O grupo de planta Hera: cuidados, dicas e mais!
É muito provável que você já tenha visto a planta Hera (ou seu grupo de plantas – falaremos melhor abaixo) nas redes sociais. Essa é uma espécie que ficou bastante famosa em aplicativos usados para inspiração de decoração, principalmente, em áreas internas como quartos e salas.
Essa é mais uma daquelas plantas que são super versáteis, fáceis de cuidar e, além disso, são lindas. Possuem coloração incrível e deixam os espaços muito mais bonitos e convidativos – dando um toque de viva verde aos ambientes.
A planta Hera é trepadeira e pode ser cultivada em cascata. Tem um poder adaptativo muito interessante e, dessa forma, se dá bem com vários tipos de clima – o ideal apenas é evitar extremos.
Além disso, por todas essas características já indicadas, ela é uma ótima opção para quem está começando no mundo da jardinagem e ainda não tem tanta experiência com plantas em geral.
É melhor cultivada no alto, já que suas ramificações vão ganhando volume rapidamente quando os cuidados com a planta são feitos da melhor forma. Porém, também pode ser usada em locais mais baixos, como em prateleiras, por exemplo.
E então? Já se interessou pelo cultivo dessa espécie e pelo seu uso na decoração? Se você gosta desse estilo de planta e quer saber sobre como cultivá-la com os cuidados corretos para que ela dure por bastante tempo, é só continuar acompanhando o artigo abaixo.
Nele, vamos abordar mais profundamente sobre os cuidados, regas, adubação e valor médio das mudas da planta Hera.
Boa leitura e acompanhe as informações! 😉
Taxonomia da planta Hera
- Domínio: Eukaryota;
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Magnoliopsida;
- Ordem: Apiales;
- Família: Araliaceae;
- Subfamília: Melineae;
- Gênero: Hedera;
- Espécie: Hedera Helix;
- Classificação superior: Hera.
Hedera é um gênero botânico pertencente à família Araliaceae e compreende todo o grupo de plantas chamadas de Hera. Esse é um ponto super importante desse artigo: Hera, na verdade, é considerado como um grupo de plantas super parecidas que envolvem diversas espécies.
Dessa forma, apesar de estarmos falando no singular, você pode compreender os cuidados e dicas relacionadas a planta Hera de forma mais macro e geral.
A família Araliaceae, por sua vez, está inserida no grupo de angiospermas e é considerada como um grande grupo de plantas com flores, majoritariamente comuns nos trópicos.
São cerca de 50 gêneros e 1420 espécies encontradas atualmente, que estão divididas entre as regiões mais tropicais e subtropicais do mundo. Podem ser arbustivas, trepadeiras (como no caso da planta Hera), herbáceas ou árvores.
As folhas dessas espécies são, normalmente, espiraladas, compostas-pinadas ou simples e, normalmente, são sempre encontradas em diferentes tonalidades de verde.
Existem, atualmente, cerca de 1420 espécies dentro dessa família. No caso do gênero Hedera, são por volta de 50. Entre elas, temos as seguintes*:
- Hedera algeriensis;
- Hedera azorica;
- Hedera canariensis;
- Hedera caucasigena;
- Hedera colchica;
- Hedera cypria;
- Hedera helix;
- Hedera hibernica;
- Hedera maderensis;
- Hedera maroccana;
- Hedera nepalensis;
- Hedera pastuchowii;
- Hedera rhombea;
- Hedera sinensis;
- Hedera taurica;
- Etc.
*Todas podem ser conhecidas como planta Hera.
Características das Heras
Fonte: Pixabay
Sendo um grupo de plantas, é possível destacar que as variedades são inúmeras, tanto entre tamanho de folhas, formato, quanto em coloração. Apesar disso, todas são consideradas fáceis de cuidar e super adaptáveis às localidades.
O cultivo da planta Hera em salas, quartos e escritórios, por exemplo, é o mais comum. Você vai precisar apenas colocá-la em um local que tenha algumas horas de sol durante o dia e, pronto, já é quase o suficiente para que ela se mantenha.
Em áreas externas como varandas e quintais, por exemplo, a aplicação da planta Hera é diferente: pode ser usada como forração de canteiros, para cobrir pergolados ou em decorações suspensas.
No caso do uso para decoração dentro de casa, o ideal será utilizar vasos para isso. Normalmente, os de plástico com furos na base são o bastante para esse grupo de plantas.
Em relação ao solo, é muito importante que ele seja fértil e drenável. Para isso, você pode utilizar a seguinte mistura (na proporção de 1:1:1):
- Húmus de minhoca;
- Terra comum;
- Terra vegetal;
- Areia de construção.
Além disso, a camada de drenagem é super importante para as diferentes planta Hera. Utilize argila expandida ou brita, sempre colocando-as na base no vaso, antes de inserir o substrato já pronto.
Curiosidade sobre a planta Hera
Algumas das plantas presentes nesta classificação superior podem ser utilizadas de forma medicinal – no caso, estamos falando da Hedera Helix.
A utilização é mais frequente no tratamento de inflamações respiratórias, sejam agudas ou crônicas, incluindo bronquite viral, bronquite recidivante, tosse e outras infecções provenientes do trato respiratório.
Apesar disso, existem algumas que são tóxicas (chamadas de Heras venenosas). São plantas alergênicas, que causam feridas e bolhas ao entrar em contato com a pele. Isso ocorre, principalmente, devido ao óleo vegetal tóxico chamado urushiol, ao qual cerca de 50 a 70% da população é sensível.
Além disso, essa planta pode gerar alguns tipos de dermatite. Nesse sentido, caso você tenha tido contato com ela, é interessante procurar ajuda médica para que casos de alergias sejam diagnosticados previamente.
Se “Hera” é um grupo de plantas, quais espécies são mais conhecidas?
Além da lista citada no começo do artigo com os nomes científicos delas, podemos citar 4 Heras que são muito conhecidas e utilizadas na decoração:
- Hera inglesa (ou Hedera Felux);
- Hera argelina (ou Hedera algeriensis);
- Hera irlandesa;
- Hera japonesa.
Como cultivar a planta Hera?
Fonte: Pixabay
A planta Hera cresce a partir de estacas e sementes no solo. Geralmente, também pode crescer ligada a algum galho e, para isso, estende suas raízes até o chão para obter os nutrientes necessários para sobreviver.
O cultivo pode acontecer direto na terra ou em vasos, como já mencionado (incluindo os suspensos e próximo a outras plantas) quando utilizado dentro das casas. Atente-se, no entanto, ao espaço disponível para o crescimento dela.
As irrigações devem ser frequentes, porém, não em abundância devido ao risco de encharcamento, preocupe-se apenas em manter o solo levemente úmido e molhe também suas folhas.
Por fim, em relação a preços, é possível encontrar mudas de planta Hera a partir de R$ 25, podendo chegar até R$ 50, a depender do seu tamanho.
Como cuidar do grupo de planta Hera?
Fonte: Pixabay
Chegamos ao momento de falarmos mais especificamente sobre os cuidados e processos importantes para o cultivo do grupo de planta Hera.
Como mencionado em dado momento, é importante atentar-se à quantidade de luminosidade e ao processo de rega, dois pontos super importantes para o sucesso do plantio.
Acompanhe abaixo com mais detalhes outros cuidados!
Clima
A planta Hera é nativa da América do Sul e, no geral, se dá muito bem com o clima tropical e subtropical – já que gosta de calor e de umidade.
Além disso, é uma planta que deve ser administrada, preferencialmente, em sol indireto ou meia sombra, aceitando bem essas duas opções – até por isso vive dentro de casa sem grandes problemas.
Solo
O substrato ideal para esse grupo de planta precisa ser fértil, de textura média, permeável, enriquecido com matéria orgânica e drenável também.
Uma mistura ideal para o seu solo pode ser feita através de terra vegetal, areia, casca de pinus e húmus de minhoca, por exemplo. Para deixá-lo ainda mais drenável, a argila expandida, brita ou cacos de telha pode ser incluída no fundo do vaso.
Poda
A poda da planta Hera é necessária porque ela cresce de forma bastante rápida. Nesse sentido, o controle de crescimento é necessário e, provavelmente, você precisará fazer esse processo em vários momentos ao longo do ano.
Regas
As regas da planta Hera podem ser feitas de forma regular, com frequência mínima de 3 vezes na semana. Sempre mantenha o solo úmido e também molhe suas folhas para aumentar ainda mais a umidade.
Além disso, você também pode usar a técnica do “dedômetro” para verificar se há necessidade de colocar mais água na planta. Por fim, tome muito cuidado para evitar encharcar a planta, o que gera apodrecimento de suas raízes.
Adubação
A adubação da planta Hera pode ser feita tranquilamente. Pode acontecer no início da primavera e, para isso, é possível utilizar adubos naturais, como a casca de coco, por exemplo.
Uma fertilização inorgânica com NPK 10-10-10 também é suficiente para garantir um bom desenvolvimento desta planta.
Esperamos que o artigo sobre o grupo de plantas Hera tenha sido útil e que você comece a cultivá-la aí na sua casa. Qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários.
Aproveite o tempo no blog e leia também sobre as plantas rasteiras!
Deixe um comentário