Orquídea Chuva de Ouro: saiba mais!
Mais um conteúdo sobre orquídeas no nosso blog! No conteúdo de hoje, o nosso foco será na chamada Orquídea Chuva de Ouro, também chamada de “dama dançante”. É uma espécie encontrada no Brasil, Argentina (mais especificamente na região norte) e no Paraguai também.
Essa planta apresenta um nome bastante sugestivo e provém, justamente, da coloração mais encontrada das flores dessa espécie. Normalmente, as pequenas e delicadas flores são encontradas na cor amarela, mas também se apresentam em branco, rosa, marrom, entre outros tons.
Se você gosta de orquídeas, saiba que a Chuva de Ouro precisa de alguns cuidados e recomendações específicas, mas nada que vá além das especificidades comuns das Oncidiuns (gênero dessa espécie).
No caso, é uma espécie que gosta bastante de umidade e se dá melhor com o cultivo em meia sombra. Além disso, o substrato ideal para a Orquídea de Chuva de Ouro é uma mistura de casca de pinus moída, musgo e carvão – mas falaremos melhor sobre isso mais a frente.
No mais, se você quer entender melhor sobre a Orquídea Chuva de Ouro, os cuidados necessários e os detalhes para o seu crescimento e floração, é só continuar acompanhando o artigo abaixo até o final.
Boa leitura!
Taxonomia da Orquídea Chuva de Ouro
- Domínio: Eukaryota;
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Liliopsida;
- Ordem: Asparagales;
- Família: Orchidaceae;
- Gênero: Oncidium;
- Espécie: Oncidium Varicosum.
O gênero Oncidium é amplamente distribuído na América do Sul e a sua principal característica é a presença de seu calo, situado na base do labelo da flor. Além disso, é comum que as flores desse gênero tenham pétalas menores que as demais orquídeas.
Atualmente, é um gênero que possui várias espécies não confirmadas dentro dele. De qualquer forma, é possível afirmar que há mais de 10 outras Oncidiuns espalhadas pelo nosso continente. Algumas delas são:
- Oncidium amazonicum;
- Oncidium baueri;
- Oncidium boothianum;
- Oncidium fuscatum;
- Oncidium heteranthum;
- Oncidium huebneri;
- Oncidium nigratum;
- Oncidium baueri;
- Oncidium boothianum;
- Oncidium heteranthum;
- Oncidium nigratum;
- Etc.
Características da Orquídea Chuva de Ouro
Fonte: Flores e Folhagens
A Orquídea Chuva de Ouro, como já comentado, é diferente das demais em diversos aspectos. No entanto, também conseguem convergir em diversos pontos, inclusive, em relação aos cuidados.
Além dos pontos ao substrato (já comentado no início do artigo), a rega da Orquídea Chuva de Ouro precisa ser mais frequente – devido ao seu gosto pela umidade. Mesmo com a irrigação em dia, também é interessante borrifar água nas folhas quando a temperatura estiver mais alta e o clima estiver mais seco.
Outra característica dessa espécie é sua adaptação ao plantio em vasos, porém, se você desejar cultivá-la em tronco de árvores, também é possível. Para isso, é importante fixá-la com barbante – mas saiba que essa amarração é momentânea e, em breve, será importante retirá-la.
Inclusive, também é considerada uma orquídea resistente ao frio e, por não ser tão exigente em relação a necessidade de luz solar, é ótima para ser cultivada dentro das casas e apartamentos.
Tamanho e quanto tempo dura a Chuva de Ouro?
A Orquídea Chuva de Ouro também é uma espécie perene, pode atingir cerca de 40 centímetros e suas hastes chegam a 90. Além disso, quando cuidada da melhor forma, pode chegar a viver por dois anos.
E quanto tempo duram suas flores?
Em relação ao tempo de duração de suas flores, é comum que permaneçam vivas por 20 dias. Nesse momento, pode ser bem aproveitada como parte da decoração, deixando o ambiente muito mais agradável e convidativo.
Como cultivar a Orquídea Chuva de Ouro?
Fonte: Portal Vida Livre
É possível encontrar as mudas da Orquídea Chuva de Ouro em lojas de paisagismo e floriculturas. Por ser uma espécie muito adaptável (apesar de suas especificidades) e possível de ser usada dentro das casas, sua popularidade só vem aumentando.
O cultivo da Orquídea Chuva de Ouro, como mencionado, pode acontecer em vasos. No caso, ela consegue se adaptar bem a materiais como plástico, cerâmica e barro, desde que tenham furos.
A camada de drenagem, inclusive, é bastante importante para o plantio dessa espécie – justamente por gostar de umidade. Nesse sentido, é importante que a água não acumule nas raízes, já que isso gera apodrecimento das mesmas.
As mudas da Orquídea Chuva de Ouro são feitas, normalmente, através de estacas. Os ramos podem ser retirados quando já adultos e cortados em duas partes, sempre mantendo as folhas acima do corte.
Além disso, em relação a preços, é possível destacar que a muda de 20 centímetros da Orquídea Chuva de Ouro pode ser encontrada a partir de R$ 40.
Como cuidar da Orquídea Chuva de Ouro?
Fonte: Portal Vida Livre
Certo! Chegamos no momento de falarmos mais especificamente sobre os cuidados e processos importantes para o cultivo da Orquídea Chuva de Ouro.
Como mencionado no começo do artigo, é importante atentar-se à quantidade de sol direcionada a ela e ao processo de rega, dois pontos super importantes para o sucesso do plantio.
Acompanhe abaixo com mais detalhes outros cuidados!
Clima
A Orquídea Chuva de Ouro prefere locais com temperatura estável e com boa umidade. Porém, também é uma espécie resistente ao frio e, por isso, pode suportar temperaturas que variam entre 13ºC e 29ºC.
Além disso, é melhor cultivada em meia sombra. No caso, 2 horas de sol na parte da manhã ou tarde já são suficientes para o seu desenvolvimento.
Solo
O substrato ideal para a Orquídea Chuva de Ouro precisa ser fértil, enriquecido com bastante matéria orgânica e drenável também.
Como mencionado no começo do artigo, inclusive, é oportuno misturar casca de pinus moída, musgo e carvão para fazer o substrato dessa espécie.
Poda
A poda da Orquídea Chuva de Ouro só é necessária com o objetivo de renovação da planta.
No caso, o momento ideal é após a floração, assim que as flores caem – e desde que os ramos estejam mais secos. Cuidado para não cortar algum broto nesse processo.
Rega
As regas da Orquídea Chuva de Ouro são consideradas moderadas e, por isso, devem ser feitas 2 vezes na semana quando a estação for mais quente – mas verifique sempre se o solo está seco antes de fazer o processo.
Para isso, você pode usar a técnica do “dedometro”, ou seja, tocar o solo para verificar se ele não está úmido – podendo ser com seus dedos ou com algum palito.
Adubação
A adubação da Orquídea Chuva de Ouro não é obrigatória, mas você pode fazer esse processo até 3 vezes no ano. Normalmente, para isso, é possível usar adubos voltados para orquídeas ou o NPK 10-10-10.
Esperamos que o artigo sobre a Orquídea Chuva de Ouro tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Orquídea Catasetum!
Deixe um comentário