Hortênsias: tipos, cultivo e cores!

4.8
(4)

As hortênsias florescem entre os meses de setembro e fevereiro, deixando os jardins muito mais bonitos e coloridos entre as estações de primavera e verão. Com uma floração bastante generosa, essa planta pertence ao gênero das Hydrangea – conhecida também como hidrângea ou rosa do Japão.

É uma das flores que dá nome a uma das regiões mais turísticas do estado do Rio Grande do Sul, ou Região das Hortênsias, na Serra Gaúcha. Caracterizada pela grande, numerosa e densa inflorescência, a hortênsia é bastante usada em jardins, em parques  e como decoração de ambientes.

Para conhecer um pouco mais sobre as lindas hortênsias, como cuidar delas e mantê-las saudáveis, continue lendo o artigo abaixo!

Taxonomia das Hortênsias

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliphyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Cornales
  • Família: Hydrangeacea
  • Gênero: Hydrangea
  • Espécie: Hydrangea macrophylla

Característica das Hortênsias

Com uma gama natural de cores, as hortênsias variam de tons entre azul, lilás, rosa, vermelho, branco e púrpura. São do tipo arbustivo, com base lenhosa e ramos jovens herbáceos. Pode chegar a uma altura de até 3 metros de altura, com copa de 3 metros igualmente.

As Hortênsias possuem longas folhas opostas, o que é uma forte característica da espécie. São membranosas, simples e em formato oval, medindo entre 7 e 20 cm e bordas serrilhadas.

O florescimento da inflorescência acontece do início do verão até o final do outono. Esta é composta por diversas flores pequenas, formando o chamado corimbo. Na botânica, o corimbo são todas as flores que ficam num único plano, formando uma estrutura esférica.

As hortênsias produzem flores de duas formas. As centrais, desprovidas de pétalas, são chamadas de não ornamentais, porém, são férteis. As periféricas, por sua vez, são consideradas ornamentais, com pétalas coloridas e grandes, descritas como estéreis.

Apesar de ser uma flor decorativa e ornamental, as hortênsias são apontadas por um estudo como férteis – de uma forma geral. As flores não ornamentais pentâmeras e as flores ornamentais tetrâmeras, com sépalas coloridas também e decorativas.

Hortênsias - Descrição
As Hortênsias são cultivadas desde o século XIX!

Como cultivar Hortênsias?

As Hortênsias são cultivadas há muito tempo e, desde sempre, como uma planta ornamental – principalmente no Japão, desde o século XIX. Crescendo durante muito tempo em clima temperado, suas características foram mudando e se adaptando a outras regiões.

A produção comercial da planta no Brasil acabou se centralizando em São Paulo, e na maioria das vezes é feito por estacas, a partir de ramos com tamanhos entre 8 e 10 cm. As Hortênsias precisam ser plantadas em local protegido até que o seu enraizamento esteja completo e desenvolvido.

Para que as mudas se desenvolvam melhor e com mais qualidade, é preciso escolher os melhores ramos e aguardar por pelo menos 20 a 40 dias até que os ramos da hortênsia estejam enraizados. É essencial usar substrato adequado, adubado e bem drenável para que a estaquia se adapte bem.

Depois do enraizamento, as mudas das Hortênsias podem ser transplantadas para o seu local definitivo, seja em vasos ou no jardim. A rega precisa ser diária, deixando o solo bem úmido, mas não encharcado.

As mudas de hortênsias se adaptam bem em locais e ambientes diferentes, crescem bem em climas amenos, de 12 a 21°C e também em locais um pouco mais quentes. Nesse caso, é preciso escolher um ambiente que tenha um pouco de sombra, para que a planta não tome sol direto durante muitas horas do dia.

Como plantar Hortênsias em vasos?

No caso do plantio das hortênsias em vasos, o processo é bastante parecido. Existe o momento de escolha dos ramos e enraizamento, depois disso, a quantidade de rega e luminosidade seguem o padrão já mencionado. 

Qual o preço das hortênsias?

O kit com algumas mudas de hortênsia costuma ser encontrado e vendido em lojas especializadas e também através da internet. Os valores variam entre R$ 65 e até R$ 80, aproximadamente.

Tipos de Hortênsias e suas cores

O cultivo das Hortênsias é bem tranquilo e pode ser feito por pessoas que estão iniciando na jardinagem!

As hortênsias podem ter suas cores escolhidas através do modo de cultivo. O pH do solo, os co-pigmentos, estágios de desenvolvimento, Al+3 e pH vacuolar são alguns dos principais elementos que definem a cor das flores e sua intensidade.

Produtores e jardineiros conseguem fazer essa alteração apenas mudando a forma de cultivo e alterando o pH do solo. Sendo assim, ter um jardim com hortênsias de várias flores é possível, sem precisar comprar mudas de cores diferentes.

Devido as diferentes cores e variação mínima de formato, existem alguns tipos de hortênsias já registrados, sendo elas:

  • Hydrangea arborescens.
  • Hydrangea paniculata.
  • Hydrangea quercifolia.
  • Hydrangea anomala ssp. petiolaris.
  • Hydrangea serrata.
  • Etc.

Esperamos que o artigo sobre as flores Hortênsias tenha sido útil para você iniciar o plantio. Aproveite o tempo e leia também sobre a flor Azaleia!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *