O que é planta rasteira? 3 opções + cuidados!
Você está pensando em começar o seu jardim mas gostaria de algumas plantas para forrar parte do chão? Ou, então, tem um pequeno canteiro que está vazio e gostaria de trazer mais vivacidade a esse lugar? Se esse for um dos seus casos, a planta rasteira com certeza poderá ajudar.
As plantas rasteiras nada mais são que plantas de baixo crescimento em altura mas vasta capacidade de crescimento em largura. Dessa forma, são plantas que têm facilidade para tomarem grandes proporções rapidamente sem que sejam necessários muitos cuidados.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, inclusive, uma planta rasteira não necessariamente é apenas folhagem. Existem algumas delas que dão flores e, consequentemente, deixam todo o espaço mais colorido e muito mais charmoso – falaremos sobre duas delas abaixo.
Já se interessou pelo tema e quer ter contato com uma lista de 3 possibilidades de planta rasteira, incluindo seus cuidados? Se sim, está no lugar certo. É só continuar acompanhando o artigo abaixo e aproveitar nossas dicas.
O que é uma planta rasteira?
A planta rasteira (você também pode encontrá-la como “planta cobre-solo”) é uma alternativa ao relvado tradicional – ou seja, as plantas que aparecem de forma naturalmente e que cobrem o chão quase em sua totalidade.
São usadas para dar cor e mais vivacidade a jardins e canteiros mais sóbrios ou vazios através da formação de “tapetes vegetais”, os quais podem tomar todo um terreno de uma vez só.
Podemos dizer, inclusive, que uma planta rasteira é também uma planta ornamental, já que existe uma grande procura por esse tipo de espécie, principalmente, em casas de paisagismo.
Com a jardinagem cada vez mais sendo popularizada, as pessoas querem (e devem) ter espaços verdes em casa e, nem sempre, esses espaços agradam quando estão incompletos.
As plantas rasteiras vem para dar uma nova cara aos locais e deixá-los ainda mais com aquela sensação de “natureza”.
Dúvidas comuns sobre uma planta rasteira
Apesar do nome ser bastante sugestivo, existem diversas dúvidas que permeiam o universo de uma rasteira. Reunimos 3 delas abaixo para que você tenha maiores informações. Vamos lá? Acompanhe!
A planta rasteira e o “mato” é a mesma coisa?
Apesar de termos citado que as plantas rasteiras cobrem o chão e têm vasto desenvolvimento, não, elas não podem ser consideradas “mato” simplesmente – e, na verdade, podem ser até uma solução natural para as chamadas “ervas daninhas”.
No caso, plantas rasteiras, de forma resumida, são plantas ornamentais adquiridas para o fim de cobre-solo.
Além disso, necessitam de baixa manutenção e não há necessidade de podas super periódicas, já que tem crescimento específico. Inclusive, uma planta rasteira também não precisa de muita água para sobreviver.
A planta rasteira só fica no chão?
Outro ponto de engano! Não, uma planta rasteira não precisa apenas ficar no chão. Quando dizemos que há um vasto crescimento em largura, é também importante saber que ele independe da posição do solo (vertical ou horizontal).
Dessa forma, uma planta rasteira também pode servir para cobrir paredes, muros, pergolados ou qualquer superfície mais irregular.
Existe planta rasteira aquática?
Sim! Também existem plantas rasteiras que podem ser cultivadas dentro de aquários, por exemplo.
No entanto, para os casos de cultivo na água, as espécies são bem diferentes, inclusive em seus cuidados. Dessa forma, uma planta rasteira aquática não pode ser usada em terra e vice e versa.
Além do mais, as três espécies mais comuns são: Utricularia Graminifolia, Eleocharis Parvula e a Riccia Fluitans também.
Tipos de planta rasteira
Certo, agora que você já sabe o que é uma planta rasteira e pôde ter contato com algumas das principais dúvidas sobre elas, vamos falar sobre algumas das tipificações existentes.
No geral, existem plantas rasteiras dentro de diversos tipos de famílias botânicas. No entanto, essas espécies são mais comuns entre as suculentas, vivazes, plantas perenes, trepadeiras e também arbustos.
Cada uma dessas tipificações tem suas vantagens específicas, sendo elas:
- Suculentas: baixa manutenção, vasto desenvolvimento;
- Vivazes: fácil manutenção, mas perdem suas folhas e caules no inverno;
- Perenes: vivem por bastante tempo e estão sempre verdes;
- Trepadeiras: capazes de cobrir totalmente qualquer tipo de relevo;
- Arbustos: caules ramificados e grande capacidade de desenvolvimento.
3 opções de plantas rasteira + cuidados
Agora que você já sabe que existem tipos de planta rasteira, vamos às 3 opções mais recomendadas para cultivo juntamente com os cuidados de cada uma delas.
Hedera Hélix
Essa espécie pode ser ótima para bosques e também pode ser considerada uma planta trepadeira. Também é conhecida por ser uma planta medicinal, com folhas perenes e verdes. No caso, é uma espécie apenas de folhas, não há flores.
- Rega: regular, solo sempre úmido;
- Luminosidade: meias sombras mas tolera luminosidade, desde que não seja excessiva.
Lampranthus Aureus
Com origem nas regiões mais áridas da África central, essa espécie é considerada uma suculenta. Suas folhas são pequenas, bem verdes e carnudas e tem a capacidade de florescimento acentuada durante a primavera.
Durante esse período, é capaz de oferecer lindas folhas laranjas que duram por certo tempo, deixando o local lindo e bastante colorido.
- Rega: moderada, deixe o solo secar para regar novamente;
- Luminosidade: é uma planta que pode ser cultivada em pleno sol.
Begonia Semperflorens
Fonte: Flores e Folhagens
Com origem nas regiões tropicais da América, África e Ásia, essa espécie é considerada uma planta perene com grande poder ornamental. Suas folhas são ovais e redondas, já seus caules são carnudos e bem ramificados.
Suas flores, no caso, são concentradas no topo das plantações e podem adquirir coloração rosa, vermelha e branca durante todo o ano.
- Rega: frequente e moderada, deixe o solo secar para regar novamente;
- Luminosidade: se adapta bem a locais com muita ou pouca luz.
E aí, já está pronto para escolher qual planta rasteira vai colocar no seu jardim? Lembre-se que você pode procurar mudas através da internet e também pessoalmente, em lojas de paisagismo.
Esperamos que o artigo sobre planta rasteira tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Begônia Maculata!
Deixe um comentário