Flor de maio: como cuidar?
Presente em muitos jardins e casas, a flor de maio é uma planta que, embora passe grande parte do ano de forma discreta apenas com seus brotinhos, abrilhanta todo o ambiente quando floresce.
Neste post, além de mais informações sobre essa planta com flores tão bonitas, você também descobrirá como cuidar da flor de maio, mantendo ela saudável e esplendorosa.
Taxonomia da flor de maio
Você sabia que a flor de maio faz parte da família dos cactos? No entanto, ao invés de espinhos, essa planta dá flores muito bonitas em um período do ano. Isso acontece especificamente entre o fim do outono e começo do inverno, período que inclui o mês de maio, podendo ser um dos motivos da sua denominação comum.
Com origem na mata atlântica brasileira, a flor de maio é por vezes comparada às bromélias e às orquídeas, pois quando em seu ambiente natural a planta usa como suporte para sua estrutura os troncos das árvores.
A flor de maio pode alcançar até 60 cm de comprimento e sua floração pode durar cerca de 15 a 20 dias. A seguir, confira informações sobre sua taxonomia completa.
- Reino: Plantae;
- Divisão: Angiospérmicas;
- Classe: Magnoliopsida;
- Ordem: Caryophyllales;
- Família: Cactaceae;
- Gênero: Schlumbergera.
Características da flor de maio
Com ciclo de vida perene, a flor de maio se apresenta em diversos tons, entre eles: laranja, branco, rosa, vermelho e amarelo. A estrutura de seu caule é formada por artículos. Assim, através desses artículos é possível fazer as mudas de flor de maio.
Agora, se você está se perguntando se a flor de maio gosta de sol, saiba que, sim, essa planta necessita da luz do sol, porém não é indicada a iluminação direta. Mas falaremos um pouco mais sobre na próxima seção. Acompanhe!
Como cuidar da flor de maio?
A flor de maio é muitas vezes indicada para iniciantes no mundo das plantas justamente por exigir poucos cuidados. Confira como cuidar da flor de maio e ter uma planta saudável com linda floração para tornar seu ambiente ainda mais bonito.
Luminosidade
Como já comentamos, a flor de maio é uma planta que necessita de luz do sol, mas não de forma direta. Aliás, é no período do ano em que a luz solar é menos intensa e a temperatura tende a baixar entre 10 a 15 graus, no sudeste brasileiro, isto é, entre o fim do outono e início do inverno, que suas flores começam a brotar.
Por isso, locais de sombra parcial com boa luminosidade são ideais para um crescimento fértil.
Rega
Por ser uma planta da família dos cactos, é melhor evitar o excesso de água durante as regas da sua flor de maio. Dessa forma, é ideal plantá-la em vasos com furos, dando vazão à água. Além disso, usar pedras, cascalho e/ou areia ao fundo do vaso também é uma boa estratégia para a drenagem do líquido.
Quanto à frequência de regas, o ideal é manter entre duas a quatro vezes na semana, atentando-se sempre para evitar que o solo fique encharcado.
Adubação
O solo onde sua flor de maio está plantada deve ser rico em matéria orgânica. Isso permitirá sua melhor floração.
E, por falar nisso, embora não seja comum que após seu florescimento a planta morra, a flor de maio pode ficar fraca e o ideal é acrescentar adubos que vão enriquecer os nutrientes de seu solo.
Espécies da flor de maio
Como comentamos, a flor de maio pode apresentar suas cores sob diversos tons. Todos eles representam um cenário de alegria quando a planta é colocada como decoração em um ambiente. Confira os principais tons da flor de maio e suas particularidades.
Flor de maio branca
A flor de maio branca é uma espécie de origem natural. A partir do seu cruzamento com outras espécies como a flor de maio vermelha, também de coloração natural, é possível chegar a resultados maravilhosos em questão de cores.
No entanto, a flor de maio branca, por si, também é bastante procurada para ser usada como decoração e pode ser encontrada facilmente em floriculturas.
Flor de maio amarela
A flor de maio amarela, por sua vez, é resultado do cruzamento entre seus exemplares. A planta nessa coloração é muito usada para arranjos em festas, como casamentos.
Flor de maio azul
Diferente das espécies com coloração natural, como a flor de maio branca, ou resultante do cruzamento entre exemplares, como a flor de maio amarela, a flor de maio azul atinge essa coloração a partir de uma técnica de tingimento das suas pétalas.
Porém, biólogos discutem se essa técnica pode ou não fazer mal para a planta, principalmente com relação à fotossíntese, processo no qual a planta absorve luz do sol e transforma em alimento. Afinal, a química do tingimento poderia atrapalhar o processo.
Dessa forma, se for para um arranjo de festa, por exemplo, podemos considerar tranquilo o uso da flor de maio azul. Já para um cultivo contínuo, o melhor é optar por flores de maio com coloração natural ou resultantes do cruzamento entre exemplares.
Agora que você já sabe tudo sobre essa planta, o que acha de ler mais sobre uma outra planta também da família dos cactos, mas com um formato um tanto curioso, o cacto cérebro? E, se ainda ficou alguma dúvida sobre a flor de maio, compartilhe com a gente aqui nos comentários!
Deixe um comentário