Crassula Muscosa: dicas e cuidados
Originária da África do Sul, a Crassula Muscosa é uma planta suculenta do tipo perene que cresce de forma arbustiva – vista de longe, ela parece uma pequena moita. É uma planta ótima quando o assunto é decoração e paisagismo, justamente por ser resistente e ter uma beleza encantadora.
Suas folhas são pequenas e bem características de suculentas, ou seja, bem gordinhas e pontudas. Além disso, tem um verde bem forte, são estreitas e podem se sobrepor umas às outras, dando a impressão de que cada galho da Crassula Muscosa seja mais grosso.
Além de uma planta super tranquila de cuidar, sua beleza é de admirar e ela pode ser usada perfeitamente em decorações internas. Uma curiosidade é que muitas pessoas relacionam as suas formas com a sequência de Fibonacci.
Se você quer saber mais sobre a planta Crassula Muscosa para cultivá-la em casa, continue lendo o artigo abaixo e aproveite as dicas!
Taxonomia da Crassula Muscosa
- Reino: Plantae
- Divisão: Magnoliophyta
- Classe: Magnoliopsida
- Ordem: Saxifragales
- Família: Crassulaceae
- Gênero: Crassula
- Espécie: C. muscosa
Características da Crassula Muscosa
A Crassula Muscosa é uma planta de crescimento bastante rápido e, por isso, pode chegar a 30 cm de altura em pouco tempo. É uma planta ornamental, cujas suas hastes são ramificações delgadas e super densas, devido a grande cobertura pelas folhas.
Junto às folhas, algumas flores podem aparecer de forma bastante estreita. São pequenas, de cor amarela ou castanho-claro e, normalmente, têm 5 pétalas. Infelizmente, as flores da Crassula Muscosa não são cheirosas e o odor pode incomodar ligeiramente.
Uma boa forma de usar a planta Crassula Muscosa é como cobertura para jardim, inclusive, aqueles jardins cujo substrato é coberto por pedras brancas. É uma planta que se dá bem com outras, então, você pode usá-la tanto isolada quanto em arranjos.
É uma planta que tem uma propagação boa e pode ser feita através das sementes ou por estacas caulinares. O ideal é fazer esse processo na primavera ou no verão, épocas do ano nas quais a Crassula Muscosa se desenvolve melhor.
Como cuidar da Crassula Muscosa?
Como já mencionado, a Crassula Muscosa não é uma planta que requer super cuidados e é considerada até bem fácil de cuidar. Acompanhe abaixo mais detalhes sobre os processos!
- Luminosidade: a Crassula Muscosa é uma planta que pode ser cultivada em sol pleno ou em meia sombra. No entanto, a meia sombra não deve ser exagerada já que a planta tolera pouco a falta de sol.
- Rega: a rega da Crassula Muscosa pode ser moderada e é preciso tomar bastante cuidado com o excesso de água, já que ela prefere um substrato mais puxado para o seco. Dessa forma, você pode regar uma vez por semana, por exemplo.
- Solo: o tipo de solo pode ser relativamente fértil, isso porque é uma planta que não precisa de muitos nutrientes para viver bem. Para deixar o solo propício para a Crassula Muscosa, você pode fazer uso de uma mistura para raízes voltada para suculentas e usar um pouco de areia junto também.
- Adubação: com o solo rico e moderadamente fértil, não é preciso usar adubos na Crassula Muscosa. No entanto, se você preferir, adubos próprios para cactos e suculentas são suficientes.
- Poda: se a Crassula Muscosa começar a ficar com suas folhas mais amareladas ou secas, é sinal de pouca água e você deve retirá-las. No mais, a poda acaba não sendo tão necessária – a menos que ela esteja muito grande ou crescendo para os lados.
Como cultivar a Crassula Muscosa?
O cultivo da Crassula Muscosa pode ser feito através de estacas, sementes ou até mesmo mudas. Normalmente, encontrar essa planta menor para replantá-la costuma ser mais comum, dessa forma, vamos ensinar a como cultivá-la a partir disso.
Siga os passos abaixo!
- Compre a muda de Crassula Muscosa – você pode encontrar em floriculturas ou lojas de paisagismo.
- Depois disso, prepare o local no qual a planta ficará – o ideal é transplantá-la para um vaso maior logo de início para evitar ficar fazendo esse processo novamente ao longo do tempo.
- Encha o vaso com substrato misturado com areia e, junto disso, você também pode inserir um fertilizante (encontrado em supermercados) para suculentas.
- Retire a muda com cuidado e coloque em um buraco de aproximadamente 5 cm feito no substrato, depois disso, cubra a Crassula Muscosa com terra e regue-a.
- Mesmo durante a fase inicial, você não precisa regar a planta mais vezes. Apenas mantenha o vaso em sol pleno ou meia-sombra e regue 1 vez na semana.
- Logo, a Crassula Muscosa começará a crescer e embelezar o ambiente.
E então, gostou desse conteúdo sobre Crassula Muscosa? Se tiver dúvidas, deixe nos comentários. Aproveite o tempo e leia também sobre tipos de arranjos!
Tenho essa planta e adoro ela más estou tendo problemas com lesmas pequenas que destroem
Adorei a matéria e gostaria de receber mais dicas
Olá, Sebastiana, tudo bom? Que bom que gostou! Gostaria de dicas justamente sobre as lesmas pequenas?
Sim já não sei mais o que fazer com as lesmitas
Vamos providenciar sem falta! 😉
Aqui está, Sebastiana! http://127.0.0.1/flores/dicas/lesma-de-jardim/ 😉