Vários cactos orelha de coelho em destaque com fundo amarelo.

Cacto orelha de coelho: cuidados e mais!

4.8
(10)

O cacto orelha de coelho é uma espécie curiosa desse tipo de planta. Com estruturas que realmente lembram orelhinhas, esse cacto também acaba sendo conhecido como cacto orelha de Mickey e traz um toque divertido para seu jardim ou arranjos. 

Nativa do México, a Opuntia microdasys, ou cacto orelha de coelho, como é popularmente conhecida, é fofa ao mesmo tempo que traiçoeira, afinal seus segmentos possuem finos espinhos que grudam e pinicam a pele, sendo de difícil remoção. Mas isso não impede que ela embeleze o ambiente, nem que tenha um fácil cultivo

No texto de hoje, saiba mais sobre como cuidar dessa planta que encanta por sua simplicidade e fofura! Continue a leitura e aprenda.

Taxonomia do cacto orelha de coelho

A Opuntia Microdasys, também conhecida por asas de anjo, orelha de Mickey, ou no mais popular cacto orelha de coelho, é uma espécie de planta com flor pertencente à família dos cactos Cactaceae. Confira a seguir sua taxonomia completa.

  • Reino: Plantae;
  • Divisão: Angiospermae;
  • Classe: Magnoliopsida;
  • Ordem: Caryophyllales;
  • Família: Cactaceae;
  • Gênero: Opuntia;
  • Espécie: O. microdasys.

Características do cacto orelha de coelho

De pequeno porte, o cacto orelha de coelho não ultrapassa os 60 cm de altura, podendo, assim, ser cultivado em vasos ou compondo arranjo com outras espécies de cactos e de suculentas. 

Seus caules em formato de orelhas possuem normalmente de 6 a 15 cm de comprimento e 4 a 12 cm de largura. Seus espinhos são, na verdade, gloquídeos aglomerados nas cores amarela ou branca, com comprimento de 2 a 3 mm. 

Por ser uma planta com origem em lugares de clima seco e quente, o cacto orelha de coelho prefere temperaturas quentes, entre 19ºC e 32ºC. Porém, é uma planta resistente também a temperaturas extremamente frias, até -10ºC. Ainda assim, evite deixá-lo exposto a geadas e à neve.

Como cuidar do cacto orelha de coelho?

Por ser um cacto, o orelha de coelho não requer grandes cuidados. Seu cultivo é tranquilo de ser feito, dado que é uma planta adaptável a diversos climas e ambientes

A maior preocupação ao cultivar um cacto orelha de coelho deve ser, talvez, o cuidado ao manuseá-lo, dado que seus “espinhos” são mais finos que os fios de cabelo humano, que se desprendem facilmente da planta quando em contato com a pele. Além disso, se não forem removidos, podem causar a irritação do lugar onde se grudaram. Por isso, usar uma luva de jardinagem pode ser uma boa pedida ao manusear seu cacto.

Para além disso, confira a seguir os principais cuidados externos que você deve ter com seu cacto orelha de coelho. 

Luminosidade

Embora se desenvolva bem se colocado em ambientes internos, o cacto orelha de coelho prefere lugares em que esteja em contato com sol pleno. Na dúvida, se quer cultivar seu cacto orelha de coelho dentro de casa, mas não sabe se ele está se adaptando ou não ao ambiente, comece a observar seu desenvolvimento.

Por exemplo, se os segmentos do seu cacto estão crescendo alongados, pode ser falta de luz.

Rega


Sobre as regas, por ser um cacto, o orelha de coelho se adapta bem a estiagens, porém, evite muito tempo de seca. Por outro lado, atente-se também à quantidade de água, para não exceder o que a planta precisa e acabar afogando-a.

Por isso, opte por regar seu cacto orelha de coelho de forma espaçada, não frequente, especialmente durante estações mais frias como o inverno.

Adubação

O substrato onde este cacto deve ser plantado deve ser drenável, arenoso e rico em nutrientes. Indica-se o uso de um substrato composto por terra vegetal (40%), húmus de minhoca (10%) e areia grossa (50%). 

Já para adubar seu cacto orelha de coelho, opte por usar fertilizantes líquidos indicados para cactos diluídos na água da rega. A adubação deve ser feita a cada três semanas.

Como fazer o cacto orelha de coelho florescer?

Embora seja rara, há a possibilidade de que seu cacto orelha de coelho floresça, apontando lindas flores amarelas. Para que essa chance aumente, é preciso um cultivo adequado para que a planta se desenvolva com saúde

Assim, seguindo as dicas de cuidado quanto à luz, adubação e regas que trouxemos aqui e aguardar que algum dia aconteça a floração do seu cacto.

Como fazer muda de cacto orelha de coelho?

Para fazer muda de cacto orelha de coelho é muito simples: basta retirar uma de suas “orelhas” bem na sua base de formação e replantá-la no mesmo solo ou solo parecido. Em pouco tempo a estrutura formará raízes e brotos vão surgir. 

Além da muda, este cacto também pode ser plantado através de sementes, que são grandes e duras. Devido a uma camada grossa de película que a envolve, as sementes do orelha de coelho precisam passar por imersão de 1 a 2 dias. A germinação pode levar até mais de 45 dias.

O que achou dos cuidados para com o cacto orelha de coelho? Simples, não? Este cacto é ideal caso você queira decorar o ambiente e não tem muito tempo para um cultivo mais exigente.

E se você tem paixão por cactos, não deixe também de descobrir como montar um jardim desértico!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *