Flor-morcego: como cuidar?
Também conhecida como planta-morcego, orquídea-morcego, flor-negra ou bigodes-de-gato, a flor-morcego é uma planta com estrutura e cores peculiares. Devido às suas flores exóticas, essa planta é considerada rara e muito procurada por colecionadores.
Uma planta tropical, a flor-morcego floresce nas estações de calor (primavera e verão). Seu nome se dá principalmente por suas inflorescências lembrarem a aparência de pequenos morcegos. Assim, sua estrutura é composta por duas brácteas marrom escuras e também longos cabos semelhantes a bigodes.
Neste texto saiba mais sobre como ter em sua casa e como cuidar dessa planta rara e linda!
Taxonomia da flor-morcego
Embora tenha como um de seus nomes a denominação “orquídea-morcego”, a flor-morcego não é parente das orquídeas, uma vez que pertence à família Dioscoreaceae. E você pode nem imaginar, mas essa família é a mesma a qual pertence o inhame.
Veja a seguir a taxonomia completa dessa planta:
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Liliopsida;
- Ordem: Liliales;
- Família: Taccaceae;
- Gênero: Entalhe;
- Espécie: T. Chantrieri.
Características da flor-morcego
Uma planta oriental, a flor-morcego tem origem no leste asiático e pode ser facilmente encontrada em países como Camboja, Malásia e Tailândia.
Suas inflorescências, como já comentamos, são semelhantes a pequenos morcegos. Assim, suas cores variam entre verde, branco, roxo e uma coloração preta muito específica, difícil de encontrar na flora natural.
Além disso, a flor-morcego apresenta longas raízes tuberosas, assim como folhas elípticas e brilhantes, de tom verde-oliva, que podem atingir até 60 cm de comprimento. A altura total da planta, por sua vez pode alcançar até 1 metro de altura.
Para que serve a flor-morcego?
A flor-morcego é muito utilizada no paisagismo por sua excentricidade. Quando usada dessa forma, é indicada para locais sombreados quando de clima quente e úmido.
Seu esplendor torna-se mais evidente quando a planta é cultivada em jardineiras e vasos, seja como ornamento em áreas externas, como varandas e jardins, ou mesmo internas, como escritórios e salas de estar, desde que sem ar-condicionado.
Já em lugares de clima temperado, o cultivo da flor-morcego deve ser feito em ambientes mais protegidos do clima seco como estufas.
Como cuidar da flor-morcego?
A raridade da flor-morcego pode estar relacionada diretamente ao seu cultivo difícil, considerando todos os fatores que levantamos no tópico anterior sobre os ambientes e climas em que essa planta pode crescer de forma saudável.
Dessa forma, o cultivo da flor-morcego não é recomendado para quem está iniciando no mundo da jardinagem.
No entanto, se você já tem mais experiência com cultivo de plantas no geral, a seguir, indicamos os principais cuidados com a flor-morcego em relação a forma de plantio, luminosidade, rega e adubação. Confira!
Como plantar flor-morcego
Para começo de conversa, a flor-morcego precisa de um solo rico em nutrientes e vitaminas para se desenvolver plenamente. Dessa forma, opte por substratos ricos em matéria orgânica na hora de plantar sua flor-morcego.
Caso opte por realizar o plantio em vasos, forre o fundo do recipiente com argila, completando com substrato misturado a pedriscos e terra. Os pedriscos vão garantir uma boa drenagem, evitando o acúmulo de água das regas.
Já se for plantar sua flor-morcego em jardim, o solo do lugar deve ser fértil e muito ácido, com um pH ali entre 5 e 6.5.
Luminosidade
Por ser uma planta frágil, a flor-morcego não pode de forma nenhuma ser exposta diretamente à luz do sol, ou mesmo em lugares com acesso de corrente de ar.
Por isso, o recomendado é que você cultive a sua flor-morcego em um local de meia-sombra. Cuidado também para que a flor-morcego não tenha contato com frio intenso ou estiagem.
Rega
Como a flor-morcego é uma planta tropical, sua estrutura requer um solo bem úmido, para manter-se saudável. Dessa forma, o indicado é que as regas sejam feitas duas vezes por semana.
Mas, caso você perceba que a terra do vaso da sua flor-morcego já está úmido mesmo sem a próxima rega, então você não deve mais molhar a planta.
Adubação
O indicado para manter a flor-morcego saudável é adubá-la quinzenalmente durante as estações da primavera e do verão. Para as outras estações, é indicado uma frequência mensal.
A fertilização pode ser feita usando adubos orgânicos como esterco curtido, bokashi (uma espécie de mistura vegetal fermentada com microorganismos), húmus de minhoca, farinha de ossos, torta de mamona ou algodão, dentre outros.
É preciso podar flor-morcego?
A poda da flor-morcego é essencial para seu desenvolvimento saudável. Por isso, ao perceber a presença de folhas secas ou mortas de alguma forma, o indicado é removê-las de forma cuidadosa. A retirada dessas folhas indesejadas permite que novas cresçam.
Como fazer muda de flor-morcego?
Plantas sadias da flor-morcego já se desenvolvem produzindo novas mudas ao redor da planta mãe que podem ser separadas e replantadas no mesmo solo ou em solo parecido com o da planta mãe.
Outra forma de propagação da flor-morcego é através das sementes presentes em seus frutos. A germinação de suas sementes pode levar até 9 meses para acontecer e, plantas originadas desse modo levam de 2 a 3 anos para florescer.
Após saber tudo sobre essa planta linda e exótica, não deixe de conhecer também a Peperomia Scandens, uma planta ornamental pendente que deixa o interior do seu ambiente ainda mais bonito!
Comprei uma flor morcego .. agora vou poder cuidar direitinho dela com esses esclarecimentos.. muito obrigada!
Olá, Goreti! Feliz que o artigo foi útil! Beijos.