árvore de natal natural

Árvore de Natal natural: 3 melhores espécies para montar a sua!

5
(4)

A árvore de Natal natural passou a ser preferência em muitos lares brasileiros nos últimos anos – o que já era bastante comum em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo. Os principais motivos para isso são por serem uma opção:

  • Mais ecologicamente correta;
  • Econômica;
  • Muito mais elegante para a decoração;
  • E ideal para espaços menores, como apartamentos.

Fora isso, a árvore de Natal natural pode ser replantada em outro ambiente ou se tornar uma planta comum dentro de casa após o término das festas de final de ano.

Algumas pessoas acreditam que apenas o pinheiro de Natal pode ser utilizado para a função da árvore de Natal natural, no entanto, vamos te mostrar que há várias opções para deixar sua decoração ainda mais do seu jeito!

Acompanhe o artigo abaixo e aproveite as dicas!

Por que ter uma árvore de Natal natural?

Como já mencionado, obter uma árvore de Natal natural pode ser muito mais interessante economicamente que uma sintética. Isso porque, normalmente, ao fim da época de final de ano, muitas das árvores artificiais são guardadas em caixas e deixadas por lá o ano inteiro. No final daquele período, essas árvores são retiradas para serem enfeitadas de novo e, quase sempre, estão empenadas e com grandes falhas.

Isso acontece porque as cerdas dessas opções de árvores são feitas de plástico ou policarbonato. Além disso, a maioria pode ser dobrada e guardada, mas quase nunca estão bonitas para enfrentar mais um Natal.

Além de econômica (por durar por anos, a depender dos cuidados de cada pessoa), a árvore de Natal natural pode ocupar bem menos espaço e ser muito mais resistente. Além disso, deixam a decoração muito mais sofisticada e não precisam ser guardadas.

Tipos de Árvore de Natal natural

Abaixo, listamos algumas das principais espécies de plantas que podem facilmente ser transformadas em árvores de Natal. Acompanhe!

1. Pinheiro de Natal 

O Pinheiro de Natal é uma das opções mais comuns para árvore de Natal natural. O formato é ideal e a decoração acaba sendo muito mais facilitada. Além disso, tem aroma e arejam o ambiente, controlando a umidade do ar.

Podem haver vários tipos de pinheiros destinados a esse fim: ciprestes, kaizuca e tuia. A escolha dessas opções irá depender do seu gosto e, principalmente, do espaço disponível.

Ciprestes

Existem vários tipos de Ciprestes, mas no geral, são árvores coníferas que se desenvolvem de forma ereta – alcançando alguns metros de altura. Normalmente, no outono, sua folhagem fica marrom avermelhada e cai. Já no verão, suas folhas estão quase sempre verdes e inteiras.

Kaizuca

Também são árvores de forma cônica ou colunar, cujo crescimento é lento a moderado. Pode chegar até 5 metros de altura, mas seu desenvolvimento pode ser bastante controlado. Precisa de cerca de 4 horas de sol por dia, sendo assim, é uma árvore de Natal natural que deve ficar, preferencialmente, na área externa da casa.

Tuia

A Tuia é bastante parecida com o Cipreste, no entanto, alguns profissionais indicam que esse tipo é considerado como uma planta medicinal, devido às suas propriedades para tratamento de gripes e resfriados. Como árvore de Natal natural, pode ser ideal para pessoas que moram em apartamentos devido ao seu tamanho reduzido – principalmente a Tuia Holandesa.

2. Palmeira-Fênix

A Palmeira-Fênix ou Phoenix é de origem tailandesa e é uma espécie muito utilizada em jardins ou como árvore de Natal natural dentro de casa, já que cresce lentamente e seu tronco é mais fino.

É considerada como uma palmeira “anã” e pode ser cultivada dentro de apartamentos também, o importante é ter um espaço de sol ou meia sombra. Por ter um ciclo de vida perene, esse tipo de palmeira pode chegar aos seus 2 anos de vida e, normalmente, se desenvolve o ano inteiro – porém, se houver algumas folhas mais secas, o ideal é retirá-las para que a planta permaneça bonita.

3. Cactos

Os cactos são uma boa opção de árvore de Natal natural, apesar de não serem tão comuns. Normalmente, os cactos tipo Mandacaru são os mais recomendados para esse fim, já que são grandes e compridos.

É um tipo de árvore de Natal natural muito resistente e exige poucos cuidados para que viva bem, porém, é interessante que fique em locais em que haja incidência de luz. Além disso, se houver crianças ou animais em casa, ainda há opção do cacto Mandacaru sem espinhos.

Árvore de Natal natural com galhos!

Os galhos não necessariamente são considerados como uma espécie de planta, porém, podem fazer muito bem o papel de árvore de Natal natural.

Se você resolver adquirir o pinheiro de Natal, por exemplo – principalmente o Cipreste – chegará em uma época do ano em que ele estará sem folhas. Nesse período, você pode usar a estrutura da planta para construir lindas árvores de Natal naturais, que além de muito elegantes, dão um charme a mais e um toque rústico na sua ceia de Natal.

Esses foram os 3 tipos de plantas mais indicadas para você montar sua árvore de Natal natural. Claro que existem outras espécies que também cumprem bem esse papel, porém, as mencionadas não deixarão a desejar!

Gostou do nosso artigo? Esperamos que sim! Aproveite que leu sobre árvore de Natal natural e leia também sobre a Flor de Natal ou Bico de Papagaio – ótimas para compor a decoração no final de ano.

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

4 comments

  1. Muito bom! Obrigado por compartilhar essa dicas. Certamente vou fazer uma árvore de natal assim! Trazer um pouco de natureza pra dentro de casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *