Dracena Arbórea: principais cuidados no cultivo!
Nós aqui do Flores Coloridas adoramos falar a respeito de flores ou plantas que têm capacidades paisagísticas mas, ao mesmo tempo, que trazem benefícios para aqueles que plantam.
A Dracena Arbórea é uma dessas espécies de plantas que são ótimas para paisagismo e decoração mas que também podem ser boas para a saúde. Além disso, é uma espécie que tem crescimento moderado, mas se plantada em um solo livre e com bastante espaço, pode ficar bem extensa e bem grande.
Se esse é um tipo de planta que você gostaria de ter em casa, então, esse conteúdo foi feito para você. Aproveite as dicas e confira os principais cuidados com a Dracena Arbórea!
Taxonomia da Dracena Arbórea
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Liliopsida;
- Ordem: Asparagales;
- Família: Asparagaceae;
- Subfamília: Nolinoideae;
- Gênero: Dracena;
- Espécie: Dracena Arbórea.
Além dessa espécie, também existe a Dracena Tricolor – sobre a qual já falamos aqui no blog e mais cerca de 30 espécies do mesmo gênero. São elas:
- Dracaena americana – dragoeiro da América Central
- Dracaena arborea – árvore dracena
- Dracaena cinnabari – dragoeiro de Socotra
- Dracaena draco – dragoeiro das ilhas Canárias
- Dracaena ombet – dragoeiro de Gabal Elba
- Dracaena tamaranae – dragoeiro da Grã Canária
- Dracaena aletriformis
- Dracaena angustifolia
- Dracaena bicolor
- Dracaena cincta
- Dracaena concinna
- Dracaena elliptica
- Dracaena deremensis
- Dracaena fragrans – pau d’água
- Dracaena goldieana
- Dracaena hookeriana
- Dracaena mannii
- Dracaena marginata – dragoeiro de Madagascar
- Dracaena marmorata
- Dracaena phrynioides
- Dracaena reflexa – dracena Pleomele ou “Canção da Índia”
- Dracaena sanderiana – dracena-borracha, vendida nos Estados Unidos com o nome de “Lucky Bamboo”
- Dracaena surculosa
- Dracaena thalioides
- Dracaena trifasciata – espada de São Jorge
- Dracaena umbraculifera.
Características da Dracena Arbórea
A Dracena Arbórea pode ser considerada um tipo de arbusto, apesar de também ser conhecida como uma árvore devido a possibilidade de grande expansão.
É nativa da África do Sul e tem características de uma planta perene – ou seja, que tem um ciclo de vida longo, durando por vários anos, e suas folhas não caem. Além disso, é uma planta que tem a capacidade de purificar o ar e, dessa forma, pode fazer bem à saúde.
Normalmente, é possível dizer que o crescimento dessa planta é moderado, já que em vasos ou ambientes menores ela atinge cerca de 2 metros de altura, no máximo. No entanto, como já mencionado no início do artigo, se ela for plantada em um local em que há bastante espaço para seu desenvolvimento, pode atingir muito mais que isso – chegando a cerca de 10 metros de altura com facilidade.
Essa planta pode ser conhecida como Dracena Arbórea mas também é muito encontrada apenas pelo seu primeiro nome, já que é a nomenclatura de todas as espécies do gênero. Além disso, devido a resina vermelha que produz – que pode dar vasão a uma goma – também pode ser chamada de Dragão Fêmea.
Falando ainda sobre essa resina vermelha, ela era muito utilizada na fabricação de pastas de dente, tinturas, entre outras coisas, mas hoje em dia é mais encontrada como composição de vernizes e fotogravuras.
A época do ano preferida da Dracena Arbórea é a primavera e, justamente por isso, é o momento em que sua floração acontece. Apesar de não serem muito representativas, as flores dessa espécie são brancas e pequenas, mas não tem nenhuma relevância ornamental.
No caso de suas folhas, é comum encontrá-las em uma tonalidade verde clara, apesar de também ficarem mais escuras a depender da quantidade de sol. Além disso, as folhas são compridas, finas e com nervuras bastante aparentes.
Ademais, climas equatoriais, subtropicais e tropicais são ótimos para o plantio dessa planta, mas falaremos sobre o cuidado dela mais a frente.
Como cultivar a Dracena Arbórea?
Não há segredos para cultivar a Dracena Arbórea, na verdade. É uma planta que tem um plantio bastante comum e pode ser feito através de mudas.
As mudas dessa espécie são facilmente encontradas em casas de paisagismo, floriculturas ou lojas especializadas. O preço pode variar, no entanto, é comum encontrar essa planta entre o valor de R$ 30 a R$ 60, a depender do tamanho e da época do seu desenvolvimento.
Como cuidar da Dracena Arbórea?
Agora que já falamos sobre as características principais da Dracena Arbórea, vamos falar um pouco sobre pontos importantes para mantê-la sempre bonita e desenvolvida. Vamos lá!
Clima
É uma espécie que responde bem a alguns tipos de clima, sendo eles: tropical, subtropical e equatorial também, como já mencionado.
O ideal é sempre manter a planta em um meio termo, sem sol demais ou frio demais. Importante ressaltar, inclusive, que é uma espécie que não tolera geadas e frio intenso. Por isso, se for mantê-la fora de casa, o ideal é ser em uma região mais quente.
Para seu cultivo, considere uma meia sombra com luz indireta em quase todo o dia, já que não é uma planta que necessita de sol direto.
Rega
As regas da Dracena Arbórea podem ser moderadas. Isso quer dizer que o ideal é deixar o solo secar antes de regar novamente, isso ajuda a evitar que a planta afogue ou que suas raízes apodreçam com uma grande quantidade de irrigação.
E, claro, lembre-se sempre de observar a planta e analisar se o substrato está dando conta de drenar toda a quantidade de água colocada nela.
Solo
O substrato ideal para a Dracena Arbórea é fertil e rico em matéria orgânica. Além disso, também gosta de solos que sejam fofos, leves e bem drenados.
Para seu plantio, você pode adquirir um substrato já pronto com todos os nutrientes que a planta precisa, mas se preferir, é possível enriquecê-lo com cascas de bananas, cascas de ovos e etc.
Poda
A poda da Dracena Arbórea está relacionada ao seu controle de tamanho apenas. Dessa forma, você pode realizar esse processo no período em que preferir e a depender da evolução da planta.
Além disso, claro, certifique-se de sempre manter a manutenção da planta e tirar as folhas mais secas ou queimadas.
Adubação
O ideal é sempre fertilizar a Dracena Arbórea ao final do inverno com o adubo mineral NPK 10-10-10. Depois disso, você também deve afofar o solo e reservar um tempo para retirar as folhas mortas.
E então? Gostou do artigo sobre a Dracena Arbórea? Esperamos que ela tenha sido útil para você. Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários. Aproveite e, se quiser, leia também sobre a Flor de Maio!
Deixe um comentário