Flor Lavanda: cuidados e benefícios dessa planta
A flor Lavanda é muito conhecida devido ao seu perfume usado em óleos essenciais, produtos de beleza, como shampoos, cremes e produtos de limpeza também, como amaciantes e desinfetantes.
Historicamente, essa flor tinha o objetivo de dar cheiro às roupas, principalmente na Roma Antiga. Além disso, a lavanda também era usada para tomar banho e como aromatizador de ambientes.
Também foram os romanos que começaram a utilizar os benefícios e propriedades calmantes dessa flor e, hoje em dia, remédios homeopáticos são frutos desse uso e como forma de evitar insônia, evitar estresse, ansiedade e etc.
Se você quer entender mais como cultivar a flor Lavanda, seus benefícios e como manter essa flor sempre linda, continue lendo esse artigo!
Taxonomia da flor Lavanda
- Reino: Plantae
- Classe: Magnoliophyta
- Ordem: Lamiales
- Família: Lamiaceae
- Gênero: Lavandula
Características da flor Lavanda
A flor Lavanda tem como origem na região sul da Europa e também no norte da África, pegando até nas ilhas Canárias. Essa flor se dá melhor com clima mais frios e, por isso, ela é bastante resistente a invernos severos e, inclusive, geadas.
Porém, ao mesmo tempo, é uma planta que se adapta bem ao clima tropical devido, principalmente, às mudanças genéticas que ela foi passando ao longo do tempo.
A flor Lavanda, além de ser usada para fins farmacêuticos, também pode ter um uso bastante interessante na culinária – parte que ainda não foi tão bem explorada. Suas pétalas podem ser usadas como uma espécie de adoçante, servindo para aromatizar vinhos, sorvete, vinagre e mel, inclusive.
No Brasil, a Lavanda cresce praticamente o ano todo e é possível plantá-la em vasos pequenos, grandes e em jardins também. Se você quer uma grande plantação da flor Lavanda, o ideal é que você deixe espaço entre as mudas para que elas se desenvolvam e cresçam bastante.
Além disso, a flor Lavanda pode atingir de 30 a 2 metros de altura, dependendo dos cuidados, e pode apresentar variação de cores, como roxa, branca, rosa e assim por diante.
Como cuidar da flor de Lavanda?
A flor de Lavanda não é difícil de ser cuidada e requer poucas especificidades. No geral, quando bem tratada, essa planta acaba durando por muito tempo e se renovando cada vez mais.
- Solo: a flor Lavanda prefere solos mais calcários, com terra ou substrato drenado para não haja acúmulo de água. Essa planta não gosta muito de umidade nas raízes.
- Luminosidade: essa flor também gosta de sol, então, você pode deixá-la ao ar livre sem nenhum problema. Porém, evite extremos: muito sol, calor e muito frio também.
- Rega: as regas da flor Lavanda podem ser feitas a cada 2 dias. Dependendo do período do ano, no caso de maior umidade, prefira regá-la apenas 1 vez.
- Adubação: a Lavanda pode ser adubada cerca de duas vezes por ano, mais que isso não há necessidade. Utilize adubo orgânico – inclusive sólidos, como casca de banana e casca de ovo, por exemplo.
- Poda: as podas da flor Lavanda seguem aquele padrão que sempre comentamos por aqui. Se as flores estiverem secas e os galhos também, não hesite em retirá-los para que ela fique sempre bonita e para que os nutrientes não sejam desperdiçados.
Uma outra dica é aparar sua folhagem sempre no início da Primavera (época em que ela cresce bastante) e procure cortar os ramos que ficam abaixo da terceira bifurcação.
Onde plantar Lavanda? E como?
Como já mencionado, a flor Lavanda pode ser plantada em vasos pequenos, médios, grandes e em jardins também. Devido a sua preferência por climas mais estáveis, o ideal é plantar em regiões que não façam muito frio e nem muito calor.
Para plantar sua flor Lavanda, é possível utilizar tanto sementes quanto mudas. As mudas acabam sendo as preferidas para serem usadas no plantio, já que a planta costuma ter uma “pega boa” no substrato.
Para seguir com o processo de plantio, siga os seguintes passos:
- Procure uma muda bonita e que parece saudável;
- Depois disso, prepare um vaso ou terreno com uma terra bem areada e, de preferência, já com adubo;
- Deposite sua muda da flor Lavanda nesse espaço e cubra a cavidade feita com algum substrato areado também;
- Nesse processo, você também pode incluir 150 gramas de calcário do tipo dolomítico, para que o solo fique mais alcalino;
- Depois disso, regue a planta com abundância e comece os cuidados normalmente;
- Para ajudar na etapa de floração, a muda de flor Lavanda pode ser enriquecida com cerca de 50 gramas de nitrogênio para otimizar essa etapa.
Se você não tiver a muda da flor Lavanda mas tem uma flor adulta e gostaria de retirar uma parte para o plantio, é preciso corar as estacas dos ramos que são mais fortes. Retire as folhas e pronto! Sua muda está pronta.
Significado da flor Lavanda
Essa flor remete a tranquilidade, renovação do ambiente, relaxamento e equilíbrio. Além disso, também é capaz de deixar tudo mais cheiroso e agradável.
E então, gostou de saber mais sobre a flor Lavanda? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil. Aproveite e leia também sobre a flor Antúrio!
Deixe um comentário