Cactos e suculentas: tipos, diferenças e cultivo
E lá vamos nós para mais um artigo sobre nossas queridas plantas herbáceas. Só que hoje nosso foco será nos cactos e suculentas, duas espécies muito parecidas mas com especificidades entre si.
Já ouviu aquela frase: “Todos os cactos são suculentas mas nem todas suculentas são cactos.” ? Pois é, ela dá muito contexto para essa temática, isso porque as suculentas são um grupo de plantas e os cactos estão dentro desse grupo, todos em uma mesma família.
No artigo abaixo, vamos abordar sobre as características e o que diferencia os cactos e suculentas, além de dicas de cultivo e muito mais. Acompanhe!
Taxonomia dos cactos e suculentas
Cactos:
- Reino: Plantae
- Classe: Magnoliopsida
- Ordem: Caryophyllales
- Família: Cactaceae
- Gênero: Cactus
Suculentas:
- Reino: Plantae
- Classe: Magnoliopsida
- Ordem: Caryophyllales
- Família: podem ser várias a depender da suculenta. Exemplo: Agavaceae, Aizoaceae, Apocynaceae, Asphodelaceae, Cactaceae, Crassulaceae, Didiereaceae, Euphorbiaceae, Portulacaceae.
Características dos cactos e suculentas
Existem hoje cerca de 22 mil espécies de suculentas registradas e, dentro dessa família, cerca de 2 mil são cactos. Esse grupo de plantas é bastante rico em diversidade e, por isso, algumas espécies podem ainda ser desconhecidas.
Falando sobre as características, por ordem, abordaremos primeiro as os cactos. Essas plantas são fáceis de cuidar e sobrevivem a lugares quentes, áridos ou semiáridos através de um acúmulo de água em seus tecidos (o que é uma características de plantas suculentas). Com essa reserva em suas folhas, eles podem passar um longo período sem rega.
No mercado são encontrados diversos tipos e a maioria deles são reconhecidos de longe devido aos seus espinhos. O que poucas pessoas sabem é que existem alguns deles que não parecem, nem de longe, uma espécie desta planta – alguns deles, inclusive, não tem espinhos.
Já as suculentas também são plantas que acumulam águas em seus tecidos, como nos casos da suculenta diamante e as mini suculentas, por exemplo. Porém, podem ser plantas menos resistentes ao sol muito forte, devido a delicadeza das folhas.
Diferenças entre cactos e suculentas
A principal diferença entre cactos e suculentas, sem dúvidas, são os espinhos. Esses espinhos se formam como uma forma de defesa e, além disso, servem para evitar a perda de água pelas folhas – já que diminuem a superfície de contato.
Uma outra diferença entre cactos e suculentas pode ser a exposição ao sol. As suculentas são plantas que conseguem viver sem água e luz, porém, com um sol muito forte suas folhas podem se queimar fácil. A planta não morre, mas uma meia luminosidade ou um período menor exposta à luz já é o suficiente para algumas espécies.
Como plantar cactos e suculentas?
O processo de plantio para cactos e suculentas é bem semelhante. Em relação ao local, tanto em vasos quanto direto na terra pode funcionar. Além disso, é interessante que a terra seja misturada com um pouco de areia para facilitar a drenagem dos cactos e suculentas.
Sol e rega dos cactos e suculentas
Quanto a sol e rega, como já mencionado, os cactos e suculentas se parecem bastante. A rega não precisa ser em abundância, variando conforme a época do ano – ou seja, intensifique a hidratação da planta para 1 vez na semana durante o verão e 2 vezes ao mês no inverno. Lembrando que essa frequência pode variar.
Em relação ao sol, cactos e suculentas aguentam luminosidade. Se você for unir essas plantas em um mesmo local, opte por um local em que bata sol, pelo menos, metade do dia.
Os principais tipos de cactos e suculentas
Suponhamos que você está procurando tipos de cactos e suculentas para fazer uma composição em um vaso ou jardim. É necessário saber qual delas combinam entre si, certo? É sobre isso que iremos falar agora.
Confira abaixo os tipos de cactos e suculentas para você usar em conjunto!
1- Capuz de monge
O cacto capuz de monge ou cacto pedra é nativo do México e é bastante característico. É formado por oito separações ou costeletas e possui pontos brancos em sua superfície.
2- Almofada de alfinetes
O almofada de alfinete também pode ser uma opção para vasos de cactos e suculentas, isso porque ele não costuma crescer tanto a depender do espaço disponível. Tem forma arredondada e uma aparência bastante espinhenta. Se você tiver animais, esse é um tipo de cacto não muito indicado.
3- Aortia
A suculenta Aortia está presente no conteúdo sobre mini suculentas aqui no blog. Essa planta tem origem na África do Sul e é característica por conta de suas folhas em formato de triângulos.
4- Planta zebra
A planta zebra também é muito convidativa para fazer um vaso de cactos e suculentas. Possui folhas em formato de lança e seu ápice é pontudo.
5- Suculenta diamante
Por fim, a diamante também pode ser uma ótima opção para jardins de cactos e suculentas. Suas folhas tem formato de pedras preciosas e crescem, no máximo, 40 cm.
Agora que você sabe as principais características dos cactos e suculentas, esperamos que monte seu jardim! Aproveite e leia também sobre os girassóis!
Gostei muito das dicas de sol e rega agora não vou ter problemas com minhas plantinhas 💚💚
Olá, Julia! Ficamos muito felizes em poder te ajudar!