Flor de mel: como plantar em casa?

4.9
(16)

A Flor de Mel, também chamada de Álisso, é conhecida por ser super perfumada – o que também faz jus ao seu nome. A sua beleza é incrível e é uma planta bastante delicada, cuja presença nos jardins é garantida – principalmente, naqueles mais coloridos e com flores pequenas, como o mosquitinho.

A planta exala o cheiro de mel e, por isso, atrai abelhas e alguns insetos para perto dela. Porém, nada que você deva se preocupar. Nenhum desses insetos faz mal a essa planta, como as pragas de jardim.

Se você quer saber mais sobre a Flor de Mel e deseja plantar em sua casa, então, esse conteúdo é para você. Aproveite as dicas abaixo e boa leitura!

Taxonomia da Flor de Mel

  • Reino: Plantae;
  • Divisão: Magnoliophyta;
  • Classe: Magnoliopsida;
  • Ordem: Brassicales;
  • Família: Brassicaceae;
  • Gênero: Lobularia;
  • Espécie: L.Maritma.

Características da Flor de Mel


Imagem: Casa Vogue.

A  Flor de Mel, com origem na Europa, é uma planta de pétalas arredondadas e que não precisa de muitos cuidados e dedicação. Sua manutenção é realizada de forma fácil e, por isso, é uma ótima opção para aqueles que ainda estão iniciando no plantio de flores ou paisagismo.

Normalmente, essa flor é cultivada na primavera devido ao tempo mais firme, porém, costuma florescer no verão – pegando parte do período de outono também. A  Flor de Mel é uma flor anual, então, é provável que ela só volte a florescer no verão seguinte. Além disso, é possível encontrá-la nas cores branca, rosa, rosa clara, alaranjada e roxa também. 

É uma planta herbácea e de pequeno porte. Ela pode atingir cerca de 30 centímetros de altura e chegar a 40 centímetros de diâmetro. Além disso, a  Flor de Mel não é tóxica, porém, sobre ser comestível ou não vamos abordar melhor no decorrer do conteúdo.

A  Flor de Mel é uma planta considerada diurética, além de ser antiescorbútico – podendo ser bastante útil no tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como a gonorreia, por exemplo. Além disso, também ajuda em pacientes com bronquite asmática e doenças respiratórias em geral.

Como plantar e cuidar de uma Flor de Mel?

O processo de plantio da  Flor de Mel é bem tranquilo e segue o padrão de diversas outras plantas já comentadas aqui no blog. Ela pode ser cultivada em jardins ou canteiros e também pode ficar pendente – nessa forma, seu caule se torna rastejante, formando uma espécie de cascata muito bonita e florida.

Seu cultivo se dá através de sementes ou de mudas. Em um vaso mediano, você pode colocar um pouco de terra vegetal junto com areia para tornar o substrato mais drenável. Abra espaço para a muda da  Flor de Mel, mas deixe um pouco de terra na base.

Depois disso, é só colocar a muda e completar com mais substrato. Em seguida, é só regar e deixar em um local com meia sombra ou sol pleno – ambos são preferidos da  Flor de Mel.

Em relação aos cuidados, destacamos os seguintes:

  • Luminosidade: como dito, é uma planta que gosta de ficar tanto na meia sombra quanto em sol pleno (pelo menos 6 horas). Qualquer uma das opções é boa para a  Flor de Mel.
  • Rega: em relação à água, o ideal é fazer regas regulares e, pelo menos, a cada 3 dias. O ideal é nunca deixá-la seca demais para não comprometer seu desenvolvimento, mas cuidado com exageros.
  • Adubação: a planta não tem muitas restrições em relação a adubação. Você pode utilizar cascas de ovo, banana e outros tipos de componentes orgânicos sem problemas.
  • Poda: em relação a poda, também não há restrições. Corte galhos secos e retire folhas mortas com o tempo.

Dúvidas frequentes


Imagem: Diálogos Comestíveis

Existem várias dúvidas relacionadas a Flor de Mel, justamente, por ela ser uma planta que todos gostariam de ter em casa. Abaixo, vamos responder algumas delas. Acompanhe!

Posso comer a Flor de Mel?

Sim, a  Flor de Mel é uma planta comestível e pode ser usada, inclusive, para vários fins medicinais e no tratamento de algumas doenças. Além disso, devido ao seu aroma intenso de mel e sabor mais adocicado (e também levemente apimentado), a flor pode combinar bastante com sobremesas, carnes e peixes também. 

Quanto tempo dura a Flor de Mel?

Como mencionado no começo do artigo, a Flor de Mel é uma planta anual e, por isso, suas flores duram durante o verão, primavera e parte razoável do outono. Depois disso, suas folhas caem e voltam a crescer apenas nas próximas estações.

Em locais em que as diferenças entre as estações não são tão explícitas, é possível que a planta mantenha as flores, mas isso irá variar de temperatura e de local para local.

Em qual região do Brasil a Flor de Mel é mais comum?

A Flor de Mel se adapta melhor a locais com temperaturas amenas e, por isso, as regiões que mais se beneficiam com essa flor são a região do Sul e também o Sudeste do Brasil. Porém, isso não impede que ela seja cultivada em outros locais, desde que sejam respeitados todos os seus cuidados básicos – que não são muitos.

Esperamos que esse artigo sobre a Flor de Mel tenha sido útil para você. Aproveite o tempo aqui no blog e leia também sobre as 12 suculentas mais exóticas para cultivar em casa!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *