Cuidados com a Calibrachoa: 3 dicas!
Seria a Calibrachoa uma espécie de mini petúnia? Apesar de serem muitas parecidas e com habitats semelhantes, não são a mesma planta. A Calibrachoa, planta com nome super diferente, é herbácea, florífera e é originária da América do Sul – sendo assim, pode ser muito bem cultivada em países como o Brasil.
Com ramos densos e que se espalham de forma vigorosa (o que também faz com que a Calibrachoa se torne pendente de certo modo), essa planta é um pequeno arbusto arredondado que não ultrapassa seus 50 centímetros de altura, sendo 30 o mínimo de crescimento.
Assim como as petúnias, as flores da Calibrachoa tem um formato de trompete ou sino, mas a diferença é que são bem menores. Essas flores também podem ser encontradas dobradas em alguns casos. Além disso, tem uma variedade incrível de cores, além de combinações diferentes: você pode encontrá-las com cor estriada, salpicada, entre outras,
As flores da Calibrachoa são ótimas pedidas para beija-flores e abelhas, o que garante ainda mais beleza para jardins que contam com essa espécie. Para deixar um aspecto ainda mais bonito, inclusive, experimente plantar várias Calibrachoas uma ao lado da outra.
E então? Já se interessou pela Calibrachoa e quer saber mais detalhes sobre seu plantio e cuidados? Se sim, é só continuar acompanhando o artigo abaixo!
Boa leitura e aproveite as nossas dicas.
Taxonomia da Calibrachoa
- Reino: Plantae;
- Clado: Angiospérmicas;
- Clado: Eudicotiledóneas;
- Clado: Asterídeas;
- Ordem: Solanales;
- Família: Solanaceae;
- Gênero: Calibrachoa;
- Espécie: Diversas – mencionadas abaixo.
Tipos de Calibrachoa
Nesse conteúdo, estamos falando sobre o gênero em geral. No entanto, existem diversas espécies de Calibrachoa já registradas. Algumas delas são:
- Calibrachoa caesia;
- Calibrachoa calycina;
- Calibrachoa dusenii;
- Calibrachoa eglandulata;
- Calibrachoa elegans;
- Calibrachoa ericaefolia;
- Calibrachoa excellens;
- Calibrachoa hassleriana;
- Calibrachoa heterophylla
- Etc.
Características da Calibrachoa
Com sua popularização ainda mais frequente, a Calibrachoa pode ser considerada um gênero de plantas em ascensão. Suas espécies ainda estão sendo descobertas aos poucos e sua facilidade no cultivo colabora bastante para seu uso mais frequentes em jardins.
Além disso, existe grande versatilidade nessa planta, o que também atrai os olhares das pessoas que querem uma planta adaptável. Sendo um arbusto pequeno, ela pode ser ótima opção para maciços, coroamento de muros, taludes, bordaduras e também para locais que precisam de plantas pendentes, como pergolados.
O crescimento da Calibrachoa é bastante rápido e sua manutenção está bem relacionada ao controle de tamanho (podas feitas, preferencialmente, no fim do verão), além da necessidade do uso da técnica de “beliscamento” – que consiste em cortar as pontas da planta para dar um ar de mais arredondada, além de dar um formato mais cheio.
A Calibrachoa, quando bem cuidado, pode crescer bastante e florescer em diversas estações seguidas, desde a primavera até o outono, por exemplo. Para isso, no entanto, é necessário um solo fértil e bem enriquecido com compostos orgânicos.
Com capacidade de sobreviver bem em sol-pleno ou até mesmo em meia sombra, é também uma espécie utilizada em vasos dentro de casa. No entanto, lembre-se de oferecer a Calibrachoa algumas horas de luz indireta por dia, o que é muito importante para seu desenvolvimento.
As qualidades da Calibrachoa não param! Mas, por fim, é importante ressaltar que essa espécie também pode tolerar alguns períodos curtos de estiagem e, inclusive, de geadas!
Como cultivar a Calibrachoa?
Por ser uma planta com enorme valor ornamental, é uma planta facilmente encontrada em floriculturas ou casas de paisagismo e até em supermercados maiores.
No geral, a propagação dessa espécie pode ser feita através de estaquia de ponteiros e sementes (que, normalmente, são colocadas para enraizar no outono, permanecendo em estufas durante o inverno e com plantio e florescimento na primavera).
A melhor forma de cultivar a Calibrachoa, inclusive, é de forma anual ou bienal – porque, embora seja uma planta considerada perene, ela perde sua beleza e vigor com o tempo, o que faz com que seu replantio precise ser feito.
Em relação a preços, é possível encontrá-la em mudas ou sementes – se for para cunho decorativo, também é possível encontrá-las direto nos vasos prontas para decoração. Uma muda, no entanto, pode ser encontrada a partir de R$ 15, a depender do tamanho e idade da planta também.
Como cuidar da Calibrachoa?
Agora que já falamos sobre as características principais da flor Calibrachoa, vamos falar um pouco sobre pontos importantes para mantê-la sempre bonita e desenvolvida. Vamos lá? Acompanhe abaixo!
Clima
É uma espécie que responde bem a alguns tipos de clima, sendo eles: tropical e temperado. Apesar disso, o ideal é mantê-la em um ambiente mais quente, seco e com boa incidência de sol – de forma direta ou indireta. Climas mais amenos, no caso, são seus preferidos.
Com muita frequência, geadas, chuvas e pouco sol farão com que a Calibrachoa não se desenvolva apesar de ser uma flor resistente.
Rega – dica 1!
As regas da Calibrachoa podem ser espaçadas porém regulares, ao menos, 2 vez na semana. É uma planta que gosta de solo úmido mas não encharcado.
No caso das Calibrachoa plantadas dentro de casa, no entanto, é interessante que a umidade seja mais frequente, já que o substrato de vasos costumam secar de forma mais rápida que o substrato de jardins – por isso, observe o substrato.
Solo – dica 2!
O substrato ideal para a flor Calibrachoa é um mais úmido, drenável e enriquecido com bastante matéria orgânica. Para plantar em vasos, você pode misturar terra vegetal, terra comum e composto orgânico divididos em ¼ e 2/4, respectivamente.
Poda – dica 3!
A poda da Calibrachoa está relacionada ao seu controle de tamanho apenas. Dessa forma, você pode realizar esse processo a cada 6 meses, a depender da evolução e desenvolvimento da planta. Lembre-se de fazê-las ao final do verão, inclusive.
Além disso, certifique-se de sempre manter a manutenção da planta e tirar as folhas mais secas ou queimadas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável.
Adubação
A fertilização da Calibrachoa é muito bem-vinda. Se preferir, você pode fazer uso esporádico de adubos voltados para o desenvolvimento de flores perenes ou o famoso NPK 10-10-10.
Esperamos que o artigo sobre a flor Calibrachoa tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a botão de ouro!
Deixe um comentário