Dendrobium Nobile (Olho-de-boneca): cuidados e mais!
Mais um artigo sobre Orquídeas e a escolhida dessa vez é outra espécie para lá de elegante e bonita!
No conteúdo de hoje, o nosso foco será a chamada Dendrobium Nobile, que também é conhecida como Orquídea Olho-de-Boneca e, de forma científica, como “D.Nobile”.
A forma de chamá-la como “Olho-de-Boneca” está relacionada, diretamente, ao desenho arredondado de outra coloração que apresenta em suas pétalas (que lembra, de certa forma, um olho) – o que chama bastante atenção e é como um diferencial dessa espécie.
Se você gosta de orquídeas, é muito provável que já conheça a Dendrobium Nobile, até porque, essa é uma das espécies mais populares entre diversas localidades do mundo devido a sua facilidade em cultivo e grande beleza no momento da floração.
Se você quer entender melhor sobre a Dendrobium Nobile (ou Orquídea Olho-de-Boneca), os cuidados necessários e os detalhes para o seu crescimento e floração, é só continuar acompanhando o artigo abaixo até o final.
Boa leitura!
Taxonomia da Dendrobium Nobile
- Domínio: Eukaryota;
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Ordem: Asparagales;
- Família: Orchidaceae
- Subfamília: Epidendroideae;
- Tribo: Dendrobieae;
- Subtribo: Dendroniinae;
- Gênero: Dendrobium;
- Espécie: Dendrobium Nobile.
Essa planta faz parte do gênero Dendrobium que, hoje, conta com cerca de 1.500 espécies ao todo – sendo considerado um dos maiores gêneros de orquídeas conhecidos atualmente.
Além disso, é um gênero de muita importância, principalmente, em países orientais – já que cerca de 50 delas são ervas fundamentais presentes na medicina chinesa, por exemplo.
Características da Dendrobium Nobile
Fonte: Orquidário Seidel
A Dendrobium Nobile (ou Orquídea Olho-de-Boneca) é uma das espécies mais comuns de orquídeas. Com grande valor ornamental, ela apresenta diversos fenótipos e uma ampla diversidade de coloração, o que chama ainda mais atenção dos apaixonados por essa espécie.
No caso, é possível encontrar a Dendrobium Nobile em tons de rosa claro até violeta escuro. Além disso, também há espécies híbridas em que a presença de cores é ainda mais diversificada.
Origem da Dendrobium Nobile
Apesar de ser uma espécie que, atualmente, é amplamente difundida e encontrada no mundo todo, a origem da Dendrobium Nobile (ou Orquídea Olho-de-Boneca) compreende o sul da China, Himalaias, Tibete, parte da índia, Nepal e Butão.
Além disso, também já foram encontradas variações dessa espécie no Vietnã e em algumas ilhas do Havaí, por exemplo.
Sua descoberta aconteceu por volta dos anos de 1830, quando foi realmente catalogada e descrita por John Lindley, botânico inglês.
Em relação ao seu habitat, é muito comum encontrar a Dendrobium Nobile (ou Orquídea Olho-de-Boneca) em terrenos com altitudes maiores, com cerca de 1.400 metros acima do nível do mar.
Pela sua facilidade em se adaptar a diferentes locais, inclusive, também pode estar presente em planícies litorâneas e em encostas de montanhas.
Certo, mas por que “Orquídea Olho-de-Boneca”?
Como mencionado no começo do conteúdo, o nome é bastante sugestivo. No caso, ele provém dos detalhes nas pétalas da flor, que são arredondados e, normalmente, de coloração mais escura – o que faz com que se assemelham aos olhos de uma boneca.
Em relação ao seu nome científico, é interessante dizer que “nobile” é derivado do latim e corresponde a palavra “nobre”.
Floração da Dendrobium Nobile
Se você leu em outro momento sobre a Dendrobium Nobile (ou Orquídea Olho-de-Boneca), provavelmente reparou que diversas fontes comentam sobre a beleza dessa flor no momento da floração.
As flores, que medem por volta de 2 centímetros, são muito lindas, podem durar bastante e, além de tudo, atraem borboletas.
Como cultivar a Dendrobium Nobile?
É possível encontrar as mudas de Dendrobium Nobile em lojas de paisagismo e floriculturas sem grandes problemas. No caso, são tão amplamente conhecidas como a Denphal, por exemplo.
Por ser uma espécie muito adaptável, forte e com possibilidade de ser usada dentro das casas, sua popularidade apenas aumenta ano após ano.
O cultivo de Dendrobium Nobile é facilitado devido a sua extrema força. Ela pode sobreviver a bruscas variações de temperatura, desde calor mais forte ao frio mais extremo (cerca de 1ºC, por exemplo).
Apesar disso, é uma planta que precisa de sombra parcial para se desenvolver bem – principalmente durante o final da primavera e começo de outono. Isso colabora bastante com seu crescimento e desenvolvimento em geral.
As mudas de Dendrobium são feitas, normalmente, através de estacas. Os ramos podem ser retirados quando já adultos e cortados em duas partes, sempre mantendo as folhas acima do corte.
Além disso, em relação a preços, é possível destacar que a muda de 20 centímetros da Dendrobium Nobile (ou Orquídea Olho-de-Boneca) pode ser encontrada a partir de R$ 40.
Dendrobium Nobile: como cuidar?
Fonte: Platnei
Chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos com a Dendrobium Nobile.
Apesar de ser uma espécie que não tem muitos segredos nesse processo, é importante atentar-se à quantidade de sol direcionada a ela e ao processo de rega, dois pontos super importantes para o sucesso do plantio.
Acompanhe abaixo com mais detalhes!
Clima
A Dendrobium Nobile (ou Orquídea Olho-de-Boneca) prefere locais com temperatura estável e com boa umidade. No caso, gosta de luz e também aprecia uma boa ventilação.
Além disso, é uma espécie que é melhor cultivada com meia sombra de forma parcial. No caso, 2 horas de sol na parte da manhã ou tarde já são suficientes para o seu desenvolvimento.
Se você for cultivá-la em apartamentos, por exemplo, opte por deixá-la perto de janelas onde bata sol por uma parte do tempo.
Solo
O substrato ideal para a Dendrobium Nobile deve ser fértil, enriquecido com bastante matéria orgânica e drenável também.
Se quiser, é oportuno misturar cascalho no substrato, carvão vegetal ou fibras de coco para mantê-lo bem arejado também.
Poda
A poda da Dendrobium Nobile é um processo voltado para a renovação da planta.
No caso, o momento ideal é após a floração, assim que as flores caem – e desde que os ramos estejam mais secos. Cuidado para não cortar algum broto nesse processo.
Regas
As regas da Dendrobium Nobile são consideradas moderadas e, por isso, devem ser feitas 2 vezes na semana quando a estação for mais quente – mas sempre verifique se o solo está seco antes de fazer o processo.
Além disso, tenha sempre bastante cuidado para não encharcar o substrato!
Adubação
A adubação da Dendrobium Nobile (ou Orquídea Olho-de-Boneca) não é obrigatória, mas você pode fazer esse processo até 3 vezes no ano.
Normalmente, para isso, são usados adubos voltados para orquídeas, NPK 10-10-10, torta de mamona, farinha de ossos ou o NPK 4-14-8.
Caso for fazer o processo de adubação, apenas lembre-se de regar a Dendrobium Nobile (ou Orquídea Olho-de-Boneca) 1 dia antes.
Esperamos que o artigo sobre a Dendrobium Nobile tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Orquídea Pipoca!
Deixe um comentário