Jardim vertical de suculentas em 4 passos e gastando pouco!

5
(1)

Os amantes de suculentas de plantão provavelmente vão adorar a temática do artigo de hoje! O jardim vertical de suculentas, ainda no período da pandemia e quarentena, foi uma das aventuras de jardinagem mais feitas pelas pessoas.

Isso porque, além de ser lindo e muito bem aplicado tanto em casas quanto em apartamentos, um jardim como esse pode ser fácil de fazer, desde que você saiba os processos e etapas necessárias.

Além de tudo, por se tratar de uma construção vertical para suculentas, também não é necessário ser muito grande ou ocupar muito espaço de sua casa – o que também facilita todo o processo de confecção.

Num jardim vertical de suculentas, é possível utilizar as espécies que você já tem, organizando-as de forma convidativa e trabalhando com as tonalidades e formatos de cada uma. 

É uma ótima atividade, inclusive, para idosos e pessoas ansiosas, já que é uma construção fácil e que pode proporcionar bem-estar. Afinal, estamos falando de construir algo com suas próprias mãos e ainda unindo isso a plantas e natureza. 😉

Se você se interessa por esse tipo de tema e quer saber mais sobre como montar seu jardim vertical de suculentas em poucos passos e gastando o mínimo, é só continuar acompanhando o artigo abaixo.

Boa leitura e aproveite as dicas!

Por que montar o seu jardim vertical de suculentas?

Como já mencionado, um jardim vertical de suculentas é uma super opção para as pessoas que têm pouco espaço em casa e, ainda sim, desejam um cantinho verde. Além disso, também é uma ótima dica para pessoas apaixonadas por décor envolvendo plantas e natureza – o chamado Urban Jungle.

Pessoas adeptas ao Urban Jungle, por exemplo, são as que com certeza não perdem tempo e montam esse espaço dentro de suas casas em poucos dias. Esse estilo de decoração consiste em incluir plantas e elementos ligados à natureza no interior dos ambientes e também na parte de fora.

Quem gosta desse estilo de decor, inclusive, sabe também que os cuidados com as plantas devem ser frequentes, havendo sempre espaço na agenda do dia a dia para as atenções com cada uma delas.

Esse, inclusive, é um ponto muito importante: não adianta investir tempo na construção de um jardim vertical de suculentas, por exemplo, se você não tem tempo algum para cuidar das espécies – ainda que suculentas demandam bem menos atenção que outras espécies.

Pontos de atenção antes de criar o seu jardim

Para saber se você deve ou não montar o seu jardim vertical de suculentas, então, reflita sobre os seguintes pontos:

  • Tenho tempo para cuidar das espécies e dar a elas a devida atenção mesmo na rotina corrida?
  • Moro em um local adequado para as espécies que irei cultivar no meu jardim vertical?
  • Venta ou chove muito no lugar que irei construir o jardim vertical?
  • Tenho animais, principalmente gatos, que poderão escalar o jardim?

Nenhuma das respostas às perguntas acima devem ser inibidoras da construção do seu jardim vertical de suculentas, são apenas pontos importantes para refletir. 😉

Benefícios de um jardim vertical de suculentas!

E, claro, os benefícios de um jardim vertical de suculentas são enormes e você pode ponderar isso frente às questões indicadas acima. Acompanhe abaixo!

  • Ocupa menos espaço que jardins horizontais;
  • Não é necessário muito investimento financeiro para montá-lo;
  • Também pode ser adaptado ao seu apartamento;
  • Cria um espaço verde incrível para fundos de fotografias;
  • Traz consigo a beleza e a tranquilidade de estar mais perto da natureza.

Jardim vertical de suculentas? 4 passos + dicas!

Certo! Agora que você já sabe os pontos de atenção e os principais benefícios de ter um jardim vertical de suculentas aí na sua casa ou apartamento, é o momento de acompanhar o passo a passo para criar o seu – e o melhor, gastando pouco!

Vamos lá?

Passo 1: lista de materiais

Antes de começar a montar o seu jardim vertical de suculentas, é importante dar um check nos materiais necessários e averiguar qual deles você precisará comprar.

Acompanhe:

  • Ripas de madeira, molduras de quadros, pequenas caixas de frutas de madeira ou qualquer suporte que tiver em casa (de preferência, em madeira de maior qualidade);
  • Tela metálica na mesma dimensão dos suportes escolhidos;
  • As mudas e vasinhos de suculentas que estarão no jardim;
  • Ganchos para a parede;
  • Martelo, pregos, parafusos, parafusadeira, grampos ou grampeador;
  • Substrato para suculentas.

Passo 2: a estrutura

A estrutura irá depender do que você colocará como suporte para seu jardim vertical.

Com isso, é necessário refletir sobre quantos nichos para as plantas você vai precisar, qual será a altura, largura e se você deixará as suculentas em pé ou deitadas.

Existem vários tipos de jardim vertical de suculentas e você pode escolher através de fotos antes de montar o seu. Acompanhe alguns exemplos:

Exemplo 1

Fonte: Pinterest

Exemplo 2

Exemplo 3

Exemplo 4

Exemplo 5


Fonte: Pinterest

Passo 3: a fixação

Se você optar por fazer o seu jardim vertical de suculentas em pequenas caixas de frutas, por exemplo, precisará fixá-las uma a uma na parede – ou você pode optar por colocá-las primeiro em uma placa de sustentação e tela metálica (como indicado na lista de materiais) e, depois, colocar toda a placa na parede de uma vez.

Para esse processo, utilize os ganchos, martelo, pregos e parafusos – além dos grampos e do grampeador, a depender da necessidade da sua estrutura.

Passo 4: cada suculenta em seu devido lugar

Depois que a estrutura  do seu jardim vertical de suculentas já está fixa na parede onde ficará, é o momento de colocar as espécies de suculentas cada qual em seu lugar.

Lembre-se, nesse momento, que você pode deixá-las em seus respectivos vasinhos e apenas ir colocando uma a uma nos nichos.

Depois, é possível colocar o substrato para suculentas (como indicado na lista de materiais) cobrindo todos eles – para parecer que estão plantadas juntas. Ou você pode mantê-las nos vasinhos aparentes, o que também fica lindo.

Em relação às espécies mais indicadas para esse tipo de construção, opte pelas seguintes:

Todas são resistentes e poderão ficar lindas em conjunto.

Feito todo esse processo, você verá que o seu jardim vertical de suculentas, provavelmente, será uma das construções mais bonitas montadas por você mesmo. Valerá a pena todo o esforço!

Esperamos que o artigo sobre jardim vertical de suculentas tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre como podar suculentas!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *