Flor Antúrio: tudo o que você precisa saber!

5
(14)

A flor Antúrio é muito popular e, mesmo que você não tenha tanto conhecimento sobre espécies de plantas e jardinagem, é muito provável que você já tenha visto – seja por foto ou pessoalmente.

Essa flor chama muita atenção, principalmente, devido a sua cor vermelha super vibrante e com “aparência de plástico”, além da sua haste (chamada de espádice) que é carnosa e de cor amarela vibrante.

Dessa forma, pode ser ótima tanto para ambientes externos quanto para internos, também por uma questão decorativa, mas porque se dá bem com lugares com baixa exposição ao sol.

Se interessou em saber mais sobre a flor Antúrio? Preparamos para você todos os cuidados necessários para o cultivo dessa planta. Aproveite o artigo abaixo!

Taxonomia da flor Antúrio

  • Reino: Plantae
  • Classe: Liliopsida
  • Ordem: Alismatales
  • Família: Araceae
  • Gênero: Anthurium

Características da flor Antúrio

A flor Antúrio é uma planta tóxica, rica em oxalato de cálcio e, por isso, é sempre interessante mantê-la longe de crianças e animais. No entanto, apesar dessa característica, é uma flor muito conhecida e usada como fim decorativo.

Essa planta tem origem na região do sul do México e pode ser encontrada até no norte da Argentina. Com uma família de cerca de mais de 600 espécies, a flor Antúrio se destaca por sua beleza – que, para alguns, é chamada de exótica.

As folhas dessa flor são mais longas e tem um verde bem intenso, sua “flor” tem formato de gota, de vermelho bastante vibrante e leve caimento na ponta. Junto dela, a haste amarela ao centro contém diversos pontinhos que são as flores da flor.

Existem diversos tipos de flor Antúrio e eles podem apresentar pequenas diferenças. Apesar disso, são muito parecidas entre si, diferenciando-se apenas nas cores. A flor Antúrio é uma planta pequena e mais baixa, chegando a 1 metro de altura em seu máximo. 

Como cuidar de um Antúrio?

A flor Antúrio também é daquelas plantas que tem um cuidado bastante tranquilo e sem grandes segredos. Dessa forma, também é indicada para jardineiros que estão iniciando agora. Pode se adaptar super bem (como já mencionado) a ambientes externos e internos, com atenção apenas à luminosidade direcionada a ela.

Outro ponto é que, diferentemente da flor Astromélia, é uma planta que convive super bem com outras, sem nenhum problema.

  • Rega: em relação a rega da flor Antúrio, é importante que seja feita com frequência, já que essa planta gosta de umidade (mas sem encharcar demais a planta). Faça a rega, pelo menos, três vezes na semana no calor e, no frio, diminua para duas regas.
  • Iluminação: como já mencionado, essa é uma flor que prefere baixa exposição solar e, por isso, se adapta melhor à meia-sombra. É bem comum que o Antúrio se dê melhor em locais como janelas e varandas cobertas, ou embaixo de árvores maiores e que permitam mais sombra.
  • Poda: em relação a poda da flor Antúrio, é mais uma planta em que você precisa apenas seguir o padrão. Faça o processo de retirada das folhas mais mortas e secas para evitar que a planta use seus nutrientes em vão.
  • Adubação: o processo de adubação pode ser feito a cada 3 meses. Lembre-se de usar fertilizante também no momento do plantio, juntamente ao substrato, para que a planta cresça saudável.

E como cultivar a flor Antúrio?

Essa é uma planta de fácil cuidado e cultivo também. Para fazer o plantio, você pode comprar uma muda (facilmente encontrada em qualquer loja de jardinagem ou especializada) e plantá-la em vaso ou em jardins.

Prefira locais com menos incidência de sol e, se for cultivá-la em local interno, não deixe-a em locais com ar-condicionado, pois isso resseca a flor Antúrio.

Assim que o plantio for feito, é importante atentar-se às temperaturas. O ideal é que ela não fique nem no calor, nem em ambiente muito frio – evite temperaturas abaixo de 15ºC, por exemplo.

Após o plantio, a planta começa a se desenvolver em poucas semanas. Lembre-se de manter a fertilização a cada 3 meses para maior satisfação no resultado do plantio.

Tipos de flor Antúrio

Como já mencionado, existem centenas de espécies da flor Antúrio, cada uma com uma beleza específica e com diferentes usos na decoração. Um outro ponto é que cada cor também apresenta um diferente significado. Acompanhe abaixo!

Flor Antúrio vermelho

O Antúrio vermelho pode representar paixões intensas e desejos em sua vida, inclusive, de mais ação e agito. Essa planta também tem o propósito de estimular a energia dentro de casa.

Flor Antúrio verde

No caso da flor Antúrio verde, é possível remetê-la a simbologia relacionada à saúde e também a harmonia. Dessa forma, é ótima para dar de presente para algum parente ou amigo que está enfermo.

Flor Antúrio branca

O Antúrio branco pode simbolizar a pureza e a tranquilidade na rotina.

Flor Antúrio preto

No caso da flor Antúrio preto, seu significado pode estar relacionado a sobriedade, neutralidade e seriedade. Assim, essa planta transmite um ar mais sério aos ambientes em que está inserida.

Flor Antúrio rosa

A flor Antúrio rosa é remetida ao amor, ao carinho, amizade e companheirismo também. Tudo o que é romântico fica ainda mais com essa flor.

Flor Antúrio amarelo

Por fim, a flor Antúrio amarelo representa alegria, felicidade, diversão e agitação. Essa tonalidade traz mais vida ao ambiente e pode estimular os sorrisos.

E então, aprendeu um pouco sobre como cuidar da flor Antúrio? Esperamos que sim! Aproveite o tempo e leia também sobre a flor Margarida!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *