Pé de pimentão: como cuidar da melhor forma?
O pimentão é um daqueles alimentos que nos enganam quando pensamos em sua definição. No caso, ao invés do que muitas pessoas acreditam, ele é uma fruta – e não uma verdura ou legume. No caso, falaremos sobre as definições específicas abaixo, mas de uma forma geral: ele é uma fruta pois tem ovários amadurecidos, onde ficam as sementes.
Além disso, desde já também adiantamos: mesmo se você for uma pessoa que não mora em uma casa grande (ou que mora em apartamento, por exemplo), saiba que ter um pé de pimentão no seu espaço disponível é super possível.
Isso acontece porque esse não é um tipo de fruta que precisa de grande espaço para se desenvolver bem, porém, precisa de alguns cuidados específicos para que seu desenvolvimento aconteça de forma plena.
Grande incentivo para que você tenha esse alimento rico em nutrientes em casa, não é mesmo? Assim, além de incluí-lo em suas refeições diárias, você pode ter uma alimentação mais saudável sem precisar gastar diretamente.
Mas, mesmo o espaço não sendo um problema, por que ter um pé de pimentão sempre à sua disposição? Essa fruta realmente faz bem para saúde?
A resposta é sim! Diversas pesquisas indicam que ele é capaz de afastar doenças, sendo uma ótima fonte antioxidante e ajudando a proteger o corpo contra os danos oxidativos e doenças degenerativas.
Além de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ele é rico em minerais importantes para o nosso corpo e também possui ação expectorante, descongestionante, anti bacteriana, transforma parte das calorias dos alimentos em calor (o que é chamado de indutor da termogênese), além disso trabalha na dissolução de coágulos sanguíneos e pode ser um grande aliado no processo de desintoxicação do corpo.
Um ponto interessante para mencionar é que o pé de pimentão pode prover de diferentes tipos (não o mesmo, claro). No caso, você já deve saber mas existem o pimentão vermelho, laranja, amarelo e verde, certo? Cada um deles pode ser considerado bom para uma coisa específica.
Segundo a Vitat: “(…) o vermelho possui maior concentração de vitamina A e zinco. Já o amarelo é boa fonte de vitamina C, enquanto o verde oferece mais acidez. Porém, não importa a versão, todos têm antioxidantes de sobra, o que confere ao pimentão diversos benefícios para a saúde.”
E então? Já está convencido de que ter um pé de pimentão em casa pode ser algo bastante útil e saudável? Se sim, não deixe de acompanhar o artigo abaixo pois nele iremos te dar dicas de como cultivar essa planta e ter sucesso nisso.
Continue acompanhando o artigo até o final!
Boa leitura! 😉
Taxonomia do Pimentão
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Magnoliopsida;
- Ordem: Solanales;
- Família: Solanaceae;
- Gênero: Capsicum;
- Espécie: Capsicum Annum.
A família Solanaceae abarca as plantas com flor do grupo chamado “dicotiledóneas”. No caso, as espécies são herbáceas, mas outras também são lenhosas – folhas alternas, simples, sem estípulas. As espécies podem ser encontradas bem distribuídas ao redor do mundo (com exceção da Antártida), porém, têm maior incidência na América do Sul e América Central.
A maioria das espécies da família possuem alto valor econômico, como a batata, tomate, tabaco, pimentões – além daquelas que são ornamentais, como a Petúnia, Datura, Schuzanthus e assim por diante. Algumas espécies são conhecidas como plantas medicinais também, pelos seus efeitos psicotrópicos ou por serem venenosas.
O gênero Capsicum, por sua vez, é formado por um conjunto de plantas cujos frutos mais conhecidos são as variações doces da pimenta (no caso, pimentos e pimentões). Nesse gênero também há presença de pimentas picantes, com exemplo da piripiri, malagueta, gindungo, entre outras.
As espécies desse gênero podem ser utilizadas para fins medicinais e culinários sob a forma de especiaria ou em molhos, enquanto que os pimentos são geralmente usados como hortaliças ou vegetal.
São elas, inclusive:
- Capsicum fastigiatum;
- Capsicum frutescens;
- Capsicum flexuosum;
- Capsicum galapagoense;
- Capsicum geminifolium;
- Capsicum hookerianum;
- Capsicum lanceolatum;
- Capsicum leptopodum;
- Capsicum lycianthoides;
- Capsicum luteum;
- Capsicum minutiflorum;
- Capsicum mirabile;
- Capsicum mositicum;
- Capsicum parvifolium;
- Capsicum pubescens;
- Capsicum schottianum;
- Capsicum scolnikianum;
- Capsicum tetragonum;
- Capsicum tovarii;
- Capsicum campylopodium;
- Capsicum cardenasii;
- Capsicum chacoense;
- Capsicum chinense;
- Capsicum chlorocladium;
- Capsicum ciliatum;
- Capsicum coccineum;
- Capsicum cornutum;
- Capsicum dimorphum;
- Capsicum dusenii;
- Capsicum exile;
- Etc.
Características e propriedades do pimentão
Fonte: Pixabay
O pimentão é uma fruta com sabor e aroma únicos, além de possuir propriedades que são excelentes para a saúde do nosso corpo. Pode ser uma planta bastante útil à dieta e pode ser usada de diversas maneiras na culinária, seja cozido, cru, frito, em sopas, caldos e como acompanhamento para diversos pratos.
No entanto, devido a sua propriedade termogênica, muitas pessoas acabam exagerando no consumo desse alimento em determinada medida já que ele acelera a queima de calorias. É importante lembrar, no entanto, que o consumo excessivo e em larga escala de qualquer tipo de alimento não é interessante. Deve-se haver equilíbrio.
Podendo ser encontrado nas cores amarela, vermelha, verde e laranja, essa fruta (apesar de ser um tipo de pimenta), tem um sabor mais puxado para o adocicado e, por isso, pode ser incluso na alimentação de forma mais “fácil” do que as pimentas vermelhas comuns (que são mais picantes).
Dito isso, é frequentemente utilizado como acompanhamento em pratos salgados, arroz, sopas, ensopados, frutos do mar, saladas e assim por diante.
O pé de pimentão pode atingir de 0,5 a 1,5 m de altura. É uma planta muito ramificada e pode ser cultivada anualmente (suas raízes, inclusive, atingem até um metro de profundidade). Além do mais, seus frutos apresentam polpa firme, com ampla variação de formas e cores que, junto com seus atributos sensoriais, agradam muito as pessoas.
Propriedades do pimentão
O pimentão (independentemente de sua coloração) tem uma série de propriedades que fazem bem para a nossa saúde, como já mencionado. Entre elas, destacam-se:
- Anti-inflamatório: contém compostos anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo e aliviar dores e desconfortos associados a doenças inflamatórias;
- Antioxidante: rico em antioxidantes que ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados por radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce;
- Grande variedade de nutrientes: vitamina C, vitamina A, potássio, ferro e fibras.
- Reduz risco de doenças do coração: estudos têm mostrado que o consumo regular de pimentão pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.
Existem outros tipos de pimentão? Todos são adocicados?
O pimentão também é conhecido por suas características únicas, como sua textura firme e crocante e seu sabor doce. Porém, isso não significa que não existem tipificações que apresentam um aroma e sabor mais picante como de suas primas pimentas.
Além disso, a cor do pimentão pode variar do verde ao vermelho, amarelo, laranja, roxo e marrom, dependendo da variedade. Algumas, como mencionado, são mais suaves e doces, enquanto outras são mais picantes e apimentadas.
Quanto tempo leva para nascer um pé de pimentão?
No geral, é possível dizer que o pé de pimentão tem pouco tempo de vida, por isso, normalmente as plantações apresentam mais de uma muda. Eles costumam produzir frutos nos meses de outono e, se forem bem cuidados, entre 120 e 130 dias após o plantio das sementes estarão prontos para a colheita.
Como escolher um pimentão no mercado?
Ao escolher os pimentões, é importante procurar aqueles que são firmes e pesados para o seu tamanho, com pele lisa e brilhante. Pimentões maduros tendem a ter uma cor mais intensa e doce, enquanto os pimentões verdes são mais firmes e picantes.
Por que encontro mais pimentão verde no mercado?
Encontramos bastante sobre essa pergunta durante nossas pesquisas para a construção desse conteúdo sobre pé de pimentão. No caso, é possível respondê-la de forma bastante prática: o pimentão verde é colhido mais rápido, já que é colhido antes de amadurecer (inclusive, também por isso é mais barato).
Já o pimentão amarelo e o pimentão vermelho demoram mais para serem colhidos. Por isso, acabam exigindo mais cuidados contra pragas e demais fatores que podem prejudicá-los nesse maior tempo no campo. Isso aumenta o custo de produção, deixando-os mais caros.
Quais são as receitas mais tradicionais para usar essa fruta?
Como mencionamos acima, o pimentão pode ser preparado de muitas maneiras diferentes, incluindo cru, assado, grelhado, frito ou refogado.
Ele pode ser usado em saladas, sopas, molhos, marinadas, recheios, guisados e em muitos outros pratos. Algumas das receitas mais populares, no entanto, incluem chili, ratatouille, fajitas, paella e molho marinara.
Sobre pragas e doenças
Em relação a pragas e doenças, é possível destacar que as que mais atingem essa espécie são aquelas padrões das espécies vegetais no geral. Nesse sentido, pulgões e cochonilhas são as que mais podem ser vistas.
Lembrando que:
- Cochonilha: é um inseto que “chupa a seiva” da planta e, e como consequência, aparecem malformações nas folhas e o caule. Além disso, expulsam o excesso de seiva sobre a superfície das folhas, o que leva ao aparecimento do denominado fungo ferrujão.
- Pulgão: insetos que também se alimentam da seiva da planta. Porém, além disso, também podem se alimentar das folhas. Quando a planta é atacada por estes pequenos insetos, perde vigor, o seu crescimento reduz-se e a floração diminui.
Mas, afinal, como plantar pé de pimentão?
Fonte: Nt4 Gbi
Certo, agora que você sabe as propriedades dessa fruta e quais são seus amplos benefícios para a saúde, chegou o momento de falar sobre como plantar seu pé de pimentão em casa.
Vamos lá? Acompanhe!
Materiais necessários
- Sementes de pimentão, que podem ser retiradas de uma fruta que você tenha comprado no mercado;
- Solo drenável e rico em matéria orgânica;para plantio
- Vaso ou recipiente para plantio, mas se você for plantar direto na terra, isso não será necessário;
- Fertilizante para plantas, de preferência, aqueles específicos para frutas.
Passo 1: escolha as sementes de pimentão
Escolha sementes de pimentão de boa qualidade em lojas especializadas em jardinagem. Certifique-se de escolher variedades que se adaptam às condições climáticas de sua região.
Passo 2: prepare o solo
O solo para plantio de pimentão deve ser bem drenado e rico em nutrientes. Use uma mistura de solo para vasos ou prepare o solo com uma mistura de terra, compostos e adubos orgânicos.
Passo 3: plante e regue as sementes
Coloque as sementes de pimentão no solo com uma profundidade de 15 centímetros, em média. Cubra as sementes com uma fina camada de solo e pressione levemente para garantir o contato das sementes com o solo.
Deixe cerca de 2,5 cm entre as sementes e, depois disso, regue-as com água suficiente para deixar o solo úmido, mas não encharcado.
Passo 4: mantenha o solo úmido sempre que possível
Mantenha o solo do seu pé de pimentão sempre úmido. Para isso, você pode fazer o processo de rega a cada dois ou três dias, dependendo do clima. Evite encharcar o substrato para não afogar as sementes.
Passo 5: cuidados com a germinação
O pé de pimentão normalmente germina em cerca de 7 a 10 dias. Mantenha as sementes em um local quente e com luz solar suficiente. Quando as mudas atingirem cerca de 10 cm de altura, transfira-as para um recipiente maior ou para um vaso, a depender da sua necessidade.
Passo 6: fertilização e colheita
Depois que as mudas crescerem, aplique um fertilizante líquido para plantas a cada duas semanas para ajudar a manter o solo rico em nutrientes.
Em relação a colheita, é importante mencionar que o pé de pimentão leva cerca de 60 a 90 dias para amadurecer, dependendo da variedade. Quando o fruto estiver com a cor e o tamanho desejado, colha cuidadosamente do pé, cortando o caule perto com uma tesoura de jardim.
Como cuidar do pé de pimentão? Outras dicas!
Fonte: Greenme
Cuidar de um pé de pimentão é relativamente fácil, mas requer alguns cuidados específicos. Por isso, chegou o momento de falarmos sobre algumas dicas para o sucesso do plantio do mesmo.
Apesar de ser uma espécie que não tem muitos segredos, é importante atentar-se à composição para ter uma boa colheita.
- Escolha um local adequado: o pé de pimentão precisa de pelo menos seis horas de sol por dia para crescer e produzir frutas saudáveis. Escolha um local ensolarado em seu jardim ou varanda.
- Cuidados com o solo: o substrato deve ser bem drenado e rico em nutrientes. Adicione composto ou adubo orgânico ao solo antes de plantar seu pé de pimentão.
- Regue regularmente: o pé de pimentão precisa de água regularmente para crescer e produzir frutas saudáveis. Regue a planta cerca de duas vezes por semana, dependendo do clima.
- Fertilize regularmente: use um fertilizante líquido para plantas a cada duas semanas para ajudar a manter o solo rico em nutrientes.
- Pode a planta: a remoção das folhas e ramos que estão danificados ou mortos para manter a planta saudável é de extrema importância.
- Proteja contra pragas: o pé de pimentão pode ser afetado por pragas como pulgões, tripes e ácaros. Use um inseticida natural para proteger a planta e mantê-la saudável.
4 ótimas receitas com pimentão!
Mas não basta saber como plantar pé de pimentão, é importante também compreender como você poderá incluir esse alimento na sua rotina. Por isso, abaixo, reunimos algumas ideias de receitas para você fazer uso dessa especiaria.
- Fajitas de frango: corte o pimentão em tiras e refogue com frango em uma frigideira com óleo. Adicione cebola, alho e temperos de fajita, como cominho e páprica. Sirva em tortilhas com queijo, guacamole e salsa.
- Chili: um prato clássico da culinária americana. Para ele, você precisará de pimentões vermelhos e verdes, carne moída, feijão e uma variedade de temperos para criar um prato rico em sabor e textura.
- Pimentão recheado: a receita é simples, basta retirar o interior dos pimentões e recheá-lo, depois levar ao forno. Para isso, você precisará de: 4 pimentões grandes, 1 xícara de arroz, 1/2 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 1 tomate picado, 1/2 xícara de ervilhas congeladas, 1 colher de sopa de azeite de oliva, sal e pimenta a gosto.
- Salada de pimentão assado: para essa, você precisará de 2 pimentões vermelhos, 2 pimentões amarelos, 1 cebola roxa cortada em rodelas finas, 1/4 xícara de azeite de oliva, 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 1 colher de sopa de mel, sal e pimenta a gosto.
Esperamos que o artigo sobre como plantar pé de pimentão tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre pé de açafrão!
Deixe um comentário