Como cuidar da sua Orquídea Negra?
Assim como com as mais tradicionais, existe um grande encantamento por parte das pessoas quando falamos da Orquídea Negra. Isso porque, além de exótica – devido a sua cor vermelho escuro quase preto – a flor é pequena e super delicada, o que gera um lindo contraste nos jardins.
Todo o processo de plantio e cuidados é até que parecido com as orquídeas padrões e de outras cores, no entanto, pelo seu tamanho e delicadeza, existem algumas práticas que facilitam seu cultivo e ajudam com que a planta fique cada dia mais bonita – falaremos melhor sobre isso abaixo.
A flor da Orquídea Negra tem, em média, 2 centímetros e é um pouco tímida, já que passa boa parte do tempo escondida entre as folhagens mais finas da planta. Inclusive, quando olhamos para o todo, não são apenas as flores que são pequenas: a planta no geral atinge cerca de 15 a 20 centímetros de altura.
Um outro ponto interessante sobre a Orquídea Negra (e que poucas pessoas sabem) é que essa planta é originalmente brasileira – encontrada mais especificamente no Espírito Santo.
Se você quer saber mais sobre a Orquídea Negra, sua origem, tipo de clima ideal e dicas de cultivo, é só continuar acompanhando o artigo abaixo até o final! Aproveite muito nossas informações.
Boa leitura!
Taxonomia da Orquídea Negra
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Liliopsida;
- Ordem: Asparagales;
- Família: Orchidaceae;
- Subfamília: Epidendroideae;
- Tribo: Cymbidieae;
- Subtribo: Maxillariinae
- Gênero: Brasiliorchis;
- Espécies: Brasiliorchis schunkeana.
Tipos de Orquídea Negra
A Orquídea Negra (ou Brasiliorchis Schunkeana) é uma entre as outras 15 do mesmo gênero. Sendo elas:
- Brasiliorchis barbosae;
- Brasiliorchis chrysantha;
- Brasiliorchis gracilis;
- Brasiliorchis heismanniana;
- Brasiliorchis kautskyi;
- Brasiliorchis marginata;
- Brasiliorchis monantha;
- Brasiliorchis moutinhoi;
- Brasiliorchis piresiana;
- Brasiliorchis phoenicanthera;
- Brasiliorchis picta;
- Brasiliorchis polyantha;
- Brasiliorchis porphyrostele;
- Brasiliorchis schunkeana;
- Brasiliorchis ubatubana.
Significado da Orquídea Negra
Em relação ao significado, é possível considerarmos a Orquídea Negra como uma planta de elite, estando bastante relacionada a poder, autoridade absoluta e raridade.
Características da Orquídea Negra
Fonte: Meu Orquidário
Cientificamente conhecida como Brasiliorchis Schunkeana, com sinonimos Maxillaria schunkeana e Bolbidium schunkeanum, a Orquídea Negra é uma planta com crescimento acelerado e suas flores tem pouca duração: normalmente, vivem no máximo 5 dias – no entanto, novas nascem várias vezes ao longo do ano.
O ideal é que a Orquídea Negra viva em locais mais sombreados e sem contato direto com o sol por longas horas do dia. Além disso, ela gosta de locais mais úmidos, no entanto, sem qualquer tipo de acúmulo de água em suas raízes.
Devido a esse fator, a melhor forma de cultivar essa espécie brasileira é em vasos (preferencialmente de barro) com furo no fundo e com uma camada de pedra ou cacos de telha antes do substrato, o que ajuda a melhorar a capacidade de escoamento.
Uma outra característica interessante da Orquídea Negra é a sua necessidade de adubação semanal. No caso, por ser uma planta pequena e, por esse motivo, não ter uma boa capacidade para absorver muitos nutrientes, o ideal é colocar o adubo de pouco em pouco – no caso, 1 vez na semana.
Mas, qual tipo de adubo dar para a Orquídea Negra? Simples! Você pode optar por adubo do tipo NPK 20-20-20, diluído na proporção de 1 colher de chá para 1 litro de água. No momento de aplicar, opte por borrifar na planta todo.
E como a Orquídea Negra sobrevive na natureza com tanta necessidade de adubo, então? No caso da vida na natureza, essa espécie se fixa em árvores e rochas criando umas espécies de touceiras que “agarram” restos de galhos, folhas e outros materiais orgânicos.
Por fim, em relação às touceiras, é importante apenas ressaltar sobre os cuidados caso encontrá-las na natureza. De várias formas, pode servir de abrigo para cobras, lagartos e escorpiões.
Como cultivar a Orquídea Negra?
Fonte: Orquideas.eco
É possível encontrar a Orquídea Negra em algumas lojas de paisagismo mais selecionadas e floriculturas também – apesar de ser uma espécie ligeiramente mais rara, por ter sua origem aqui no Brasil, ela consegue viver bem e se adaptar a várias regiões.
O cultivo pode ser feito através de mudas. O vaso não precisa ser tão grande e, preferencialmente, deve ser de barro. Além disso, é muito importante se atentar a drenagem de seu substrato para garantir um maior tempo de vida para a planta.
Em relação a preços, é possível destacar que uma Orquídea Negra pode ser encontrada, ainda em muda, a partir de R$ 40.
Como cuidar da Orquídea Negra?
Fonte: Orquiloja
Chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos da Orquídea Negra. No entanto, é válido ressaltar que poucos detalhes mudam em relação aos cuidados normais direcionados a essa flor, independente de sua coloração.
Acompanhe abaixo com mais detalhes! Vamos lá?
Clima
É uma espécie que pode responder bem a vários tipos de clima mas não tolera extremos: seja para o frio ou calor. Nesses casos, ela tende a se desenvolver melhor em locais com temperaturas mais amenas e com menos frequência de mudanças brutas.
Nesse sentido, o ideal é cultivar essa planta em temperaturas de 15 a 22ºC. Assim, ela terá maior capacidade de se desenvolver e terá a produtividade esperada.
Rega
As regas da Orquídea Negra podem ser feitas de forma frequente para que o substrato se mantenha levemente úmido sempre. Para perceber a quantidade de água presente na planta, o ideal é colocar a ponta dos dedos no substrato.
Porém, claro, tome cuidado para não encharcar a Orquídea Negra e sempre opte por regar pouco mas todos os dias, por exemplo. Inclusive, lembre-se de observar e sempre analisar se o substrato está drenando toda a quantidade de água. Esse procedimento é bastante importante pois evita que suas raízes apodreçam.
Solo
O substrato para o plantio da Orquídea Negra deve ter boa capacidade de drenagem. Para isso, você pode optar por usar fragmentos de carvão e casca de pinus – o que ajuda bastante a deixar o substrato mais leve.
Poda
A poda da Orquídea Negra pode estar relacionada a suas folhas apenas, que podem crescer e atingir grandes proporções. Faça esse processo, pelo menos, a cada 6 meses.
Adubação
Como já mencionado, você pode fertilizar a sua Orquídea Negra, ao menos, 1 vez na semana. Faça esse processo mas não despeje o adubo por toda a planta, no caso, foque nas folhas e no substrato.
Esperamos que o artigo sobre a Orquídea Negra tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Orquídea Denphal!
Deixe um comentário