Você conhece o Cacto Cérebro? Saiba mais!
Essa é mais uma planta daquela série de espécies que fazem jus ao seu nome por, justamente, se parecerem bastante com o que são denominadas. No caso de hoje, vamos falar sobre o Cacto Cérebro – um tipo de cacto bem específico, pouco visto mas, quando utilizado, pode ser um ótimo item decorativo.
Muitas pessoas procuram por Cacto Cérebro, principalmente, devido a curiosidade sobre sua aparência e, por isso, é bem comum várias não saberem ao fundo informações sobre essa espécie, como cuidados, dicas de cultivo e assim por diante.
Se você está interessado também em ler mais e entender melhor sobre essa espécie, então, está no conteúdo certo. Além de te mostrar os tipos de Cactos Cérebros existentes, vamos falar sobre cuidados e dicas de cultivo também.
Vamos lá? Boa leitura!
Taxonomia do Cacto Cérebro
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Magnoliopsida;
- Ordem: Caryophyllales;
- Família: Cactaceae;
- Gênero: Mammillaria
- Espécie: Mammillaria Elongata Cristata
Características do Cacto Cérebro
Cientificamente conhecido como Mammillaria Elongata Cristata, o Cacto Cérebro é uma forma bastante rara de cacto e pode ficar um tempo sem ser vista. Inclusive, se você já teve a oportunidade de cruzar com essa espécie, então, saiba que você está com sorte.
É uma planta de ciclo de vida perene e pode atingir de 3 a 10 centímetros de altura apenas. Por ser um tipo tão raro de cacto, é bem comum ser um item procurado por colecionadores de cactos e suculentas – devido também as suas variações anatômicas e seu formato nada convencional.
Sua origem se dá nas regiões mais rochosas da área central do México e, por isso, tem uma boa capacidade de adaptação – além de conseguir viver em solos mais pobres em nutrientes.
Seus ramos têm um crescimento anômalo (chamado de cristata) e, por isso, crescem de forma desordenada (porém, ordenada de certa forma) mas não chegam a apresentar uma forma monstruosa (lembrando que há vários tipos de cactos e suculentas que levam esse nome, devido ao desenvolvimento totalmente sem padrão).
Alguns outros tipos de cactos Mammillaria também são conhecidos mas se diferem do Cacto Cérebro, são eles: Cacto Dedo de Dama, Cacto Dedal, entre outros.
Posso cultivar o Cacto Cérebro com outras espécies?
Fonte: Elo7
Os cactos do tipo Mammillaria Elongata, de uma forma geral, são ótimas espécies para serem cultivadas pois tem uma ótima adaptabilidade. No caso, podem ser cultivados tanto isoladamente quanto em conjunto com outros cactos e suculentas também.
É bem comum observar o cultivo desse tipo de cacto em vasos, mas também podem ser plantados em jardins, sem problemas. Além disso, são também utilizados como item decorativo em canteiros e jardins menores internos.
Com o Cacto Cérebro não é diferente. É um tipo de cacto que, apesar de bem raro, é tranquilamente cultivado com outras espécies e consegue sobreviver com poucos recursos – então, é uma ótima opção para jardins que não receberão cuidados mais frequentes.
Como cuidar do Cacto Cérebro?
Fonte: Guia das Suculentas
Agora que já falamos sobre as características principais do Cacto Cérebro, vamos falar um pouco dos cuidados com essa espécie e como propiciar o melhor ambiente para que ela se desenvolva. Vamos lá?
Clima
Assim como outras espécies do tipo Mammillaria Elongata, o clima ideal para o Cacto Cérebro é equatorial, mediteranio, tropical e subtropical também. Se você está na região Sudeste do país, por exemplo, saiba que está em ótimos pontos para plantio.
Caso você estiver em outras regiões, não há problemas, já que o Cacto Cérebro é uma espécie bastante adaptável e pode viver bem a diferentes climas. Cultive-o sempre em pleno sol ou meia-sombra.
Rega
As regas do Cacto Cérebro podem ser mais espaçadas já que é uma espécie bastante tolerante à seca, justamente por sua origem em regiões rochosas e ligeiramente desérticas. Por isso, você pode regar essa espécie cerca de 1 vez na semana que já será o suficiente – lembre-se de reduzir essa quantidade no inverno.
Solo
O substrato ideal para o Cacto Cérebro é arenoso e drenável também. O ideal é que seja enriquecido com matéria orgânica (mesmo que a planta esteja acostumada com solos escassos). Além disso, o solo precisa ser drenável para que a planta não sofra com a quantidade de água.
Poda
Não há muitas possibilidades para a poda no Cacto Cérebro devido ao seu tamanho menor. No entanto, é possível fazer a retirada de partes secas ou queimadas da planta – apesar de ser um processo mais raro.
Adubação
A fertilização do Cacto Cérebro pode acontecer na primavera ou no verão com adubos que sejam orgânicos, apesar de aceitar os químicos também sem nenhum problema. Apenas verifique se o tipo de adubo é apropriado para cactos.
Esperamos que o artigo sobre Cacto Cérebro tenha sido útil e, qualquer dúvida, deixe nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Cereja do Mato!
Deixe um comentário