Caesalpinia Pulcherrima: o Flamboyant-Mirim
A Caesalpinia Pulcherrima é uma árvore de muitos nomes. Provavelmente você deve conhecê-la por Flor-de-pavão, Barba-de-barata, Flamboyanzinho ou Flamboyant-Mirim.
E, por falar em nomes, uma curiosidade: a Caesalpinia Pulcherrima foi assim nomeada cientificamente em homenagem ao botânico Andrea Caesalpinia (1519-1603), enquanto que o termo Pulcherrima é de origem latina, definido como o superlativo feminino singular no caso nominativo do adjetivo “pulcher”, significando, portanto, “belíssima”.
De toda forma, as características e cuidados com essa árvore são muito procurados já que suas flores são de grande beleza e seu porte não é tão grande quanto o de uma flamboyant original. No post de hoje, saiba tudo sobre a Caesalpinia Pulcherrima!
Taxonomia da Caesalpinia Pulcherrima
Considerada por alguns como um arbusto lenhoso, a árvore de pequeno porte Caesalpinia Pulcherrima faz parte da família das leguminosas, ou Fabaceae. Confira a seguir sua classificação científica completa:
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Magnoliopsida;
- Ordem: Fabales;
- Família: Fabaceae;
- Gênero: Caesalpinia;
- Espécie: C. pulcherrima.
Características da Caesalpinia Pulcherrima
A Caesalpinia Pulcherrima, ou Flamboyant-Mirim, é uma árvore de pequeno porte nativa da América Central. Suas folhas são compostas por pequenos folíolos permanentes. Os folíolos são estruturas menores que compõem a estrutura macro da folha. Ou seja, cada “ramo” da folha do Flamboyant-Mirim é composto por mini-folhinhas.
A árvore possui ainda uma copa de formato arredondado e pode alcançar até 4 metros de altura. Além disso, ela se adapta bem aos climas equatoriais, subtropicais e tropicais, isto significa que se dá bem com climas quentes.
Como identificar o Flamboyant-Mirim?
Ao contrário do Flamboyant original (Delonix regia, de origem africana), o Flamboyant-Mirim é de menor porte e, por ter raiz pivotante, não tende a criar problemas às estruturas de solo ao redor de onde se encontra.
Como é a raiz do Flamboyant-Mirim?
A raiz do Flamboyant-Mirim, ou Caesalpinia Pulcherrima, é do tipo pivotante. Ou seja, é um tipo de raiz caracterizada por apresentar uma raiz principal de onde saem pequenas raízes também ramificadas que se esparramam cada vez mais fundo no solo.
Como é a flor da Caesalpinia Pulcherrima?
As flores da Caesalpinia Pulcherrima se apresentam em tonalidades quentes envolvendo vermelho, laranja e amarelo. Sua estrutura se dispõe em cachos paniculares, ou seja, as flores se encontram junto a um aule como eixo.
A época de floração do Flamboyant-Mirim é entre setembro e abril. A partir da flor, seu fruto lembra uma vagem e sua frutificação se dá entre os meses de maio e junho.
Para que serve a Caesalpinia Pulcherrima?
Alguns povos usam a Caesalpinia Pulcherrima como medicinal, uma vez que a planta possui propriedades anti inflamatórias, emenagonas (induzem a menstruação, tendo portanto ação abortiva) e purgantes.
Porém, a seiva dessa árvore é tóxica, assim como suas sementes, caule e até as próprias folhas e, por isso, não é indicado o consumo de nenhuma parte dessa árvore, a não ser que haja real conhecimento de sua aplicação, uma vez que sua ingestão pode causar diarreia, vômito e até mesmo problemas respiratórios.
Para além disso, o Flamboyan-Mirim é essencialmente usado como ornamento, seja como cerca-viva ou na composição arbórea de parques e jardins. Nas ruas, é uma árvore usada para arborizar calçadas, dado que suas raízes pivotantes dificilmente possam causar algum problema para o calçamento.
Como cuidar do Flamboyant Mirim (Caesalpinia Pulcherrima)?
A Caesalpinia Pulcherrima vem como uma alternativa para você que ama o Flamboyant original, mas que não tem espaço para seu cultivo dado seu porte extremamente grande.
Embora seja uma árvore que pode alcançar 4 metros de altura, o Flamboyant-Mirim é muito usado como cerca-viva e pode ocupar quintais sem fazer estragos no chão devido a suas raízes. Veja a seguir os cuidados que você deve ter com o Flamboyant-Mirim em detalhes.
Luminosidade
O cultivo do Flamboyant-Mirim (Caesalpinia Pulcherrima) deve ser feito sob sol pleno ou meia sombra, uma vez que, como já comentamos, é uma árvore natural de climas quentes.
Adubação e rega
O solo para plantio da Caesalpinia Pulcherrima deve ser fértil, enriquecido com matéria orgânica e bem drenado de forma que se mantenha constantemente úmido. Assim, sua rega deve ser feita com frequência. Para além disso, a adubação anual é indicada para a constância e intensidade da floração.
Como plantar o Flamboyant Mirim (Caesalpinia Pulcherrima)?
O Flamboyant-Mirim, ou Caesalpinia Pulcherrima, pode ser plantado em chão livre, como calçadas, ou mesmo em grandes vasos, neste caso exigindo poda constante.
Quanto tempo leva para o Flamboyant-Mirim crescer?
O Flamboyant-Mirim é de rápido crescimento.
Como propagar a Caesalpinia Pulcherrima?
A propagação da Caesalpinia Pulcherrima é feita por sementes ou por mudas. Para plantio por sementes, basta plantá-las em solo peneirado e úmido. É preciso que a região plantada seja protegida do sol até que as mudinhas cheguem a 20cm de altura. A partir disso elas podem ser remanejadas para o local definitivo.
Após saber tudo sobre essa árvore alternativa ao Flamboyant, o que acha de ler mais sobre uma possibilidade de jardim vertical com suculentas para deixar seu quintal ainda mais bonito? Não deixe também de comentar aqui embaixo sobre o que achou da Caesalpinia Pulcherrima e trazer possíveis dúvidas!
Deixe um comentário