Botão de ouro: quais os cuidados?
Sabe aquela flor de cor amarelo vivo que lembra muito uma margarida ou, até mesmo um girassol? Essa é a flor botão de ouro!
Você já deve tê-la visto em meio às suas folhagens esverdeadas em jardins residenciais ou públicos, dando vida a qualquer ambiente em que se encontra. Com sua cor amarelo-dourado, a flor botão de ouro encanta a todos, transbordando delicadeza e doçura.
Se você deseja cultivar essa linda plantinha em sua casa e não sabe começar, conheça agora todas as informações e detalhes sobre os cuidados com a planta botão de ouro, desde suas características principais até como fazer sua propagação.
Taxonomia da planta botão de ouro
A planta botão de ouro, ou unxia kubtizkii, seu nome científico, é uma herbácea florífera predominante em regiões de clima equatorial, subtropical e tropical. Tipicamente brasileira, com origem em nosso país, ela apresenta a seguinte taxonomia:
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Magnoliopsida;
- Ordem: Asterales;
- Família: Asteraceae;
- Gênero: Unxia;
- Espécie: U. kubitzkii.
Características da planta botão de ouro
A botão de ouro pertence à mesma família que as margaridas, além de ser nativa do Brasil, como já comentamos. Suas folhas pequenas e esguias apresentam coloração verde-clara com extremidades dentadas.
O tamanho da botão de ouro é pequeno, atingindo cerca de 40 cm, o que a torna uma planta de fácil cultivo em canteiros de jardins residenciais ou públicos, assim como em vasos.
Além de apresentar flores lindas e delicadas na cor amarela, sendo, portanto, uma excelente planta ornamental, a botão de ouro não requer cuidados muito complexos, além de ser resistente a doenças.
Para que serve o botão de ouro?
Além de possuir folhagens e flores delicadas, garantindo uma presença ornamental exuberante para qualquer ambiente, a planta botão de ouro também pode ser consumida de formas específicas para tratamentos medicamentosos.
Assim, da planta botão de ouro é possível extrair um óleo essencial usado para fins medicinais como cicatrizante natural, quando aplicado em feridas, além de antibactericida.
Como é a flor botão de ouro?
A planta botão de ouro floresce durante todo ano, com floração intensa na primavera e no verão. Afinal, esta não é uma planta propícia ao frio, reservando suas energias durante esse clima para manter o desenvolvimento apenas de suas folhas.
As flores botão de ouro são pequenas, com pétalas e miolo de cor amarelo-ouro. Além disso, elas são do tipo capítulo, ou seja, se apresentam num receptáculo arredondado e protegido por brácteas, aquelas folhazinhas extras que ficam embaixo das pétalas.
Por ser uma flor vistosa, acaba atraindo muitos insetos para a polinização, principalmente abelhas e borboletas. Porém, a visita desses bichinhos não chega a incomodar, sendo muito importante na sua propagação e perpetuação de sua espécie.
Como cuidar da planta botão de ouro?
Como comentamos, os cuidados com a planta botão de ouro não exigem muitas ações específicas. Suas folhagens se adaptam bem ao clima quente, precisando apenas evitar o contato com geadas.
Ainda assim, se você quer uma planta bonita em sua casa, com flores vistosas e um desenvolvimento saudável, confira em que você deve se atentar com relação à luz, regas e adubo para seu botão de ouro:
Luminosidade
O botão de ouro deve ser cultivado sob sol pleno, recebendo bastante luz no ambiente onde está instalada. Para isso, o ideal é colocá-lo em varandas abertas ou no jardim, desde que tenha contato com a luz do sol.
Rega
A rega da planta botão de ouro deve ser feita de forma regular. O solo, no entanto, deve ficar levemente úmido, já que um solo encharcado pode causar o apodrecimento de suas raízes.
Adubação
O solo para plantio da botão de ouro deve ser fértil e, principalmente, enriquecido com matéria orgânica. É indicado adubar a planta a cada seis meses com NPK ou fertilizantes orgânicos para garantir uma floração intensa.
Como fazer muda de botão de ouro?
A muda de botão de ouro pode ser feita por meio de estaquia. Ou seja, você deve selecionar ramos saudáveis, cortá-los na base e replantar, aguardando o aparecimento dos primeiros brotinhos. Atenção para os primeiros 15 dias: mantenha o solo constantemente úmido para que as raízes possam brotar.
Outra forma de propagação da planta botão de ouro é por meio de sementes. A germinação das sementes pode acontecer por interferência humana, através do plantio, ou naturalmente quando, após as pétalas caírem, pequenas sementes entram em contato com o chão, germinando de forma imediata.
Com essa fácil propagação, a botão de ouro pode, muitas vezes, acabar se tornando uma erva daninha, infestando, principalmente lavouras e pomares, além de ser encontrada na beira de estradas no Brasil inteiro.
O que achou de conhecer a planta botão de ouro? Conte para nós nos comentários e não deixe também de ler sobre os cuidados com a rosinha do sol, uma planta com flores belíssimas e delicadas!
Deixe um comentário