Suculenta Portulacaria Afra: como cultivar?
Mais uma suculenta para quem adora esse tipo de planta!
Nosso blog está cada vez mais empenhado em trazer novas espécies para nossos leitores e, por isso, hoje o nosso foco será na Portulacaria Afra, também conhecida como Arbusto de Elefante.
Essa linda e delicada espécie de suculenta é bastante resistente e pode se assemelhar muito com um arbusto pois, quando cresce e se desenvolve bem, fica bastante cheia e bonita.
A Portulacaria Afra tem origem no sul da África e, por isso, carrega o termo “Afra” em seu nome – que quer dizer “veio da África”. É uma planta considerada de porte pequeno, no entanto, pode chegar a atingir 6 metros de altura – o que é bastante para uma suculenta!
E, então, quer saber mais sobre a Portulacaria Afra e como cuidar dessa espécie toda diferentona?
Continue acompanhando o artigo abaixo, aproveite a leitura e conte nos comentários o que achou das nossas dicas!
Taxonomia da Portulacaria Afra
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Magnoliopsida;
- Ordem: Caryophyllales;
- Família: Portulacaceae;
- Gênero: Portulacaria;
- Espécie: Portulacaria Afra.
Além da Portulacaria Afra, uma outra espécie do gênero é a Portulacaria Armiana Van Jaarsv ou “Speek Boom”. A diferença entre as espécies está relacionada a características dos caules, ao tamanho (apesar de ambas crescerem bastante) e algumas outras questões.
Uma curiosidade interessante sobre a Portulacaria Afra é que ela é parente da flor Onze-horas, cujo nome científico é Portulaca Grandiflora.
Características da Portulacaria Afra
Fonte: Pinterest
Apesar de ser maior e ter dimensões que não se assemelham tanto às suculentas padrão, a Portulacaria Afra tem as mesmas capacidades de armazenamento de água. Além disso, suas folhas são mais gordinhas e é resistente a climas quentes assim como todas as outras da mesma espécie.
Vinda da África do Sul, é uma planta que já está acostumada com um clima mais quente e, por isso, se adaptou muito bem ao Brasil e pode ser cultivada em praticamente todas as regiões do nosso país.
Suas folhas são redondas, pequenas e gordinhas devido ao armazenamento de água e podem atingir no máximo 3 centímetros de comprimento. O caule da Portulacaria Afra, por sua vez, tem espessura média grossa e tons marrom-avermelhados.
Como já mencionado no começo do artigo, é uma suculenta que pode atingir cerca de 6 metros de altura e, no mínimo, 2 metros. No entanto, se você cultivá-la em casa, devido a incidência de luz, é provável que ela cresça menos e atinja cerca de 1 metro apenas.
Devido a popularização da Portulacaria Afra, se você estiver fora do país, é bem provável que encontre essa espécie com outros nomes, como: elephant bush, elephant food e dwarf jade plant. A maioria das suas nomenclaturas tem a ver com elefantes e, sim, essa é uma planta que pode ser uma boa refeição para eles mas também para cabras e tartarugas.
Um ponto interessante sobre a Portulacaria Afra é que o seu desenvolvimento pode, perfeitamente, acontecer de forma horizontal – desde que ele seja podada regularmente nesse formato. Por isso, também há pessoas que conseguem fazer dela uma planta pendente depois de algum tempo.
Dicas rápidas para cultivo da Portulacaria Afra
Fonte: Pinterest
Em relação ao cultivo da Portulacaria Afra, podemos dizer que ele é parecido, senão o mesmo, com o plantio da maioria das suculentas. É melhor plantá-la em vasos que sejam de barro ou de plástico, isso porque são materiais que podem drenar a umidade mais rapidamente das raízes da planta.
É importante que, antes do plantio, uma camada de drenagem seja feita no interior do vaso. Essa camada é composta, normalmente, por cacos de tela, brita e argila expandida também.
Como cuidar da Portulacaria Afra?
Fonte: Pinterest
Agora que já falamos sobre as características principais da Portulacaria Afra, vamos falar um pouco sobre pontos importantes para mantê-la sempre bonita e desenvolvida. Vamos lá?
Clima
É uma espécie que pode se adaptar a diferentes climas, no entanto, se dá muito melhor em regiões áridas ou semiáridas. Apesar de conseguir viver em temperaturas mais úmidas, não são locais ideais para seu cultivo. É uma planta que prefere o calor e clima mais seco, além disso, precisa de uma boa quantidade de sol por dia – porém, também aceita seu plantio em meia-sombra com luz indireta.
Rega
As regas da Portulacaria Afra podem ser espaçadas. Dessa forma, o ideal é sempre deixar o solo secar por completo antes de irrigá-la novamente. Lembre-se sempre de observar a planta e analisar se o substrato está dando conta de drenar toda a quantidade de água colocada nela.
Solo
O substrato ideal para a Portulacaria Afra é um mais arenoso e que se assemelhe aos solos de clima mais árido, como os da África do Sul. Também por esse motivo, não há necessidade de enriquecê-lo com matéria orgânica.
Se você preferir, existem lojas especializadas que já vendem substratos preparados para o cultivo de cactos e suculentas e, por isso, você pode fazer uso desses também. Se você não pretende comprar pronto, o ideal é misturar um pouco de terra vegetal com areia para deixar o substrato drenável.
Poda
A poda da Portulacaria Afra está relacionada ao seu controle de tamanho e também a sua mudança de formato. Dessa forma, você pode realizar esse processo de 6 em 6 meses, a depender da evolução e desenvolvimento da planta.
Além disso, certifique-se de sempre manter a manutenção da planta e tirar as folhas mais secas ou queimadas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável.
Adubação
A fertilização da Portulacaria Afra não costuma ser necessária, justamente por estar acostumada a se desenvolver em solos pobres em nutrientes. No entanto, se preferir, você pode fazer uso esporádico de adubos voltados para o desenvolvimento de cactos e suculentas.
Esperamos que o artigo sobre a Portulacaria Afra tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a flor Salvia!
Adorei a explanação do conteúdo explicado, sobre as plantas.
Obrigada, Edinalva! Ficamos felizes! 😉
Olá. A minha portulacaria afra está caindo as folhinha. Elas ficam amareladas e caem. O que pode ser isso? Não sei o que fazer.
Olá, Michelle. Pode ser rega em excesso ou falta de luz! Dê uma avaliada nesses dois pontos.