Árvore sete copas: saiba tudo sobre!
A árvore sete copas, conhecida por sua copa ampla e cheia, incomum perante as outras árvores, é muito procurada para ser plantada em locais que requerem sombra.
Seu cultivo não é tão exigente e, também, suas funções são muitas para além do uso ornamental. Ao longo do post de hoje, acompanhe tudo sobre a árvore sete copas: das suas características mais importantes até seu cultivo.
Taxonomia da árvore sete copas
A Terminalia capatta, ou árvore sete copas como é popularmente conhecida, pode ser classificada na categoria de árvores ornamentais e medicinais. Com origem na Ásia, essa árvore faz parte da família das Combretaceae.
Além disso, ela recebe diferentes denominações a depender da região onde é encontrada. Conheça algumas delas:
- chapéu-de-sol
- amendoeira-da-praia
- árvore-de-anoz
- castanholeira
- guarda-sol
- caroceiro
- figueira-da-índia
Em se tratando da classificação taxonômica da árvore sete copas, a seguir, listamos suas nomeações:
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophytas;
- Classe: Magnoliopsidas;
- Ordem: Myrtales;
- Família: Combretaceae;
- Gênero: Terminalia;
- Espécie: T. catappa.
Características da árvore sete copas
Podendo atingir até 35 metros de altura, a árvore sete copas é típica de regiões tropicais, mas adapta-se bem também a outros climas como os climas equatoriais, oceânicos e subtropicais.
Suas folhas são grandes e bem verdes, tom que pode variar de forma gradual para o amarelo e vermelho durante o outono antes que caiam. Suas flores se formam normalmente na primavera, sendo pequenas e na cor creme.
Seus frutos são inicialmente verdes e, quando atingem a maturação, adquirem um tom amarelo-avermelhado. Eles apresentam duras sementes com amêndoas. Adiantamos que tais frutas são comestíveis, assim como suas folhas que podem ser aproveitadas para uso medicinal. Mas, sobre isso, falaremos com mais detalhes na próxima sessão.
Para que serve a árvore sete copas?
Como comentamos, a árvore sete copas pode ter diferentes funções para o ser humano e o meio ambiente.
Além de seu uso como ornamento em praças ou em quintais muito grandes, a árvore sete copas fornece frutos comestíveis. De sua amêndoa é feita, ainda, a extração de um óleo fino que pode ser utilizado tanto na culinária quanto na medicina caseira.
Suas folhas também são ricas em princípios ativos e, por isso, são aproveitadas na produção de medicamentos fitoterápicos assim como na purificação da água de tanques criadouros de peixes.
Por fim, sua madeira dura e resistente à água é utilizada em grande escala na construção, como produzindo moirões, mas também para o interior de residências, na fabricação de móveis.
No entanto, o único uso não recomendado da árvore sete copas é na restauração florestal, já que ela é considerada invasora com a justificativa de que faz muita sombra e, com isso, acaba prejudicando o desenvolvimento de outras árvores nativas.
Como chama o fruto da sete copas?
A nomeação do fruto da árvore sete copas pode variar dependendo da região brasileira. No estado do Espírito Santo, por exemplo, os frutos são chamados de castanhas.
Já no estado de São Paulo, mais precisamente em Santos, no litoral paulista, seu fruto é conhecido como cuca.
Pode comer a fruta da árvore sete copas?
A fruta da árvore sete copas é comestível, como já comentamos, e tem ainda diversas maneiras de ser apreciada.
Sua polpa é ácida, doce e perfumada, embora escassa e muito fibrosa. Dessa forma, na cozinha, a fruta da árvore sete copas pode ser usada na preparação de geleias e sucos.
Além disso, também é possível fazer extratos das frutas da árvore sete copas para fins medicinais. Os extratos das frutas verdes, por exemplo, são antioxidantes, antidiabéticos, ajudando ainda na regeneração do pâncreas em caso de lesão química. Já o extrato das frutas maduras pode ter efeito laxativo.
Como cuidar da árvore sete copas?
Por ser característica de regiões tropicais, a árvore sete copas é uma árvore que necessita de calor para que possa se desenvolver bem.
No entanto, ela se adapta bem também a regiões litorâneas, principalmente com relação à salinidade do ar, assim como com ventanias e longas estiagens.
Acompanhe, a seguir, os principais cuidados que é preciso ter com o cultivo da árvore sete copas com relação à luz, solo e adubação.
Luminosidade
A árvore sete copas é uma planta que requer muita luminosidade, desde sua muda até sua formação adulta. Por isso, deve estar exposta a sol pleno durante toda a sua vida.
Rega
Quando em muda, a árvore sete copas deve ser molhada constantemente, uma vez que é originária de climas onde chuvas são frequentes.
Já em fase de árvore adulta, ela necessita de chuva, mas também pode passar por longos períodos de estiagem, como já mencionamos neste post.
Adubação
O solo para o cultivo da árvore sete copas deve ser bem drenável e enriquecido com matéria orgânica.
Como é o crescimento da árvore sete copas?
O tempo de crescimento da árvore sete copas é relativamente rápido, uma vez que a muda seja estabelecida no local definitivo e que encontre condições favoráveis ao crescimento.
Como fazer uma muda de sete copas?
A muda da sete copas deve ser feita por meio das sementes fornecidas através de seus frutos bem maduros.
É possível realizar o plantio em um recipiente de mudas para depois replantá-la no local onde ela ficará de forma permanente.
É recomendado que o solo para o plantio seja rico em matéria orgânica e, para sua árvore sete copas se desenvolver bem, você precisará regá-la frequentemente durante o primeiro ano da muda plantada.
Como podar a árvore sete copas?
Para podar a árvore sete copas é preciso cuidado para não descaracterizar sua copa densa. Por isso, é necessário retirar somente os ramos secos, malformados e doentes de sua estrutura.
Gostou de saber tudo sobre a árvore sete copas? Teria uma em seu quintal? Deixe aqui nos comentários! Não deixe de conhecer também a tumbérgia arbustiva, um arbusto de fácil cuidado.
Deixe um comentário