Samambaia Renda Portuguesa: dicas e cuidados!
A samambaia Renda Portuguesa, também conhecida como Davallia Fejeensis e samambaia pé-de-coelho) é uma das tipificações da samambaia tradicional, bastante encontrada aqui no Brasil.
A grande diferença dessa espécie para as demais é a textura de suas folhas que podem ser tanto plumosas (ou seja, folhas pendentes e mais divididas) quanto robustas (com menos divisórias e mais folhas em cada galho).
É uma espécie muito comumente utilizada em jardins verticais, justamente, por ficar pendurada sem nenhum problema, já que tem um comportamento muito comum de outros tipos de plantas pendentes.
Se você gostou da samambaia Renda Portuguesa e quer entender melhor como cultivar essa espécie aí na sua casa, esse é o seu momento! Leia esse conteúdo até o final e acompanhe ótimas dicas para cultivo e cuidados dessa espécie.
Boa leitura!
Taxonomia da Samambaia Renda Portuguesa
- Reino: Plantae
- Clado: Traqueófitos
- Divisão: Polypodiophyta
- Classe: Polypodiopsida
- Ordem: Polypodiales
- Subordem: Polypodiineae
- Família: Davalliaceae
- Gênero: Davallia.
- Espécie: Davallia Fejeensis
É a única espécie dentro do gênero Davallia – apesar de, dentro dela, haver duas tipificações: a Davallia Fejeensis plumosa e a Davallia Fejeensis robusta – como já citado acima no artigo.
Características da Samambaia Renda Portuguesa
Fonte: Flores e Folhagens
A samambaia Renda Portuguesa é uma espécie super adaptável e pode ser plantada em qualquer espaço que você tiver disponível e para fim de decoração.
Suas folhas são grandes e cheias de recortes e é exatamente daí que vem o seu apelido “Renda Portuguesa” – já que esses recortes e detalhes lembram uma renda. Seus galhos são retorcidos e marrons, mas costumam aparecer pouco devido às folhas grandes dessa samambaia.
Foi encontrada pela primeira vez nas florestas tropicais da região da Oceania e, por isso, tem características de uma planta epífita (espécies que vivem sobre outras plantas e as utilizam como apoio mas sem nenhum tipo de relação parasita).
Assim, quando plantadas em vasos, é comum que ela cresça para além do recipiente e procure por outros lugares para se expandir.
O clima ideal para a samambaia Renda Portuguesa é o equatorial e, por isso, prefere um solo mais úmido, clima mais quente, uma quantidade certa de fertilizante, além de bastante luz indireta – se esses pontos forem respeitados, é muito provável que essa planta tenha um crescimento super saudável.
O ciclo de vida da samambaia Renda Portuguesa é perene, porém, quando chega o inverno é bem provável que suas folhas amarelem – se isso realmente acontecer, o ideal é fazer a poda da planta, processo que estimula o crescimento de novos ramos e folhas verdes.
Em relação a altura, se houver espaço suficiente, é muito provável que a samambaia Renda Portuguesa chegue a 40 centímetros de altura, variando até 1 metro. Nesse sentido, se você for usá-la de forma suspensa, pode ser que as podas para contenção de tamanho sejam relevantes.
Como cuidar da Samambaia Renda Portuguesa?
Agora que já abordamos a respeito das características principais da samambaia Renda Portuguesa, vamos falar um pouco sobre pontos importantes para mantê-la sempre bonita e desenvolvida? Acompanhe as dicas abaixo!
Clima
Como mencionado, é uma espécie que responde bem ao clima equatorial e também tropical. O ideal, no entanto, é mantê-la em uma temperatura mais quente, entre 20ºC a 26ºC, por exemplo. Além disso, não suporta frios extremos e com menos de 13ºC.
A planta, de forma geral, gosta de locais com luz indireta (já que a luz direta pode queimar suas folhas) ou difusa, por isso, mantê-la em um local que haja incidência de sol durante poucas horas do dia pode ser uma boa para essa espécie.
Ao escolher o local ideal para a samambaia Renda Portuguesa, verifique se não há correntes de ar fortes e frias, já que isso pode prejudicar o crescimento e desenvolvimento da planta.
Rega
As regas da samambaia Renda Portuguesa podem ser espaçadas porém regulares. O ideal é que, no inverno, o processo seja feito em dias intercalados – ou seja, 1 sim e 1 não. No verão e primavera, no entanto, regue a planta todos os dias.
É interessante não apenas umedecer o solo como também borrifar água em suas folhas – assim como acontece com outras espécies de samambaia. E, claro, lembre-se sempre de observar a planta e analisar se o substrato está dando conta de drenar toda a quantidade de água colocada nela.
Solo
O substrato ideal para a samambaia Renda Portuguesa é um que retenha a umidade mas que, ao mesmo tempo, não fique alagado. Por isso, ele precisa ser bastante drenável.
Se você preferir, inclusive, acrescente casca de pinus, argila expandida e areia no vaso para que isso ajude ainda mais no processo de escoamento do substrato da planta.
Poda
A poda da samambaia Renda Portuguesa está relacionada ao seu controle de tamanho apenas. Dessa forma, você pode realizar esse processo no período em que preferir e a depender da evolução da planta.
Corte os galhos que ficam pendurados e cuidado para não tornar um deles inativo através de um corte feito incorretamente.
Adubação
O ideal é adubar a samambaia Renda Portuguesa no seu período de crescimento, normalmente, entre o começo da primavera e o fim do outono. Durante esses meses, a fertilização pode acontecer uma ou duas vezes (a cada mês).
O processo de fertilização da samambaia Renda Portuguesa vai depender bastante do seu crescimento ou estagnação dele, porém, o ideal é que sejam fertilizantes ricos em Cálcio. Se durante esses meses você reparar que as folhas pararam de crescer, é provável que a planta esteja pedindo mais adubo.
Esperamos que o artigo sobre a samambaia Renda Portuguesa tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a flor de junho!
Gostaria de saber qual o adubo indicado para renda portuguesa e a quantidade adequada.
Olá! Como indicado no conteúdo, a renda portuguesa precisa de adubos rico em Cálcio. Por isso, você pode comprar farinha de ossos ou também utilizar cascas de ovos ou torta de mamona. A quantidade sempre vai depender do tamanho da planta.
Adorei às dicas de como plantar , regar, substrato usado em suculentas.
Que bom que o artigo foi útil para você, Sandra, ficamos felizes!
Tenho aqui comigo dois vasos em forma de taça com rendas portuguesas que praticamente tem mais de 30 anos eram da minha mãe! Eu não sei poda-lá, por isso, vou mudando pra vasos maiores quando crescem! Elas ficam bem cheias de folhas, são lindas! Parabéns pelo site.
Olá, Itto. Ficamos muito felizes que gostou do nosso conteúdo!