Jasmim: propriedades e benefícios!

5
(16)

Ter um jardim bonito e alegre exige cuidado, plantio de flores bonitas, coloridas e que sejam de fácil manejo. Para quem está escolhendo plantas novas para alegrar o ambiente, as espécies de Jasmim não podem faltar.

É uma planta pertencente ao gênero Jasminum, que produz flores muito cheirosas e que também pode ser usada para fazer chás, já que é uma planta medicinal e possui algumas propriedades curativas, incluindo um óleo bastante aromático.

No Brasil, o Jasmim também pode ser conhecido como camélia, dama da noite, jasmim-amarelo, jasmim-da-china ou jasmim manga. Porém, independentemente do nome, o Jasmim tem uma beleza incrível e vários benefícios à saúde.

Se você tem interesse nessa flor e quer saber mais sobre seu cultivo e propriedades, continue lendo o artigo abaixo!

Taxonomia do Jasmim

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Lamiales
  • Família: Oleaceae
  • Gênero: Jasmim
  • Espécie: Jasmim officinale

Características do Jasmim

As espécies que pertencem ao mesmo gênero da flor Jasmim são, em sua grande maioria, arbustos. São plantas perenes, em forma de cachos, com pequenas flores muito perfumadas e de cores bem alegres.

É nativa do Oriente Médio, por isso, seu nome tem origem do árabe Yasamin, mas a sua produção passou a ser muito maior na Índia. Embora seja possível encontrar várias espécies do Jasmim, em todas elas, se trata de uma planta delicada e de uso ornamental.

A planta nasce em arbustos e também pode ser trepadeira, se escorando em muros e objetos que estiverem próximos de onde elas são plantadas.  As flores do Jasmim são em forma de tubos, com cerca de 2,5 cm de diâmetro. Se aglomeram e formam uma inflorescência, ou seja, flores que podem se agrupar apesar de serem solitárias.

As brácteas são ovais e lineares, com cálice em forma de sino. Cada flor possui de 4 a 9 pétalas e as cores podem variar muito, mas no geral são brancas, amarelas, rosas e roxas.

O Jasmim é uma planta indicada para dores de cabeças e estresse!

Como cultivar o Jasmim?

O plantio do Jasmim pode ser feito em vasos ou em jardins, mas o local escolhido precisa de atenção quando o assunto é sol e regas frequentes. A planta quase sempre é cultivada através de sementes que levam aproximadamente 30 dias para germinar.

Durante o processo da germinação do Jasmim, é preciso usar um substrato bem úmido para que as sementes fiquem protegidas do sol intenso e das chuvas. Assim que as mudas começam a crescer, elas precisam ser cuidadas todos os dias para que se fortaleçam e se desenvolvam com saúde.

Depois que a muda do Jasmim estiver nascida, você pode transplantá-la para outro lugar em que tenha terra drenada e adubada. É aconselhado plantar longe de lugares que sejam muito chuvosos ou que tenham ventanias fortes.

Dessa forma, busque por ambientes em que sejam mais frescos mas que tenham a quantidade de sol adequada. A floração do Jasmim costuma acontecer no começo do verão e pode se estender até o final do inverno, porém, como o nosso país é tropical, a planta aguenta as temperaturas baixas do inverno que temos aqui.

Onde comprar o Jasmim?

As mudas podem ser encontradas em locais especializados em plantas, em suas mais diversas espécies. As mudas de Jasmim podem ser compradas por valores em torno de R$ 30.

O cultivo do Jasmim requer alguns cuidados específicos, mas é super possível cultivá-la, mesmo se você for iniciante.

O Jasmim na indústria de perfumes!

Dentro da indústria dos cosméticos, o aroma do Jasmim é muito apreciado. Esse cheiro mais suave e levemente adocicado é extraído do óleo que o Jasmim produz,  que é bastante requisitado e usado na fabricação das fragrâncias. Além disso, sua essência também é usada em cosméticos como cremes, shampoos e condicionadores.

Quais os benefícios do Jasmim? 

Muitas pessoas cultivam o Jasmim em casa para preparar chás através de infusões, devido às suas propriedades medicinais. Por conter algumas substâncias consideradas analgésicas e que dão um efeito calmante, o chá do Jasmim é indicado para:

  • Aliviar dores musculares;
  • Dores de cabeça;
  • Dores na coluna;
  • Cólica menstruais;
  • Estresse e ansiedade.

Em cada local o processo para fazer o chá costuma ser diferente. Em alguns lugares, pode ser acompanhado por erva cidreira e rodelas de limão para intensificar o sabor e suas propriedades.

Quais são os tipos de Jasmim?

O Jasmim pode ser bastante variado no que diz respeito às suas cores e formas. Alguns dos tipos mais conhecidos são:

Jasminum azoricum ou jasmim dos açores

Viveiro Ciprest - Plantas Nativas e Exóticas: Jasmim dos Açores ou do Rio (  Jasminum azoricum )
Fonte

Jasminum mesnyi ou jasmim amarelo

Fonte: Jardim Cor

Jasminum nitidum ou jasmim estrela

Jasminum officinale ou jasmim verdadeiro

O Jasmim é uma planta maravilhosa e tê-la em seu jardim pode fazer muita diferença. Esperamos que tenha gostado desse artigo e que ela tenha sido útil. Aproveite o tempo e leia também sobre a flor Hibisco!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

6 comments

  1. Adorei a matéria e gostaria de saber qual o Jasmim trepadeira indicado para um ambiente de muita luminosidade, mas pouco sol.
    Também gostaria de saber se há um jasmim arbustivo para o mesmo ambiente (muita luminosidade e pouco sol.
    obrigada
    jane

    1. Olá, Jane! Para um ambiente com muita luminosidade, mas pouco sol direto, o Jasmim-dos-poetas é uma trepadeira indicada. Ela se adapta bem a locais com luminosidade intensa, mesmo sem receber sol direto o tempo todo. Já o Jasmim-estrela é um arbusto adequado para o mesmo ambiente, com folhagem densa e brilhante.

    1. Olá! O chá de jasmim geralmente é feito com flores de jasmim branco (Jasminum officinale) ou flores de jasmim árabe (Jasminum sambac), que são as variedades mais comuns usadas. O jasmim roxo (Jasminum polyanthum) não é tradicionalmente usado para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *