Flor Gérbera: cultivo e decoração

5
(4)

A Gérbera é uma linda flor que pertence à família das margaridas e dos girassóis. É possível encontrá-la em uma infinidade de cores, sendo mais de 20 tonalidades diferentes registradas.

Em algumas regiões e culturas, a flor Gérbera possui diversos significados positivos e é uma ótima opção para dar de presente. Além disso, devido a sua beleza e cores bastante intensas, é bastante usada para cunho decorativo (junto com outras flores da mesma família), principalmente, em jardins. 

Se você deseja plantar a flor Gérbera em sua casa e está com dúvidas sobre esse processo, então, esse artigo é para você. Acompanhe abaixo tudo sobre essa planta e suas especificidades! Vamos lá?

Taxonomia da flor Gérbera

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Angiospérmicas
  • Classe: Eudicotiledôneas
  • Ordem: Asterales
  • Família: Asteraceae
  • Gênero: Gerbera
  • Espécie: Gerbera hybrida

Característica da flor Gérbera

A Gérbera é uma planta herbácea ornamental, natural da região da América do Sul, Ásia tropical, África e Madagascar. Por se adaptar muito bem a exteriores e regiões de climas temperados, consegue se desenvolver muito bem em ambos os hemisférios.

O gênero da planta possui mais de 30 outras espécies que são muito parecidas, com algumas características iguais. São perenes, com folhas basais e as flores são reunidas em inflorescência com multifloros, possuindo em torno de 10 cm de diâmetro, aproximadamente.

São extremamente coloridas e seu fruto é seco – fruto esse chamado de aquénio na botânica, devido ao seu formato acicular. As cores das flores de Gérbera podem variar bastante entre amarela, laranja, rosa, branca, vermelho, além das demais que são misturadas em cruzamentos híbridos.

A flor Gérbera é um composto de várias flores individuais, tendo grande apelo comercial, principalmente, por ser uma planta de corte. As espécies mais usadas como planta decorativa e de produção são resultadas da hibridização entre a Gerbera viridifolia e a Gerbera jamesonii, o resultado dessa mistura é a Gerbera hybrida.

Gérbera- Descrição
A flor Gérbera é da mesma família que os Girassóis!

Como cultivar e cuidar de Gérbera?

A flor Gérbera tem uma excelente durabilidade, principalmente, para ser dada de presente. Quando colocada em vasos com água, por exemplo, podem durar até uma semana.

Uma dica para o seu cultivo ser mais eficiente, saudável e duradouro, é fazer o plantio em jardins externos, assim, a floração pode durar o ano todo e o espaço se mantém colorido por mais tempo.

Para começar a cultivar a Gérbera em casa, o ideal é tratar o solo antes. Misturar um pouco de matéria orgânica ou substratos em lugares bem drenados é um bom começo para plantar as mudas. Além disso, misturar um pouco de areia pode ajudar a manter o solo mais úmido também.

Durante os períodos mais frios do ano, o acúmulo de água pode prejudicar as raízes da Gérbera. Portanto, usar adubo a base de fósforo ajuda a fortalecer a planta nessas épocas. É importante também não colocar a flor Gérbera em local muito quente, ou com muita incidência de luz direta, já que elas gostam de clima ameno.

Se a sua região for muito quente, o ideal é plantá-la a meia sombra. Já no inverno, a flor pode perder algumas folhas, mas se recupera rápido depois que a temperatura volta a esquentar.

E lembre-se: a rega deve ser frequente, mas é preciso manter o solo apenas úmido e nunca encharcado.

Gérbera - Cultivo
A flor Gérbera não gosta de solo muito úmido e nem de climas muito frios

Qual o preço da Gérbera?

As sementes da planta podem ser compradas em lojas de flores e produtos agrícolas, supermercados e até mesmo através da internet. Os pacotinhos são vendidos com mais de 100 sementes e podem variar o preço, custando entre R$ 1e R$ 5. Cada semente gera uma touceira com flores diferentes.

A floração e poda da Gérbera

A floração da Gérbera pode durar de 1 a 2 meses depois do início do plantio. As flores podem ser mantidas plantadas em vaso por até dois anos, depois disso, precisam ser replantadas em mudas menores ou ser repassadas para jardins e ambientes com menos espaço disponível para crescer demais.

Existem alguns cuidados, como a poda rente ao solo, que ajuda a estimular o surgimento de novas brotações na flor Gérbera. Na fase final da floração, uma poda de limpeza também pode ser feita com o intuito de tirar as folhas mortas e velhas, dando espaço a galhos e folhas novas.

O que representa a flor Gérbera?

A flor Gérbera, assim como as flores de sua mesma família, têm significados muito positivos como amor, leveza, sensibilidade e sucesso – inclusive por isso são ótimas opções para presentear entes queridos e amigos.

Decoração com a flor Gérbera

Abaixo, alguns exemplos do uso da Gérbera para decoração. Acompanhe!

Em festas

Em jardins verticais

18 hastes de flores artificiais importadas realistas creme no Elo7 | DECORA  FLORES ARTIFICIAIS (16DFC30)
Fonte

Agora que você já sabe mais detalhes sobre a flor Gérbera, que tal cultivá-la para dar de presente para alguém especial? Além disso, se quiser alguma informação adicional, não deixe de comentar neste post. Aproveite o tempo e leia também sobre Girassóis!

 

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

4 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *