Begônia Maculata: dicas e como cultivar com sucesso!
Se você esteve atento às redes sociais no começo do ano de 2022, é muito provável que tenha visto bastante a Begônia Maculata sendo usada como décor em diversos posts, inclusive, no próprio Pinterest e Instagram também.
Isso aconteceu porque, ao longo deste ano, a plantinha com bolinhas brancas foi ganhando uma representatividade enorme entre as blogueiras de decoração e isso foi apenas aumentando seu sucesso que já era grande.
Além da coloração de verde, vermelho e suas bolinhas brancas, a Begônia Maculata também tem um formato diferenciado de suas folhas – pontudas e mais finas – o que faz com que ela fique ainda mais linda em qualquer ambiente que precisa de um toque requintado.
Originada aqui no Brasil, especificamente em regiões de Mata Atlântica, a Begônia Maculata é uma das mais antigas de sua espécie e a data de catalogação pode ser considerada em torno de 1820 – e de lá pra cá, sua popularidade só aumentou.
Se você quer uma Begônia Maculata ou já comprou a sua e precisa de dicas sobre como cultivá-la da melhor forma e deixá-la sempre linda na sua decoração, esse conteúdo é perfeito para você!
Abaixo, acompanhe dicas de cuidado, cultivo e muito mais. Boa leitura e aproveite!
Taxonomia da Begônia Maculata
- Reino: Plantae;
- Clado: Tracheophytes;
- Clado: Angiospermas;
- Clado: Eudicots;
- Clado: Rosids;
- Ordem: Cucurbitales;
- Família: Begoniaceae;
- Gênero: Begônia;
- Espécie: Begônia Maculata.
Importante ressaltar que essa é apenas uma entre as espécies de Begônia. Esse é um gênero de plantas pertencentes à família Begoniaceae e, normalmente, suas espécies são encontradas na América do Sul e Havaí.
Nele, há cerca de mais de 1400 espécies reconhecidas atualmente, sendo algumas elas:
- Begonia × albopicta W.Bull;
- Begonia × amabilis Linden;
- Begonia × antonietae Brade;
- Begonia × breviscapa C.I Peng, Yan Liu & S.M.Ku;
- Begonia × chungii C.I Peng & S.M.Ku;
- Begonia × reichenheimii G. Bartsch;
- Begonia × taipeiensis C.I.Peng;
- Begonia alice-clarkae Ziesenh;
- Begonia aliciae C.E.C.Fisch;
- Begonia alicida C.B.Clarke;
- Begonia almedana Burt-Utley & Utley;
- Begonia alnifolia A.DC;
- Begonia alpina L.B.Sm. & Wassh;
- Begonia altamiroi Brade;
- Begonia altissima Ridl;
- Begonia altoperuviana A.DC;
- Begonia dolichotricha Merr;
- Begonia domingensis A.DC;
- Begonia donkelaariana Lem;
- Begonia dosedlae Gilli;
- Begonia dregei Otto & Dietr;
- Begonia dressleri Burt-Utley;
- Begonia droopiae Ardi;
- Begonia dryadis Irmsch;
- Begonia duclouxii Gagnep;
- Etc.
Características da Begônia Maculata
Fonte: Sitio da Mata
Parente da Begônia Tuberosa, a Begônia Maculata tem origem aqui no Brasil, mais especificamente encontrada nas regiões de Mata Atlântica. Por ser uma planta localizada aqui no nosso país, ela é muito fácil de ser cultivada porque já se dá muito bem com o nosso clima.
Apesar de ser uma planta muito popular por sua beleza e valor ornamental, ao mesmo tempo, também é conhecida por ter cuidados fáceis e não dar muito trabalho para as pessoas que a cultivam.
No entanto, claro, se você faltar com alguns dos pré-requisitos para o desenvolvimento da Begônia Maculata, ela realmente não se esforçará muito para sobreviver.
Assim, apesar de algumas pessoas não terem muita sorte com essa espécie, quem consegue cultivá-la com luminosidade indireta e manter uma rega sempre perene pode contar com uma planta linda e que vive por vários meses.
Ainda falando sobre a questão da luminosidade, a Begônia Maculata não aceita muito sol diretamente e não gosta de ficar super exposta a luz – apesar disso, precisa sim de iluminação para viver – que deve ser indireta. Cultivá-la próxima de janelas, por exemplo, é uma boa opção.
Além disso, a Begônia Maculata precisa ter seu substrato constantemente umedecido, o que significa que uma boa prática é regá-la, ao menos, duas vezes na semana – com bastante cuidado para evitar encharcar o solo.
A coloração da Begônia Maculata, como já mencionado, varia entre 3 cores: verde, vermelho e o branco das bolinhas. Apesar desse consenso, também é possível identificar um tom dourado nas bordas das folhas caso a planta esteja com contato muito direto ao sol.
Por fim, além de ser linda e delicada, a Begônia Maculata ainda pode ficar melhor! Quando suas pequenas flores brancas com detalhes amarelos aparecem, ela se torna ainda mais bonita e encantadora. Normalmente, isso acontece entre a primavera e o verão.
Como cultivar a Begônia Maculata?
Fonte: Flora Tropical
Por ser uma planta com enorme valor ornamental, a Begônia Maculata é uma planta facilmente encontrada em floriculturas ou casas de paisagismo. Apesar disso, sua compra pode ser dificultada a depender da época do ano, quando sua procura está maior.
A propagação dessa espécie, no geral, pode ser feita através das folhas, caules e germinação das sementes. No entanto, a utilização do método através de seu caule acaba sendo o preferido por ser mais rápido e fácil.
Para isso, você precisa cortar o caule com cerca de três folhas, colocar na água e esperar enraizar.
Em relação a preços, é possível encontrá-la em mudas – se for para cunho decorativo, também é possível encontrá-las direto nos vasos prontas para decoração.
Uma muda, no entanto, pode ser encontrada a partir de R$ 60, a depender do tamanho e idade da planta também.
Como cuidar da Begônia Maculata?
Fonte: Viva Decora
Agora que já falamos sobre as características principais da Begônia Maculata, é o momento de abordarmos mais diretamente sobre os cuidados para que essa planta incrível se mantenha sempre bonita e parte de sua decoração.
Vamos lá? É só acompanhar as dicas abaixo!
Clima
É uma espécie que se dá bem com alguns tipos de clima, sendo eles: tropical e subtropical também, ainda mais pela região de seu habitat.
Apesar disso, o ideal é mantê-la em um ambiente mais quente, úmido (mas sem exageros) e com boa incidência de sol indireto. Climas mais amenos, entre 14ºC e 29ºC, no caso, também são uma boa opção.
Ao contrário de outras plantas, não tolera extremos – tanto de frio quanto de calor. Pode morrer facilmente em geadas e neve, inclusive.
Rega
As regas da Begônia Maculata podem ser espaçadas porém regulares, ao menos, duas vezes na semana em estações mais quentes. Em épocas mais frias, opte por realizar esse processo a cada sete dias, por exemplo.
Além disso, é uma planta que gosta de solo úmido mas não encharcado. Por isso, é importante tomar cuidado com excessos. Inclusive, uma boa prática é somente regar quando o solo estiver seco por completo.
No caso da Begônia Maculata plantada dentro de casa, no entanto, é interessante que a umidade seja mais frequente, já que o substrato de vasos costumam secar de forma mais rápida que o substrato de jardins – por isso, observe o substrato.
Um outro ponto relevante é optar também por borrifar água nas imediações planta, já que em seu habitat natural está acostumada com umidade nessas regiões.
Solo
O substrato ideal para a Begônia Maculata é um mais drenável e soltinho. Ao mesmo tempo, também gosta bastante de solos férteis e bastante ricos em matéria orgânica. Falaremos mais abaixo sobre uma misturinha infalível e que as Begônias Maculatas adoram.
Poda
A poda da Begônia Maculata está relacionada ao seu controle de tamanho apenas. Dessa forma, você pode realizar esse processo a cada 6 meses, a depender da evolução e desenvolvimento da planta.
Além disso, certifique-se de sempre manter a manutenção da planta e tirar as folhas mais secas ou queimadas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável.
Adubação
A fertilização da Begônia Maculata é muito bem-vinda. Se preferir, você pode fazer uso de adubos voltados para o desenvolvimento de plantas em geral ou o famoso NPK 10-10-10. Opte por fazer esse processo a cada 3 meses, se quiser.
Além disso, a mistura de terra comum, terra vegetal e húmus de minhoca é uma das preferidas da Begônia Maculata. Utilize bastante dessa dica para garantir o sucesso do plantio.
Esperamos que o artigo sobre a Begônia Maculata tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a flor de Lótus!
Deixe um comentário