Palmeira Rabo de Raposa: como plantar e cuidar?

4.5
(42)

Se você é fã de jardins grandes e bem decorados, esse conteúdo pode te interessar bastante – principalmente, se você está procurando espécies para montar o seu, de cores verdes, saudáveis e bem resistentes. Esse é o caso da Palmeira Rabo de Raposa!

Apesar de ser uma planta que merece, com certeza, uma grande dedicação e bom cuidado, a Palmeira Rabo de Raposa é capaz de resistir a várias situações climáticas – seja ventanias fortes, chuvas e tempestades de verão.

Por esse motivo, é uma planta super resistente e que pode suportar danos maiores – o que é muito bom para quem deseja um jardim que fique na parte externa e se mantenha sempre bonito.

Com origem na Austrália, a Palmeira Rabo de Raposa pode alcançar cerca de 9 metros se for bem cuidada e se desenvolver da melhor forma. Muito bom, não é?

Se você já se interessou pelo tema e quer saber mais sobre como cuidar da Palmeira Rabo de Raposa e, principalmente, fazer mudas desta planta, é só continuar lendo o artigo abaixo!

Taxonomia da Palmeira Rabo de Raposa

  • Reino: Plantae;
  • Divisão: Magnoliophyta;
  • Classe: Liliopsida;
  • Ordem: Arecales;
  • Família: Arecaceae;
  • Gênero: Wodyetia
  • Espécie: Wodyetia Bifurcada.

Características da Palmeira Rabo de Raposa

Fonte: Casa Vogue

Cientificamente conhecido como Wodyetia, o Palmeira Rabo de Raposa pode ser vista em várias regiões da Austrália, especialmente em Queensland. Suas longas folhas verdes (que também podem apresentar detalhes em amarelo) são arqueadas e bem cheias – por isso o nome “Rabo de Raposa”.

É uma planta que se adapta muito bem ao clima tropical, como o do Brasil, e por isso pode ser super utilizada por aqui – seja para cunho paisagístico, para reposição de árvores e etc. 

Apesar disso, também é um tipo de palmeira que pode ser cultivada em regiões mais frias ou litorâneas, já que toleram diferentes tipos de clima – variando apenas os cuidados designados a ela. Nesse sentido, é perfeita para qualquer região do nosso país.

A Palmeira Rabo de Raposa precisa de alguns cuidados, principalmente, referentes ao seu solo. O ideal é que ele seja fértil e que tenha uma ótima capacidade de absorção, justamente para evitar acúmulo de água nas raízes da planta. Além disso, é interessante também que o solo seja rico em matéria orgânica e adubado com certa frequência – mas falaremos sobre isso mais a frente.

Em determinada época do seu desenvolvimento, é possível ver inflorescências com flores brancas distribuídas pela Palmeira Rabo de Raposa. Também é uma espécie que dá frutos – o que a deixa muito bonita e colorida. 

Um outro ponto positivo sobre essa espécie é a sua resistência a pragas, fungos e doenças em geral. É uma palmeira forte que, normalmente, consegue controlar pragas que atacam-a sem necessidade de remédios ou coisas do tipo. No entanto, para isso, é necessário cuidar da sua Palmeira Rabo de Raposa da melhor forma possível.

Mudas da Palmeira Rabo de Raposa

Fonte: Capital Mudas

É muito comum encontrar mudas da  para vender, inclusive, pela internet. Por exemplo: uma muda com um tamanho já apropriado para o plantio custa, em média, R$ 300. No entanto, é possível encontrar em menor preço.

Durante o seu desenvolvimento ainda enquanto muda, o ideal é deixar a Palmeira Rabo de Raposa no vaso até que atinja determinada maturidade. Depois disso, é só realizar o transplante para o local em que ela ficará.

É um tipo de espécie que cresce bem rápido, por isso, em cerca de 3 meses você já poderá escolher o local final para deixá-la – que pode ser tanto dentro de casa (desde que podas de contenção de tamanho sejam feitas) quanto fora, em jardins maiores.

Como cuidar da Palmeira Rabo de Raposa?

Fonte: Sítio da Mata

Agora que já falamos sobre as características principais da Palmeira Rabo de Raposa, vamos falar um pouco dos cuidados com essa espécie e como propiciar o melhor ambiente para que ela se desenvolva. Vamos lá?

Clima

É uma espécie que se adapta a diferentes climas, no entanto, sobrevive muito bem nas regiões tropicais e subtropicais. Apesar de sua capacidade de viver em várias temperaturas, é uma planta que precisa de uma boa quantidade de sol por dia. 

Rega

As regas da Palmeira Rabo de Raposa podem acontecer a cada 3 dias e o ideal é diminuir essa frequência no período do inverno. No entanto, lembre-se de observar a planta e analisar se o substrato está dando conta de drenar toda a quantidade de água colocada nela..

Solo

O substrato ideal para a Palmeira Rabo de Raposa é arenoso, soltinho e drenável também. O ideal é que seja enriquecido com matéria orgânica, como farinha de ossos e casca de banana, por exemplo.

Poda

A poda da Palmeira Rabo de Raposa está relacionada ao seu controle de tamanho e, por isso, você pode realizá-la a cada 6 meses, por exemplo. Além disso, certifique-se de tirar as folhas mais secas ou queimadas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável.

Adubação

A fertilização da Palmeira Rabo de Raposa pode acontecer de forma espaçada. Apenas verifique se o tipo de adubo é apropriado para palmeiras.

Esperamos que o artigo sobre a Palmeira Rabo de Raposa tenha sido útil e, qualquer dúvida, deixe nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Lança de Ogum!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

21 comments

  1. Bom dia comprei uma palmeira rabo de raposa adulta e no transporte quebrou um galho e a podei ela tende a nascer outro ? Ou nao nascera outro galho no local podado?

    1. Olá Auri, no local do galho que quebrou, não nascerá outro, inclusive a capa que reveste o palmito ( parte verde entre as folhas e o tronco) também irá secar e cair. A própria planta elimina sua Filhas mais velhas.. Novas folhas nascem no Centro do tronco na parte de cima da palmeira, nesse ponto saem dois varões um maior e outro menor , o maior será a próxima folha a abrir… é lindo quando isso acontece… tenho onze delas em minha casa !!!

  2. Oi… tenho duas no meu jardim… e agora estou colocando piso de cerâmica, o pedreiro disse que vamos ter que tirar pq ela destroi o chão… é verdade?

    1. Olá, Luciana. Sim, é verdade que a raiz das palmeiras rabo de raposa pode ser invasiva e danificar o chão e estruturas próximas, incluindo pisos de cerâmica. Se a raiz estiver perto da superfície, ela pode causar rachaduras no piso. Para evitar isso, é importante checar a situação da raiz antes de colocar um novo piso ou colocar uma camada de proteção entre o chão e o piso de cerâmica. Se a raiz já estiver causando problemas, pode ser preciso remover a palmeira ou transplantá-la para outro lugar.

    1. Olá, Tete. A maturidade da palmeira rabo de raposa geralmente ocorre entre 7 a 10 anos após o plantio, dependendo das condições climáticas e de cultivo. No entanto, algumas espécies podem levar até 15 anos ou mais para chegar a maturidade.

  3. Bom dia,

    pretendo plantar a palmeira em um vaso de 60 cm. de diâmetro. É possível ? Neste caso a que tamanho máximo ela crescerá ?

    1. Olá, Marcos! É possível sim plantar a palmeira rabo de raposa em um vaso de 60 cm de diâmetro, mas é importante lembrar que essa espécie de palmeira pode crescer bastante e, eventualmente, pode ser necessário transplantá-la para um vaso maior ou para o solo.

  4. Boa noite .Plantei 3 palmeiras rabo de raposa próximo a uma piscina. O construtor disse que pode danificar muro ou piscina. Infelizmente vou ter que retirar. Será que pode plantar em vasos?

    1. Olá, Sueli, é possível plantar as palmeiras rabo de raposa em vasos para evitar danos ao muro ou à piscina. Certifique-se de usar vasos grandes o suficiente e um solo adequado para plantas tropicais.

  5. Olá, tenho 2 rabo de raposa, que já faz uns 4 meses que a folha nova parece ter chegado a um ponto que não cresce mais e não abre, o que eu faço?

    1. Olá Ana! Indicamos que você verifique as condições de luz, água e temperatura. Analise também o solo e observe a presença de pragas ou doenças, considerando podar folhas danificadas. Se necessário, consulte um especialista em jardinagem.

  6. Bom dia! Comprei 4 palmeiras rabo de raposa e plantei num vaso. Sendo que ainda não estão bonitas do jeito que queria. Quero elas com o caule mais grosso e as folhas cheias e arcadas. Quanto tempo leva para elas ficarem assim já que estão no vaso?

    1. Olá, Ana! Pode levar alguns anos para as palmeiras rabo de raposa ficarem com o caule mais grosso e as folhas cheias e arcadas quando cultivadas em vasos. Paciência e cuidados adequados são essenciais para um crescimento saudável. Aproveite o processo de vê-las crescer e se transformar!

  7. Bom dia , estou com uma palmeira rabo de raposa a 8 meses ela não dissolve e esta com as folhas amareladas e queimadas oque possi fazer para trata-la.

    1. Olá, Daniela! A primeira coisa é retirá-la do contato direto com o sol (entre às 10h e 16h da tarde). Em seguida, você pode optar por fertilizá-la com o Forth Palmeiras, que vai ajudar no crescimento.

  8. Estou com as palmeiras com as folhas amareladas e pontas secas, última Adubação com fertilizante e organico foi em novembro, vc acha que esse ocorrido é falta de Adubação? Grato

    1. Oie! É possível que a falta de adubação esteja relacionada com o amarelamento das folhas e as pontas secas nas suas palmeiras. O adubo orgânico fornece nutrientes essenciais para as plantas, e a falta desses nutrientes pode levar a sintomas como os que você descreveu.

      As palmeiras precisam de uma variedade de nutrientes para crescer de forma saudável, incluindo fósforo, potássio e outros elementos secundários e micronutrientes. Se o solo não possui nutrientes suficientes, as plantas não conseguem absorver os nutrientes necessários para manter sua saúde e vitalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *