O Radite (Almeirão) faz bem para saúde? Confira!
O Radite, também conhecido como Almeirão do Campo ou apenas Almeirão, é uma hortaliça que pode ser julgada de forma inconsistente devido ao seu amargor – muito parecido com o da Chicória, por exemplo.
No entanto, apesar de ser essa característica em seu gosto, tem um teor benéfico incrível e, inclusive, é bastante usada na medicina popular – justamente por tratar enfermidades diversas.
Possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e analgésicas também. Além disso, é uma hortaliça rica em fibras, vitaminas A, B1, B2 e C, minerais e pode prevenir câncer e o envelhecimento das células.
Outro ponto super interessante do Radite é a sua capacidade de proteger as funções hepáticas do corpo, ou seja, colabora com o processo digestivo e ajuda bastante na digestão.
No artigo de hoje, vamos te mostrar como usar essa hortaliça na sua alimentação e te dar dicas de preparação para incluí-la no seu dia a dia. Então, se quiser saber mais sobre o Radite, é só continuar lendo o artigo abaixo!
Taxonomia do Radite
- Reino: Plantae
- Classe: Angiospérmicas;
- Classe: Eudicotiledóneas;
- Ordem: Asterales;
- Família: Asteraceae;
- Gênero: Cichorium;
- Espécie: Cichorium Intybus.
Qual a função do Radite no organismo?
Como já mencionado, o Radite tem diversas funções que podem ser ótimas para o organismo. Porém, a principal delas está relacionada a proteger a parte hepática do nosso corpo, ou seja, tudo aquilo que está relacionado ao fígado e às vesículas biliares.
Apesar disso, também tem capacidades cicatrizantes, antioxidantes e analgésicas, o que favorece a circulação sanguínea, reduz a pressão arterial alta e elimina também toxinas do corpo que costumam colaborar com a retenção de líquido.
Um outro ponto super interessante do Radite é a sua capacidade de aliviar dores nas articulações e musculares, além de ajudar no processo de perda de peso. Também pode ser um ótimo aliado ao controle dos sintomas da ansiedade, redução do estresse e benéfico para o sistema imunológico.
É por isso que o Radite, aliado a uma dieta saudável e com outras hortaliças, é um tipo de alimento que favorece bastante a saúde e o dia a dia das pessoas que o consomem.
Porém, apesar de ser ótimo em diversas situações, é uma hortaliça que não pode ser consumida por pessoas que tem cálculo renal e também por gestantes. Por isso, se você for desse grupo de pessoas, o ideal é evitar o consumo do Radite.
Como preparar o Radite? Receitas e dicas valiosas!
Para preparar o Radite de uma forma em que o seu amargor não fique tão presente, o ideal é lavar bem as folhas antes. Para além disso, você pode jogar um pouco de água quente nelas para que elas murchem com mais facilidade e adicionar um pouco de vinagre e limão.
Um outro ponto é utilizar temperos que você está acostumado no momento de fazer a receita. Isso ajuda a disfarçar um pouco do amargor, além de deixar a comida muito mais saborosa.
Radite refogado
Há uma receita bastante famosa chamada de Radite Cotti, é um refogado de Radite com bacon que pode servir para acompanhamento de refeições e, além disso, como recheio para salgados.
Após comprar ou colher o seu Radite, será necessário lavar as folhas e colocá-las em uma panela de pressão. Depois de levantar fervura, você pode marcar 3 minutos e, depois disso, escorrer a água da panela. Aproveite o momento para espremer as folhas para tirar todo o excesso de umidade. Por fim, pique as folhas e reserve.
Depois de estar com seu Radite picado, coloque na frigideira com um pouco de óleo ou banha (de acordo com a sua preferência). Separadamente, frite o bacon mas sem acrescentar tempero. Por fim, acrescente o alho, cebola, sal, pimenta e o restante de condimentos que você preferir.
Após esse processo, misture tudo em uma panela e acrescente queijo. É muito difícil não gostar dessa receita! Além disso, é muito difícil também reparar no gosto mais forte do Radite a partir dela.
Radite cru
Porém, claro, também é possível fazer uso do Radite in natura, ou seja, totalmente cru. Para isso, você também irá precisar deixá-lo de molho com vinagre e limão. É importante, assim como na primeira receita, temperar a salada da forma como você está acostumado a comer.
Como plantar Radite e ter sempre em casa?
O plantio do Radite é muito parecido com o de outras hortaliças do mesmo gênero, incluindo os diversos tipos de almeirão, alface, couve e a chicória também. É possível que o crescimento dessa hortaliça chegue a cerca de 20 centímetros de folhas lisas e macias.
É um tipo de planta que prefere o clima temperado e subtropical. Além disso, não gosta muito de sol e prefere a sombra com luz indireta. Mesmo não gostando muito de sol, o Radite adora água em abundância e, por isso, o ideal é sempre regá-lo na frequência correta – normalmente, 1 dia sim e 1 dia não.
Para plantá-lo, o processo é bem simples. Você vai precisar seguir os seguintes passos:
1. Prepare o canteiro que receberá o Radite com antecedência;
2. Coloque adubo animal bem curtido, espalhando bem até a terra absorver;
3. Depois, regue o substrato mas espere alguns dias para de fato plantar a hortaliça;
4. Compre as mudas de produtores ou também é possível plantar através das folhas compradas no mercado, por exemplo;
5. Antes de plantar, deixe um espaçamento de 15 centímetros entre as plantas;
6. Regue com abundância e, se tudo correr bem, a colheita poderá ser feita cerca de 60 dias depois do plantio.
7. Para colher, corte as folhas bem rentes ao solo.
E então, o Radite será um dos componentes da sua próxima refeição? Esperamos que sim e que você aposte em seu plantio também!
Se o artigo foi útil para você, dê 5 estrelas e, caso tenha alguma dúvida, é só mandar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre como plantar cheiro-verde!
Deixe um comentário