flor beijinho

Flor Beijinho: dicas e como cuidar

4.9
(83)

Flores coloridas como a flor beijinho (ou maria sem vergonha) são extremamente conhecidas, principalmente em janelas e beiradas de jardim durante o verão. Além de sua beleza, são resistentes e possuem uma grande diversidade de cores, o que possibilita a criatividade de plantá-las para se obter um efeito visual diferenciado.

No artigo de hoje, vamos explicar como cultivá-las, algumas dicas de plantio para você obter flores saudáveis e bem chamativas. Acompanhe até o final!

Taxonomia da flor beijinho

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Ericales
  • Família: Balsaminaceae
  • Gênero: Impatiens
  • Espécie: I. walleriana

Quais as variedades da flor beijinho?

Atualmente existem três variedades diferentes da flor beijinho, sendo diferenciados pela cor das flores e tamanho das pétalas. Temos a flor dos beijos-de-frade que possuem tonalidades fortes e grandes. Nas balsaminas, sua coloração é mais pastel ou vermelho alaranjado e suas pétalas possuem marcas espiraladas.

Como funciona o plantio da planta beijinho?

Fonte: Portal Livre

A forma de plantio da flor beijinho varia conforme a fase da planta, ou seja, se ela estiver como muda ou como semente.

Plantar mudas da flor beijinho é relativamente fácil e as sementes podem ser plantadas também. Para isso, por volta do mês de agosto, elas podem ser colocadas em uma solução de germinação para que estejam prontas para o plantio na primavera. Insira-os suavemente na mistura e mantenha os recipientes úmidos a cerca de 20° C.

Mantenha as mudas úmidas antes de plantar. A flor beijinho pode secar e morrer rapidamente quando não há água suficiente para suas raízes. Não importa se você comprou mudas ou decidiu plantar sementes, elas devem permanecer úmidas até que possam ser colocadas em um vaso ou plantadas no solo.

A planta beijinho cresce bem em vasos, canteiros de jardim e áreas sombreadas. Portanto, tente escolher um local onde haja um pouco de sombra o dia todo ou locais cujo sol não é tão forte. O solo deve ser úmido, mas não deve reter muita água, pois a água estagnada provoca mofo nessas plantas.

Para determinar se há muita água em uma área, faça uma análise após uma chuva forte. Se houver poças e água estagnada, pode ser necessário adicionar turfa ou outro material para reduzir a quantidade de água parada. Se a água for absorvida, o local provavelmente é bom para o plantio da planta beijinho (planta maria sem vergonha).

E como plantar flor beijinho?

Tente plantar suas mudas quando o solo estiver mais quente. A flor beijinho não deve ser colocada no chão ou plantada quando o clima estiver mais frio, pois existe o risco de congelamento.  A flor beijinho adora solo nutritivo e úmido. Pode ser preparado arando-o a uma profundidade de 30 cm e adicionando um pouco de composto orgânico ou fertilizante. Se cultivar vasos, compre solo rico em nutrientes.

Os buracos para o plantio da planta beijinho devem ser tão profundos quanto caroços de raízes e devem ter 7,5-30 cm de distância, dependendo de sua preferência. Após o plantio, pressione suavemente o solo ao redor da base do caule e regue bem.

Como cuidar de beijinho?

Como já dito, a planta beijinho tem algumas particularidades no momento do plantio. Além disso, pelas flores serem sensíveis, também há diferentes cuidados em relação a luminosidade e rega.

No geral, você precisa:

  • Mantê-la em um lugar que haja um pouco de sombra durante todo o dia;
  • Regar 1 vez na semana, com quantidade de água suficiente para encharcar as raízes. Em períodos mais secos como o inverno, regue 2 vezes na semana. Caso a sua planta beijinho estiver em vaso, o interessante é regar sempre que a terra estiver mais seca;
  • Adubar a planta a cada 3 meses. Normalmente, o mais utilizado para a planta beijinho é o NPK 4-14-8.

Como manter a flor beijinho sempre bonita e saudável?

Fonte: Portal Livre

Manter a planta beijinho bonita e saudável é uma tarefa tranquila. Você só precisa seguir alguns passos importantes.

Para isso, é necessário seguir um processo de manutenção bem simples. Faça podas frequentes nas folhas mortas e secas para que novos brotos sejam produzidos até o fim da etapa de floração. Caso a planta beijinho cresça demais ao longo do verão, você pode cortar os caules entre sete a dez centímetros.

No geral, é uma planta resistente mas que requer cuidados específicos. Por isso, siga com a rega, poda e adubação da melhor forma possível.

Gostou do nosso conteúdo?  Compartilhe em suas redes sociais e não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter para não perder nenhuma novidade do blog.

Aproveite o momento e leia também sobre o Lírio da Paz!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 83

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

14 comments

    1. Olá, Antônia! Tudo bem? A troca de folhas costuma ser um processo natural. Continue regando e mantendo no local adequado. Se você notar uma mudança brusca de coloração e secura, é provável que ela não tenha se adaptado bem ao vaso em que você a colocou.

  1. Minha planta está murchando, não sei se está colocando muita água pois está muito quente e a terra está molhada mas as flores estão muchando.

      1. Olá, Ana! Sim, é possível podar plantas Beijinhos se elas estiverem altas demais. A poda pode ser realizada a qualquer momento do ano, mas é melhor evitar a poda durante a época de florescência, para não prejudicar a produção de flores.

  2. Bom dia 🌹
    Tudo bem?
    Comprei mudas da beijinho e troquei os vasos, moro em apartamento e tenho um painel que fica na sombra com um pouco de luz solar , as flores da minha planta ficaram queimadas tipo escuras, não entendi será que é porque coloquei no sol ?

    1. Oi, Ana Paula! Tudo bem?
      Pelo o que você relatou, muito provavelmente seja realmente por causa do sol. Apesar da Beijinho precisar de uma boa iluminação indireta para se desenvolver e, apesar de poder receber luz solar direta, não é recomendado que ela fica exposta por muito tempo.

  3. Olá a minha mucha ai coloco um pouco de agua ela volta ,isso ta acontecendo todos o dia oq pode se?

    1. Olá, Elisangela! Você pode estar colocando menos água do que ela necessita. Experimente colocar um pouco mais e veja a reação dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *