Jardins italianos: características e como montar o seu
Atualmente existem diversos tipos de jardins com características de estrutura e decoração que variam entre si. Com as trocas arquitetônicas que acontecem pelo mundo, muito do que é visto em um país é utilizado e apropriado por outras regiões, basta as pessoas que gostarem e se inspirarem. Esse mesmo processo acontece com os jardins italianos.
Muitos brasileiros gostam desse estilo de jardim e, por isso, fazem uso de suas características e apenas vão adaptando alguns processos para nosso clima ou variando as matérias primas que são mais encontradas por aqui.
Os jardins italianos também podem ser bastante parecidos com os jardins franceses, principalmente, devido ao uso de estátuas e alguns tipos de árvores específicas. De qualquer forma, são ambientes lindos e cheios de beleza.
Se você quer entender mais sobre os jardins italianos, suas características e como montar o seu, continue lendo o artigo e aproveite as dicas abaixo!
O que são os jardins italianos?
Os jardins italianos são áreas verdes comuns com toques das decorações e estilos de arquitetura referentes à Itália. Foram os italianos, inclusive, que criaram vários tipos de jardins clássicos e foram responsáveis pela criação de um rol de elementos que são típicos do paisagismo.
Devido a sua grandeza, os jardins italianos tem como foco trabalhar com a multiplicidade de espaços e de formas – movimento chamado de topiaria. Por conta disso, formatos quadrangulares, retangulares, redondos podem estar presentes em um jardim como esse, tanto nos canteiros como nas próprias plantas.
No geral, árvores grandes, espaços mais intimistas e introspectivos ligados a muros e muretas são características dos jardins italianos, Junto disso, esculturas, arcos, terraços, mirantes, pérgulas, baixos-relevos e pavilhões também são elementos encontrados nessa construção.
Como surgiu o jardim italiano?
É bastante dito que o estilo de jardim italiano surgiu na cidade de Florença e que logo chegou a Roma. Depois disso, por volta do século XVI, esse estilo de jardim chegou em toda a Europa e fez bastante sucesso.
Na época, cada lugar modificava o estilo conforme fazia mais sentido para o dono do espaço. Nesse momento, foi quando os deuses romanos começaram a ser incorporados nesses ambientes e se tornaram uma grande referência.
No geral, é possível afirmar que os jardins italianos são lugares suntuosos e super elaborados, juntamente com uma simetria impecável. Mais para o final do conteúdo, inclusive, falaremos um pouco dos jardins italianos mais conhecidos em todo o mundo.
Características dos jardins italianos
É possível perceber que os jardins italianos fazem uso de diversos elementos combinados entre si com bastante cuidado. Porém, um ponto que é super característico de um ambiente como esse são: o uso de água, árvores frutíferas, flores, estátuas e fontes.
Se você observar boa parte desses itens em um jardim, é bem possível que ele seja o do tipo italiano – ou minimamente tenha sido inspirado por um. Além dessas características, também é possível observar:
- Estátuas de deuses;
- Árvores como laranjeiras e macieiras;
- Cercas vivas;
- Fontes, chafariz ou qualquer forma de trazer o elemento água na construção;
- Plantas de origem mediterrânea ou acostumadas com clima temperado – capazes de aguentarem bem tanto a seca e o frio e que abrocham na primavera. Exemplo: buxinho, lavanda, murta, alecrim, sálvia, azaleia, etc.
- Vasos cerâmicos;
- Treliças;
- Pontes;
- Bancos;
- Tons verdes e menos coloridos;
- Inspiração em figuras geométricas;
- Painéis de grama extensos;
- Muros e muretas;
- Etc.
Como fazer jardins italianos?
Se você deseja fazer um jardim do tipo italiano, é preciso ter em mente que o local terá um ar bastante romântico e poético. Se esse é um estilo de coração que te agrada, você está no caminho certo.
Depois disso, você vai precisar de:
- Um local grande para montar seu jardim: como já mencionamos, os jardins italianos trabalham com elementos grandes (fontes, chafariz, bancos, muros, etc), por isso, o espaço deve ser maior para comportar os itens da composição. No entanto, mesmo que você não tenha um espaço grande para esse fim, é possível usar diversas características dos jardins italianos no espaço que você tem.
- Escolha os elementos, incluindo decorativos, que sejam das cores verde, azul e branco. Isso porque são cores predominantes em jardins italianos.
- Insira um foco de água, independente da forma. Pode ser uma fonte pequena, um laguinho raso ou qualquer espaço nesse sentido.
- Coloque esculturas e estátuas no ambiente, mesmo que pequenas. Esses itens podem ficar perto do local em que tenha água, ou também podem ser rodeados por arbustos e flores pouco coloridas.
- Escolha as espécies de plantas que mais fazem sentido com esse estilo de jardim e opte por fazer uso de formas geométricas nos canteiros e utilizar da própria forma das plantas para isso.
5 jardins italianos famosos!
Para te ajudar na inspiração para montar o seu, acompanhe abaixo os jardins italianos mais conhecidos em todo o mundo!
Jardim Botânico Villa Taranto
Villa Monastero de Varena
Villa della Pergola
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários! Aproveite e leia também sobre a Cerejeira Japonesa!
Deixe um comentário