Planta veludo-roxo: saiba como cuidar!
A Gynura aurantiaca, conhecida popularmente por planta veludo-roxo, planta-veludo, paixão-roxa ou ginura, é uma espécie que faz muito sucesso entre o cultivo de plantas devido à coloração diferenciada de suas folhas.
Apresentando um tom fechado de verde, a superfície da planta veludo-roxo possui uma leve penugem arroxeada que a destaca das demais plantas.
Se você está em busca de saber mais sobre como cuidar da planta veludo-roxo, continue neste post e veja todas as dicas para ter uma espécie saudável!
Taxonomia da planta veludo-roxo
A planta veludo-roxo é uma espécie da família botânica Asteraceae. Desta família, fazem parte também plantas bastante conhecidas como os girassóis e as margaridas, por exemplo.
Originária de países do sudeste asiático, a planta veludo-roxo possui alta propagação e, com isso, acabou alcançando continentes do mundo todo.
Uma curiosidade é que, embora se apresente como planta veludo-roxo, seu nome científico não trata da sua cor. Na verdade, o termo aurantiaca significa “alaranjado” em latim devido à coloração de suas flores. A seguir, veja mais detalhes sobre a classificação taxonômica da planta veludo-roxo.
- Reino: Plantae;
- Divisão: Angiospérmicas;
- Classe: Magnoliopsidas;
- Ordem: Asterales;
- Família: Asteráceas;
- Gênero: Gynura.
Características da planta veludo-roxo
A planta veludo-roxo é uma espécie de trepadeira ramificada e de pequeno porte. Seus ramos podem variar de 60 a 90 cm de comprimento. Seu cultivo pode ser feito em vasos pendentes ou também em vasos comuns e jardineiras.
A flor do veludo-roxo apresenta cor amarela-alaranjada e sua floração tende a acontecer, geralmente, após seu primeiro ano, no verão. Já seus frutos se assemelham ao dente-de-leão e surgem logo após a floração.
Um ponto importante é que as flores do veludo-roxo são mal cheirosas e, caso você se incomode com o cheiro delas, é possível remover seus botões. Esse processo ainda ajuda a prolongar a vida da planta veludo-roxo, pois, frequentemente, ela tende a definhar após a floração.
Como plantar e cuidar da planta veludo-roxo?
Os cuidados com a planta veludo-roxo exigem certo tempo e atenção, uma vez que é uma planta que necessita muito de água para manter suas folhagens hidratadas e vistosas.
No entanto, cuidados com a poda e adubação costumam ser um processo tranquilo. Confira, a seguir, detalhes sobre como plantar e cuidar da sua planta veludo-roxo.
Luminosidade
A planta veludo-roxo deve ser cultivada à meia sombra, o que não deve ser um problema, dado que é uma planta muito usada na decoração de interiores.
Porém, embora não deva ser colocada diretamente sob a luz do sol, a planta veludo-roxo necessita de certa luminosidade. Caso contrário, suas folhas podem ficar mais verdes do que roxas.
Rega
Como comentamos, a planta veludo-roxo deve ser regada com frequência. No entanto, tome cuidado para não molhar diretamente suas folhas, pois isso pode causar pontos marrons nelas.
É preciso atenção durante o inverno, reduzindo as regas e evitando, assim, o apodrecimento de suas raízes.
Adubação
O solo para o crescimento saudável da planta veludo-roxo deve ser fétil, levemente ácido e enriquecido com matéria orgânica. Assim, qualquer fertilizante usado para a manutenção de folhagens é ideal para manter a planta veludo-roxo saudável.
Mas se você deseja evitar o florescimento desta espécie, basta fazer uso de fórmulas com teor de fósforo (a letra P do NPK) menor.
Poda e mudas
A poda da planta veludo-roxo é importante para manter suas folhagens sempre vivas e brilhantes. Para estimular o crescimento da planta veludo-roxo, faça um beliscamento nas mudas novas e nas plantas em desenvolvimento.
O beliscamento nas plantas consiste em remover seus brotos apicais, usando a ponta dos dedos, com um puxão rápido, ou uma tesoura para cortar as pontas dos ramos em crescimento.
Como já dissemos, após a floração, a planta veludo-roxo tende a decair. Dessa forma, aproveite as podas para fazer mudas e, assim, propagar a planta. As mudas podem ser feitas por meio de estaquia de ramos e ponteiros.
Para obter um efeito cheio no vaso de forma mais rápida, o ideal é plantar de três a cinco mudas da planta veludo-roxo. Já para fazer com que seu caule suba, você pode colocar treliças de modo que os ramos se entrelacem com o passar do tempo.
Como usar planta veludo-roxo na decoração?
Como mencionamos, a planta veludo-roxo é muito utilizada na decoração de interiores. Além de sua cor atraente, outro ponto positivo sobre essa planta é que ela não é tóxica para animais domésticos, segundo a Associação Americana pela Prevenção contra a Crueldade a Animais.
Por ser uma planta trepadeira, colocar seu veludo-roxo em vasos pendentes traz charme para o ambiente, principalmente se colocado entre portais ou em pontos estratégicos entre móveis, como sofás.
Você também pode complementar o arranjo unindo suas plantas veludo-roxo a outras espécies de tons semelhantes, trazendo harmonia para o ambiente, ou mesmo com plantas de outras tonalidades, trazendo alegria para o espaço.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, caso queira conhecer outras plantas para combinar com seu veludo-roxo na decoração do seu lar, leia mais sobre plantas para área interna!
Adorei a matéria! Acabei de ganhar essa planta linda!!! E aprendi como cultiva-la! Obrigada pelo conteúdo.
Lilian Ferr
Olá, Lilian! Ela é linda mesmo, não é? Ficamos felizes que o conteúdo foi útil. Obrigada pelo feedback e, qualquer problema ou dúvida, não deixe de nos contatar!