Flor de março: conheça as 10 principais!

4.8
(9)

A flor de março é toda e qualquer planta que tem o seu florescimento marcado por esse mês em específico. Normalmente, essas plantas costumam se abrir na data e florescer de forma completa, aproveitando o calor e também as chuvas que temos nessa época do ano.

Temos algumas flores que são conhecidas como flor de março e, inclusive, já falamos sobre algumas delas no blog. A ideia é abordarmos os tipos e também os cuidados que é importante ter com cada uma.

Se você gostou da ideia do conteúdo e ficou curioso para saber quais flores são essas, continue lendo o artigo abaixo e aproveite as dicas!

Qual flor é chamada de flor de março?

Não temos uma flor que leva esse nome – no caso, temos a flor de maio que é muito conhecida e também tem um nome relacionado ao mês em que ela floresce.

Apesar disso, temos flores que se propagam e se desenvolvem de forma incrível durante esse mês de verão, no qual o clima ainda é quente, mas também há chuvas pontuais para refrescar.

As 10 principais flores de março são as seguintes:

Quando chega o mês de março, é normal que essas flores se abram e ficam ainda mais formosas, bonitas e cheirosas, já que aproveitam o clima para se desenvolverem. 

No caso das flores citadas, algumas delas podem ser consideradas perenes mas, mesmo assim, é no terceiro mês do ano que apresentam a sua melhor fase para florescimento – falaremos sobre algumas delas abaixo.

Flor de março: características de algumas delas

Como já mencionado, algumas das flores de março colocadas na lista já foram abordadas por conteúdos aqui do blog. No entanto, será importante falar também sobre elas, mesmo que de uma forma mais geral.

Escolhemos 4 dos tipos mais famosos! Acompanhe abaixo como cuidar da sua flor de março.

Cúrcuma

A flor Cúrcuma, apesar de, por vezes, apenas ser lembrada pelo tempero conhecido como açafrão, na verdade, também é uma planta muito bonita e que pode ser encontrada em diversas cores. 

As cúrcumas tiveram sua origem na Ásia e são muito conhecidas pelas propriedades medicinais que carregam consigo. A forma como é conhecida pode variar, assim, é chamada de açafrão da terra, gengibre dourado e açafrão da índia.

A flor de março Cúrcuma (cujo nome significa “mérito da terra”) pode ser muito bem utilizada em paisagismo e como forma de decoração, isso porque consegue deixar o ambiente muito mais bonito e delicado, além de ser também uma boa flor para dar de presente.

O caule e as folhas da Cúrcuma são mais altos e suas cores são bem verdes – em média, pode chegar a 60 centímetros. Além disso, junto com suas lindas pétalas que podem ser de duas cores, essa planta consegue ser delicada e também ter um aroma incrível.

Essa flor na tonalidade rosa pode simbolizar delicadeza e exuberância, mas também existem nas cores lilás e branco e é normalmente no verão que as cores encantadoras começam a aparecer.

Angélica

A segunda flor de março é a Angélica. Essa planta tem origem no México e é encontrada na tonalidade branca. É uma planta herbácea e bulbosa, cujo tamanho é relativamente alto – cerca de 50 a 80 centímetros. 

Suas folhas são em formato linear e basal, além disso, as flores brancas podem ser bastante numerosas com formação entre a estação do verão e outono. Além disso, a flor Angélica gosta de ser cultivada em sol pleno e também prefere solos que sejam ricos em matéria orgânica – importante também fazer a irrigação de forma periódica.

Por ser usada como uma planta de corte, essa flor de março é bastante comercializada devido às suas flores brancas e também pelo incrível perfume que exalam.

Bromélia

A terceira flor de março é a Bromélia que, na verdade, não é uma flor. A Bromélia é um tipo de vegetação tropical mas, devido ao seu agrupamento de folhas, tem uma aparência de flor incrível. Essas folhas agrupadas costumam ser rosas puxadas para o vermelho e suas outras folhagens são pontiagudas com um verde mais forte.

Apesar de não ser uma flor, é uma ótima opção para ser usada em jardins como fim decorativo. Além disso, também pode ser cultivada em vasos e usada para decorar ambientes internos como salas e cozinhas.

Quando se trata da rega dessa flor de março, é importante ressaltar que ela deve ter frequência. Nesse sentido, sempre molhe a parte central da planta e borrife água em suas folhas, principalmente, em dias que estão mais quentes.

Antúrio

A quarta flor de março é a Antúrio, aquela flor cuja coloração é de um vermelho mais forte e com um brilho que chega a parecer que é de plástico. É uma planta de estatura mais baixa e atinge entre 30 centímetros a 1 metro de altura, no máximo.

As folhas são mais longas e o verde é bem intenso, puxado para uma tonalidade escura e, apesar das flores serem muito conhecidas com a cor vermelha, é também possível encontrar o Antúrio nas cores rosa, laranja, branco e, por incrível que pareça, preta também.

Um ponto importante sobre o Antúrio é que, na verdade, ele não é uma flor. O que vemos com uma coloração diferente, na verdade, é uma inflorescência. Junto dela, há uma haste amarela com vários pontinhos, cujo nome é espádice, e são esses pontinhos que são, de fato, as flores da planta.

E então, gostou de saber mais sobre os tipos de flor de março? Esperamos que aproveite e compre a sua também para que ela floresça lindamente nesse mês. Aproveite o tempo e leia também sobre a flor Hibisco!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *