características de trepadeira e, dessa forma, consegue escalar os locais com ajuda de suas raízes. É uma planta considerada tóxica em praticamente todas as suas partes, mas isso é válido para algumas tipificações específicas, como a Epipremnum Pinnatum.

A planta Jiboia, também como já citado, pode atingir cerca de 18 metros de altura desde que tenha contato com boas condições climáticas e cuidados relacionados ao sol e suas regas. Quando cultivada em vasos, no entanto, seu tamanho chega a no máximo 15 metros.

Suas folhas têm formato amendoado com pontas mais finas e com uma tonalidade de verde bem vivo. Além disso, também tem uma aparência mais brilhante, como se tivessem uma cera por cima dela. Ao mesmo tempo, também pode apresentar algumas partes de cor amarela em sua folha e, com isso, ela ganha ainda maior destaque.

É uma espécie que, inclusive, também pode ser plantada na água – isso mesmo! No caso, os cuidados de iluminação e rega seguem os mesmos do plantio em vaso com terra, mas a diferença é que ela precisará de bastante pedrinhas no recipiente.

Significado da planta Jiboia

Como mencionado, a planta Jiboia é responsável por proteger os lares de energias negativas. Então, é como se essa espécie fosse como um escudo para aquelas pessoas que entram em sua casa com intenções ruins. Incrível, não?

Como cultivar a planta Jiboia?

É possível encontrar as mudas da planta Jiboia em qualquer loja de paisagismo, floriculturas e, inclusive, até supermercados, sabia?  Por ser uma espécie muito adaptável, popular e com possibilidade de ser usada dentro das casas, é facilmente encontrada em diversos locais.

A forma de cultivo da planta Jiboia vai depender do objetivo diante da espécie. Se a intenção é construir uma decoração para pergolado, no caso, é importante plantar algumas mudas uma do lado da outra, sem grande espaçamento– já que as folhas são numerosas e crescem bem uma perto das outras.

Por outro lado, se você deseja plantá-la na água, será necessário fazer mudas e de uma planta já bem desenvolvida, lavá-la com água e acrescentar uma boa quantidade de pedrinhas no vaso para sua melhor adaptação.

Além disso, em relação a preços, é possível destacar que a muda de 20 centímetros da planta Jiboia pode ser encontrada a partir de R$ 25.

Planta Jiboia: como cuidar?

Chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos com a planta Jiboia. Apesar de ser uma espécie que não tem muitos segredos nesse processo, é importante atentar-se à quantidade de sol direcionada a ela e ao processo de poda, dois pontos super importantes para o sucesso do plantio.

 Acompanhe abaixo com mais detalhes!

Clima

Como mencionado, a planta Jiboia é uma espécie de florestas tropicais e, por isso, seu clima preferido é o tropical e subtropical também.

Dessa forma, ela prefere uma boa quantidade de luz todos os dias e de forma difusa, principalmente. Ao mesmo tempo, também é uma planta que pode se adaptar a locais com sombra e até por isso é uma boa opção para ser cultivada dentro de apartamentos. 

Solo

O substrato ideal para a planta Jiboia é aquele padrão que sempre falamos por aqui, ou seja: fértil, enriquecido com bastante matéria orgânica e drenável também. Se quiser, é oportuno usar adubos orgânicos, como esterco curtido e húmus de minhoca, por exemplo.

Poda

A poda da planta Jiboia é um processo que irá depender do formato no qual ela será plantada. No caso, se for usada em pergolados, é muito provável que esse processo precise acontecer mais raramente.

Por outro lado, se o desejo é de plantá-la em vasos e no alto, o ideal é que as podas aconteçam uma vez a cada 6 meses, por exemplo.

Regas

As regas da planta Jiboia devem ser feitas 3 vezes na semana quando a estação for mais quente. No caso, em estações mais frias, esse processo pode ser feito apenas 1 vez a cada 7 dias.

Adubação

Como mencionado, a adubação da planta Jiboia pode ser feita sem problemas. Nesse caso, é possível utilizar uma formulação de adubo químico ou fertilizantes orgânicos e húmus de minhoca.

Esperamos que o artigo sobre a planta Jiboia tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a suculenta Sedum!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *