Várias plantas para área interna juntas em um ambiente

Plantas para área interna: 10 espécies para cultivar em casa

5
(17)

Se está em busca de plantas para área interna, este post é perfeito para você. Por precisarem de luz, imaginamos que as plantas devem ficar expostas o tempo todo ao sol, o que envolve deixá-las em ambientes abertos.

No entanto, há plantas que conseguem se adaptar muito bem em ambientes onde não receberão tanta luz direta. São estas plantas para área interna as mais procuradas quando o assunto é decoração de interiores usando plantas naturais.

Conheça neste post as 10 principais plantas para área interna e escolha aquelas que mais combinam com o seu lar.

Qual a melhor planta para ambientes internos?

Plantas para área interna em vasinho numa pequena estante de madeira

A melhor planta para ambientes internos é aquela que vai se adaptar melhor às condições da área interna onde será ambientada. 

Assim, as melhores plantas para área interna devem ter suas necessidades atendidas pelo ambiente em que estarão com relação à luminosidade, condições de adubação e rega. A seguir, confira quais são as principais plantas para área interna.

Suculenta

Suculentas coloridas diversas

A suculenta é uma planta para ambientes internos muito usada como planta ornamental. Já sua manutenção não é algo complexo. Sua rega deve ser cuidadosa, já que o excesso de água pode causar apodrecimento de suas raízes. 

As suculentas podem ser divididas em três grandes grupos: as de sol pleno, as de meia-sombra e as de sombra completa.

Como planta para área interna, a suculenta mais indicada é a do tipo sombra completa. Suculentas de sol pleno, se colocadas dentro de casa, podem ficar estioladas devido à busca por luz.

Cacto

Assim como as suculentas, há tipos de cactos de sombra e de sol pleno. O mini-cacto (Mammillaria SP) é um exemplo de cacto que pode ser plantado em áreas internas. Ainda assim, é preciso boa iluminação no ambiente em que esta planta se encontra.

A rega do mini-cacto deve ser feita em grandes intervalos de tempo ou sempre quando você perceber que a terra se encontra muito seca. Dessa forma, o mini-cacto é ideal se sua rotina for corrida e não houver tempo para manutenções diárias das plantas.

Costela de Adão

As costelas de Adão alcançam vários tamanhos, podendo ser, portanto, plantadas tanto em vasos grandes quanto pequenos.

Essas plantas para área interna gostam de luz, mas apenas o suficiente, dado que o excesso pode causar o amarelamento de suas folhas. Já sua rega exige maior frequência.

Espada de São Jorge

Se você não tem muito tempo para cuidar, mas gosta de ter plantas para área interna, a espada de São Jorge é uma ótima opção. Esta planta é guerreira quando o assunto é passar muito tempo sem rega, por exemplo.

Originária do oeste da África, a espada de São Jorge exige pouquíssima manutenção. Ela se adapta a qualquer ambiente, mesmo aqueles com pouca iluminação, trazendo elegância para o seu ambiente.

Lírio da paz

Os lírios da paz são plantas para área interna que adoram sombra. Suas folhas e flores trazem beleza para qualquer ambiente.

Sobre os cuidados com esta planta para área interna, evite que o lírio da paz receba luz solar direta, pois isto pode fazer com que suas folhas queimem. Já quanto à rega, é preciso regá-lo regularmente, mantendo sua terra úmida. 

Palmeira Areca

A palmeira areca, ou areca-bambu, é uma planta muito procurada para a decoração de interiores. Embora possa alcançar cerca de 3 metros de altura, a palmeira areca pode ser cultivada em vasos.

A iluminação indicada para esta planta ornamental é de sol pleno durante a manhã ou ao fim da tarde. Mas, para manter suas folhagens verdes e saudáveis você deverá evitar o sol constante durante o dia todo. 

Samambaia

Espécie de planta antiga no planeta, a samambaia não exige muitos cuidados. Uma rega regular que mantenha seu substrato úmido é suficiente para deixá-la vistosa na área interna da sua casa ou apartamento.

Evite colocá-la em locais onde venta muito ou naqueles em que ela fique exposta ao sol. Lembre-se também de adubá-la com compostos orgânicos. Assim, sua samambaia permanecerá saudável e bonita, tornando a sua decoração de interiores ainda mais exuberante.

Orquídea

A orquídea é uma planta ornamental que se adapta à área interna, mas precisa de claridade. O sol da manhã é ideal para satisfazer suas necessidades de luz, enquanto no período da tarde é preferível expô-la a uma luz mais indireta.

Embora normalmente sejam plantadas no tronco das árvores, as orquídeas podem ser plantadas em vasos, de preferência vasos de barro ou cerâmica. 

Bambu da sorte

O bambu da sorte é uma das plantas para área interna que se desenvolve bem tanto na terra quanto na água. Para garantir a saúde do seu bambu da sorte, basta mantê-lo em um local de meia-sombra ou sombra completa. Evite a luz direta do sol e as folhas do seu bambu da sorte não ficarão queimadas.

Além disso, se plantado em terra, mantenha seu solo úmido. Caso você queira plantar seu bambu da sorte na água, escolha um vaso estreito e pode sempre as raízes. Atente-se também para impedir a proliferação do mosquito da dengue, neste caso.

Planta Jiboia

Uma das mais procuradas entre as plantas para área interna, a jiboia é perfeita para a decoração de interiores. Com poucos cuidados é possível deixar essa planta trepadeira saudável.

Para a rega, basta verificar se o solo está úmido ou seco. O solo da planta jiboia também deve ser adubado constantemente. Quanto à luz, a jiboia gosta tanto da sombra quanto da luz indireta. 

Um ponto de atenção é que esta planta é tóxica se ingerida. Por isso, deixe-a longe de animais domésticos e de crianças pequenas
O que achou das nossas dicas de plantas para área interna? Já tem alguma delas em sua casa ou apartamento? Aproveite o tempo aqui no blog e leia também sobre como cultivar flores coloridas!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *