Bromélia Tillandsia: como cuidar?
A Bromélia Tillandsia, planta popularmente conhecida como Cravo do Mato também, é uma flor localizada originalmente na América do Sul, mas também pode ser encontrada na América Central.
Sua primeira aparição aconteceu ainda no século XVII quando o botânico Linnaeus encontrou uma espécie diferente na qual ele nunca tinha tido contato. Depois disso, as pesquisas e o uso da planta como ornamental na composição de decorações passou a acontecer de forma bastante frequente.
A capacidade de sobrevivência da Bromélia Tillandsia é bastante alta, principalmente, por ser uma planta epífitas. Porém, falaremos com mais detalhes sobre esse aspecto ao longo do artigo.
Então, se você já gostou do tema e quer saber mais sobre como cuidar da Bromélia Tillandsia e como deixá-la sempre bonita, é só continuar acompanhando o artigo até o final. Boa leitura!
Taxonomia da Bromélia Tillandsia
- Reino: Plantae;
- Clado: Angiospérmicas;
- Clado: Monocotiledóneas;
- Clado: Comelinídeas;
- Ordem: Poales*
- Espécie: são cerca de 18.300 espécies reconhecidas atualmente.
*Poales é uma ordem de plantas com flor que integra o clado das monocotiledóneas commelinídeas. Na circunscrição taxonômica que lhe é dada no sistema APG IV, de 2016, integra 14 famílias, com cerca de 1.050 géneros e mais de 18.300 espécies (entre elas, temos a Bromélia Tillandsia), entre as quais algumas das mais importantes plantas cultivadas, como os cereais (trigo, milho, arroz, centeio, entre outros), a cana-de-açúcar, o ananás e a maioria das espécies que constituem as pastagens e relvados (Fonte: Wiki).
Taxonomia das Bromélias em geral
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Liliopsida;
- Subclasse: Comelinídeas;
- Ordem: Poales*
- Família: Bromeliaceae;
- Subfamília: Bromelioideae;
- Gênero: Bromelia;
- Espécie: mais de 500 espécies.
Algumas das espécies foram listadas abaixo.
- Bromelia agavifolia Brongniart ex Houllet
- Bromelia alsodes H. St. John
- Bromelia alta L.B.Smith
- Bromelia antiacantha Bertoloni
- Bromelia arenaria Ule
- Bromelia auriculata L.B.Smith
- Bromelia arubaiensis P. L. Ibisch & R. Vásquez
- Bromelia balansae Mez
- Bromelia balansae f. tricolor Hort. ex M.B.Foster
- Bromelia binotii E.Morren ex Mez
- Bromelia braunii Leme & E. Esteves
- Bromelia chrysantha Jacquin
- Bromelia eitenorum L.B.Smith
- Bromelia epiphytica L.B.Smith
- Bromelia estevesii Leme
- Bromelia exigua Mez
- Bromelia flemingii I.Ramirez & Carnevali
- Bromelia fosteriana L.B.Smith
- Bromelia fragilis L.B.Smith
- Bromelia glaziovii Mez
- Bromelia goeldiana L.B.Smith
Características da Bromélia Tillandsia
Depois de algumas especificidades sobre a taxonomia das Bromélias, é o momento de focar na Tillandsia. No início, comentamos sobre ela ser uma planta com grande capacidade de sobrevivência e isso está relacionado a possibilidade de ser cultivada sobre outras plantas e as utilizarem como suporte para crescerem e se desenvolverem. É muito comum que isso aconteça com árvores, madeiras ou em coco, por exemplo.
A Bromélia Tillandsia, então, é uma planta que não precisa de solo para sobreviver, porém, algumas delas podem viver tranquilamente em terra. É possível encontrá-las em diversas cores, como rosa, roxo, vermelha, amarela e verde também.
No geral, é uma planta com ciclo de vida curto, assim como todas as Bromélias, que terminam seu ciclo na floração e renascem depois disso através das suas mudas. É muito comum que esse processo de floração da Bromélia Tillandsia aconteça durante o final de outubro e início do inverno, indo até a primavera.
No entanto, apesar da sua floração acontecer em períodos específicos, a Bromélia Tillandsia pode ser tranquilamente plantada em diferentes épocas do ano, sem comprometer o seu desenvolvimento. O que a planta vai precisar, nesse caso, é meia sombra com bastante claridade indireta ou difusa.
Tendo boas condições de crescimento, a Bromélia Tillandsia pode crescer cerca de 35 centímetros de altura e atingir até 40 centímetros de largura, porém, esse tamanho vai depender do local em que ela está e dos cuidados que ela recebe também.
Sendo uma planta mais rústica, também é possível que a Bromélia Tillandsia sobreviva com pouca água, principalmente, por sua capacidade de viver bem em um clima semi-árido.
Como cuidar da Bromélia Tillandsia?
Agora que já falamos sobre as características principais da Bromélia Tillandsia, é o momento de entrarmos nos tópicos sobre cuidados dessa planta. Anteriormente, inclusive, já demos alguns spoilers indicando que ela é uma planta com ótima capacidade de sobrevivência.
Porém, temos mais informações importantes sobre ela. Vamos lá? Acompanhe abaixo!
Clima
O clima ideal para a Bromélia Tillandsia é o tropical, principalmente, por se dar bem em locais que são mais quentes. No entanto, também consegue viver bem em climas semi-áridos, sendo uma ótima espécie para ser cultivada em regiões de alta e baixa umidade também.
Em relação à exposição ao sol, o ideal é que o local seja iluminado mas com luz indireta ou difusa com pouca intensidade direta na planta. No geral, uma meia sombra é o bastante para que a Bromélia Tillandsia viva bem.
Rega
As regas da Bromélia Tillandsia precisam ser regulares mas não necessariamente frequentes, justamente pela sua capacidade de armazenamento de água. Sendo assim, você pode regá-la quando notar que o substrato está seco ou a cada 4 dias. Regas durante a noite devem ser evitadas.
Solo
Como mencionado, a Bromélia Tillandsia é uma planta que não precisa de solo. No entanto, se você deseja plantá-la em terra, é possível fazer esse processo através de uma mistura drenável e soltinha. Utilize areia grossa ou pedriscos, musgo seco ou humus de minhoca e depois acrescente terra ou folhas moídas – ⅓ para cada um.
Poda
Não há restrições em relação a poda da Bromélia Tillandsia, no entanto, você pode optar por tirar as folhas mais murchas ou as hastes secas. É sempre importante manter o vaso limpo também.
Adubação
A Bromélia Tillandsia aceita adubações de forma liquida, com adubo do tipo NPK 10-10-10. É preciso dissolver essa mistura em, pelo menos,1 litro de água e coar antes. Evite fazer o procedimento ao sol muito quente ou na chuva.
Não há desculpas para não conhecer e plantar a Bromélia Tillandsia, não é mesmo? Além de linda, ela com certeza vai deixar seu jardim muito mais colorido.
Esperamos que o artigo tenha sido útil e, qualquer dúvida, deixe nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre como deixar uma suculenta colorida!
Deixe um comentário