Como montar o seu Jardim Inglês? 5 passos!
Nos últimos artigos aqui do blog, você deve ter notado que estamos abordando bastante os tipos de jardins existentes atualmente. Reparamos que há bastante interesse nas pessoas em saber mais sobre as características dos mesmos para ter inspirações.
Falamos por aqui sobre o Jardim Italiano, Jardim Tropical e também sobre o Jardim Desértico, mas hoje nosso foco será no Jardim Inglês.
Você sabia que esse estilo de paisagismo e jardinagem é considerado uma revolução? Sim!
Assim como as opções mencionadas acima, existe nele uma gama de possibilidades de decoração que aliam a natureza ao urbano – sendo um manifesto contra padrões e simetria.
O estilo chamado de Jardim Inglês possui características que vão ao oposto de alguns outros estilos e, dessa forma, a ideia é que a paisagem natural seja bastante valorizada e, ao mesmo tempo, as curvas – seja no relevo, caminhos e formato das plantas.
As plantas, assim como no Tropical, também devem ser posicionadas como se estivessem mesmo na natureza e, dessa forma, não há espaço para simetria e muita ordem. A ideia aqui, da mesma forma, é que cada planta se desenvolva à sua maneira e ganhe o espaço que necessita.
No entanto, assim como em outros estilos, a organização e planejamento devem ser aliadas desse tipo de jardim antes de, de fato, colocar a mão na massa. E é por isso que, hoje, queremos te dar 5 dicas de como montar o seu da melhor forma.
Se você gosta desse estilo de conteúdo e quer saber sobre como montar seu Jardim Inglês, apostando em combinações que realmente fazem sentido, sem perder dinheiro ou gastar demais, saiba que está no lugar certo.
No artigo de hoje, vamos abordar 5 passos para essa construção, incluindo as espécies mais relevantes para utilizar e suas tipificações também.
Boa leitura e acompanhe as informações abaixo!
Vem com a gente! 😉
O que é o Jardim Inglês?
Fonte: Verde na Web
Pense no Jardim Inglês como uma quebra de paradigma. Historicamente, esse estilo de decoração surgiu por volta do século XVIII e se espalhou por todo o mundo sendo uma alternativa aos jardins no estilo francês.
Muito influenciado pela literatura e filosofia, o Jardim Inglês tem um viés bastante campestre e encoraja as pessoas a olharem a natureza da forma como ela é, sem a intervenção excessiva do ser humano.
O objetivo principal desse tipo de jardim, então, é reproduzir a natureza de forma nua e crua. Dessa forma, é um estilo de decoração muito caracterizado pela paleta de cores em tons verdes, vermelho e marrom, podendo haver a presença de flores coloridas.
Árvores nativas e arbustos, nesse caso, são uma ótima opção para ele. Ao mesmo tempo, gramados extensos, com amplas alamedas, trazem um vigor ainda maior ao Jardim Inglês.
É comumente dito, além disso, que formas geométricas e retas não são permitidas no Jardim Inglês. Então, tome cuidado ao comprar os apetrechos para a decoração desse ambiente e opte por detalhes naturais: pedras, estátuas pequenas e etc.
Vantagens de ter um Jardim Inglês
Muitas pessoas indicam que uma das grandes vantagens do Jardim Inglês, assim como o Tropical (que bebem da mesma fonte, inclusive) é a sua versatilidade, já que estamos falando de um jardim que apresenta plantas que vivem bem em conjunto – falaremos à frente de algumas opções disponíveis.
Além disso, é uma estrutura que pode ser muito bem alocada em locais de grande porte. Sendo assim, se está com dúvidas sobre como decorar a frente da sua casa ou o seu quintal maior, saiba que essa é uma boa opção.
Outros benefícios desse tipo de decoração na jardinagem são:
- Plantas com boa resistência;
- Ótimo estilo de jardim para áreas com estilo romântico e barroco;
- Pode ser construído em áreas externas de grande porte;
- Possibilidade de incluir diversos apetrechos e detalhes de decoração – sendo um jardim democrático, você pode usar estátuas, vasos, pedras mas deve tomar cuidado com simetrias.
Apesar disso, porém, existe uma grande necessidade de um bom sistema de drenagem em todas as plantas ali presentes – esse ponto é muito importante para que o seu Jardim Inglês dure por bastante tempo e se desenvolva da melhor forma, sem grande necessidade de mão de obra.
Elementos fundamentais do Jardim Inglês
Fonte: Giuliana Flores
Para ter um Jardim Inglês que seja bem sucedido, é importante que seu espaço disponível atenda a alguns pré-requisitos importantes para o seu desenvolvimento e crescimentos. São alguns deles:
- Luminosidade e temperatura: é importante que as plantas tenham contato, ao menos, com a luz indireta ao longo do dia. Algumas espécies necessitam de, pelo menos, 4 horas expostas ao sol e é importante considerar isso no momento do plantio delas.
- Água e umidade em geral: como mencionado, é importante que o Jardim Inglês também tenha um bom sistema de drenagem, já que a maioria das espécies necessitam de um solo mais úmido para viver e se desenvolver da melhor forma.
- Solo e adubação: em geral, as plantas presentes em um Jardim Inglês gostam de um solo rico em matéria orgânica e isso será necessário no seu. Para esse ponto, use húmus de minhoca, areia vegetal e outros componentes para deixá-lo bastante rico.
Além dos pontos colocados acima, existem alguns elementos (inclusive já citados), que precisam também estar em todo e qualquer tipo de Jardim Inglês.
Dessa forma, quando estiver pensando no que precisa para montar o seu (ainda que não saiba qual tipo deseja), você poderá anotar os seguintes itens:
- Árvores e arbustos – podendo ser árvores mortas também;
- Rochedos, clareiras, lagos – tudo que remeta a natureza nua e crua;
- Plantas floríferas de pequeno porte;
- Maciços e gramados redondos;
- Assimetria – seja nos formatos das plantas, seja nos acessórios;
- Bom sistema de drenagem – já que todas as espécies deste jardim não toleram encharcamento;
- Luz solar direta ou parcial por boa parte do dia.
Sugestão de plantas para seu Jardim Inglês
Fonte: Terral
Em relação às espécies possíveis para cultivar no seu Jardim Inglês, listamos abaixo algumas possibilidades para você garantir que esse local fique incrível.
Confira!
- Pinheiros;
- Gerânio;
- Jasmin;
- Sálvia-vermelha;
- Margaridas;
- Lavanda;
- Maria-sem-vergonha;
- Árvores Nativas;
- Plantas Esculturais;
- Arbustos;
- Grama-são-carlos;
- Grama-preta;
- Gonha;
- Ninféias;
- Vitória-régia;
- Etc.
Fonte: Jardineiro.net.
E como montar o Jardim Inglês? 5 passos!
Fonte: Claudia
Certo, agora que você já sabe melhor sobre as características desse tipo de jardim, vamos ao passo a passo de montagem.
- Passo 1: Escolha o espaço e lembre-se que esse estilo de jardim se dá muito bem com aqueles de grande porte, mas ao mesmo tempo, também pode ser adaptado para um espaço menor.
- Passo 2: Não deixe de pensar no gramado, use e abuse dessa característica! É bem importante nesse estilo de jardim.
- Passo 3: Escolha as espécies de plantas de flor, mas não esqueça das árvores e arbustos. Não só de flores se faz um Jardim Inglês.
- Passo 4: Se tiver espaço, faça uso de caminhos de pedra, lagos artificiais, decoração com rochas e etc.
- Passo 5: Cuide da disposição de todos esses elementos e baseie-se nas fotos indicadas nesse artigo para isso! Que tal?
E então? Gostou de saber sobre o Jardim Inglês? Esperamos que o artigo sobre tenha sido útil e que você comece a montá-lo hoje mesmo.
Qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre o Jardim Italiano!
Deixe um comentário