Flor Begônia: como cuidar?

4.8
(6)

A Begônia é uma das flores mais fáceis de se cultivar em casa. Existem mais de mil espécies híbridas e cada uma com sua beleza e características diferentes.

A flor Begônia é uma planta muito buscada por conta de suas flores que são muito encantadoras e usadas com frequência para ornamentação e paisagismo.

Com suas folhagens e cores muito chamativas, elas podem compor grandes jardins de forma exuberante. Tem seu período de floração em praticamente todo o ano e é uma espécie ideal para ser cultivada em casa, tanto em vasos como em jardins.

Para saber um pouco mais sobre a flor Begônia, seu plantio e cuidados, continue lendo este artigo! 

Taxonomia da flor Begônia

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Cucurbitales
  • Família: Begoniaceae
  • Gênero: Begonia / Hillebrandia

Características da flor Begônia

O gênero Begônia possui mais de 1400 espécies, sendo um dos maiores do grupo das angiospermas. São naturais da América tropical, são terrestres e gostam de ambientes úmidos. Algumas das espécies apresentam tubérculos que são subterrâneos, que fazem as plantas viverem durante vários anos.

As chamadas “begônias tuberosas” são muito apreciadas e duram por muito tempo – vamos falar melhor sobre ela abaixo. Tanto elas quanto as sem tubérculos podem ser espécies longevas, desde que bem cultivadas e cuidadas.

A grande maioria das espécies se propagam através de rizomas. A flor Begônia possui caules aéreos herbáceos e algumas delas desenvolvem caules consistentes e erectos, chegando aos 1,5 metros de altura.  As folhas da planta são muito atrativas, uniformes e com muitas cores.

De todas as espécies, a flor Begônia Rex é uma das que mais se destaca, por possuir folhas enormes com cores muito vibrantes e que variam entre o rosado e o bronze, ou vermelho também.

As flores da begônia são bem pequenas e ornamentadas por brácteas (folhas modificadas que se assemelham muito a pétalas), tornando-as muito atrativas para os animais polinizadores.

begônia - característica
A flor Begônia é muito usada no paisagismo, devido às suas cores e fácil cultivo.

Como cuidar da flor Begônia?

Os cuidados para manter a saúde da planta incluem regas frequentes depois do plantio, até que a planta começa a brotar e se estabilizar. Depois desse período, o tempo entre regas da flor Begônia pode ser maior, aumentando somente quando o solo estiver mais seco.

Uma ótima dica é nunca molhar as folhas da Begônia durante a rega. No caso dos vasos, eles precisam ter aberturas embaixo para drenar a água, assim como nos jardins que elas foram plantadas.

No quesito adubação, a Begônia aceita muito bem a torta de mamona, a farinha ou sangue de peixe, Nitrocálcio, uréia, NPK rico em N ou salitre-do-Chile. O recomendado é sempre fazer a adubação a cada 2 meses e sempre remover as flores e folhas velhas e secas, o que evita que o solo fique contaminado.

Quanto tempo dura a flor Begônia?

A flor Begônia não tem uma expectativa muito grande, já que a maioria delas vive entre dois e três anos, mesmo com os melhores cuidados.

Tipos de Begônia

Como mencionado no começo do artigo, a flor Begônia tem alguns tipos bem famosos devido às suas cores e tipos. Confira mais sobre eles abaixo!

Flor Begônia tuberosa

A begônia tuberosa é uma das espécies da planta que vive melhor quando plantada a meia sombra ou com uma luz que seja indireta – sendo protegida por cortinas ou por outras plantas. Isso porque ela é mais sensível e o sol direto pode queimar suas folhas. O florescimento da planta acontece no verão e vai até o outono.

Não exige grandes manutenções, mas é preciso que o plantio seja feito em solo rico em matéria orgânica, mesmo que misturado com areia. As regas, por sua vez, devem ser feitas somente no solo e na medida certa para que o tubérculo não apodreça pelo excesso de água.

begônia tuberosa
Essa é a Begônia Tuberosa!

Flor Begônia Rex

Com uma folhagem muito diferente e de textura aveludada, a flor begônia Rex surpreende pela sua excentricidade. Chama a atenção pela coloração das folhas e as flores, muitas vezes, nem são notadas. É uma espécie de clima subtropical e é muito fácil de ser plantada por estaquia.

A rega precisa ser feita adequadamente para que ela cresça saudável. Embora seja uma espécie sensível, ela adora água, mas quando há água em excesso, as raízes podem apodrecer.

A flor Begônia Rex gosta de local bem iluminado, mas que não bata luz de forma direta. Luz difusa e meia sombra é o ideal para que ela não sofra com o calor.

begônia rex
Essa é a Begônia Rex!

Qual o significado da flor Begônia?

O gênero da planta possui mais de mil espécies e, por se tratar de espécies que são ornamentais, são muito apreciadas pela sua beleza. Além disso, possui propriedades antitérmicas.

Seus significados representam a delicadeza, a felicidade e a cordialidade. É ideal para presentear um casal que está apaixonado, já que também representa a lealdade do amor. No Feng Shui, a begônia é símbolo de fertilidade.

Gostou do artigo? Esperamos que ele tenha sido útil. Aproveite também e leia sobre Cactos e Suculentas!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *