3 suculentas pretas incríveis para cultivar

5
(1)

As suculentas são plantas incríveis e que ganham o coração de diversas pessoas. Independentemente das cores dessas espécies, são ótimas para se ter em casa e deixar os ambientes muito mais acolhedores, bonitos e decorados, não é mesmo? E isso não poderia ser diferente com as suculentas pretas.

Sim, você não leu errado! Existem suculentas pretas e que, apesar de serem mais exóticas e bem mais difíceis de serem encontradas, chamam muita atenção por onde passam e merecem mais de nossa atenção.

Nessa altura, você deve estar se perguntando: “mas… eu nunca vi uma suculenta preta em toda a minha vida” e, sim, isso é muito comum. As espécies nessa coloração são muito raras e se caso você tiver uma delas aí na sua casa, se considere uma pessoa de sorte.

Para esses casos ou para os casos em que você é uma pessoa que deseja ter uma, esse artigo será de muita utilidade.

Abaixo, vamos citar 3 espécies de suculentas pretas incríveis para se ter em casa e ainda falaremos um pouco sobre alguns cuidados que podem ser comuns entre essas diversas espécies.

E então? Se interessou sobre o tema de suculentas pretas? Se sim, já sabe! É só continuar acompanhando o artigo abaixo e aproveitar nossas dicas.

Por que existem suculentas pretas?


Fonte: Casa Abril

No geral, existem dois motivos para a coloração preta em uma suculenta.

  • O primeiro deles está relacionado ao excesso de água colocado nela. Normalmente, se isso acontece, as folhas começam a cair e manchas pretas mais suaves começam a aparecer na planta. Esse é um grande indicativo sobre a rega em excesso e que a planta pode estar sofrendo com os cuidados que você está direcionando a ela.

Esse é um caso em que a coloração preta aparece em uma suculenta. No entanto, existem suculentas pretas por natureza.

  • As suculentas que são pretas de forma natural normalmente, passaram por mutações genéticas para chegarem a essa coloração Dessa forma, você só poderá plantar uma suculenta preta se ela de fato tiver passado por algum processo como esse.

Além disso, é possível afirmar que existem alguns cuidados e práticas que aumentam e potencializam ainda mais essa coloração. Então, se você tem suculentas pretas e quer deixá-las com uma cor ainda mais viva, também existem formas para isso – as quais falaremos mais a frente.

E por que ter suculentas pretas?

As suculentas pretas são uma alternativa para aquelas pessoas que gostam de estilos mais sóbrios de decoração mas que, mesmo assim, desejam ter plantas em seu espaço. As pessoas com estilo mais gótico, normalmente, são aquelas que mais se atraem pelas suculentas pretas – ou, claro, colecionadores em geral.

No entanto, qualquer pessoa pode ter uma suculenta preta – desde que encontre essa raridade e cuide com bastante carinho. Por ter uma coloração bastante neutra, ela consegue ficar bonita em qualquer espaço, trazendo muita elegância e requinte.

3 espécies de suculentas pretas fáceis de cuidar!


Fonte: Casa Abril

Já comentamos sobre o quão as suculentas pretas são raras e sobre a leve dificuldade que existe para sua compra. Dessa forma, nada mais justo que indicar neste artigo as 3 suculentas pretas mais fáceis de cuidar para que você, depois de muito esforço para encontrá-la, possa cultivá-la por bastante tempo.

Então, vamos a elas:

Echeveria Negra (Echeveria Affinis)


Fonte: Todoparatuhuerta

Sendo Echeveria um gênero tão populoso de espécies de suculentas, com certeza nele conseguimos encontrar algumas mais diferentes e… sim! Existem suculentas pretas por aqui. No caso, estamos falando da Echeveria Affinis.

Essa espécie tem folhas mais grossas puxadas para uma tonalidade roxa escura. Esse roxo, na verdade, é tão escuro que a planta realmente parece ser preta.

Além das folhas escuras, a Echeveria Affinis também é capaz de produzir algumas flores pequenas em vermelho-coral, desde que seja cultivada em plena luz. Essas flores são um contraste incrível com o roxo escuro e deixam essa espécie ainda mais encantadora.

No mais, existem alguns cuidados relevantes para manter o preto da Affinis ainda mais preto. O primeiro deles é evitar o sol da tarde, especialmente na época do verão, que é mais forte e pode ser nocivo à planta. Além disso, uma outra dica é mantê-la em local aquecido e não exposto a ventos e relento.

Além da Echeveria Affinis, existe outras que também tem essa coloração, por exemplo: a Echeveria, conhecida como “Cavalo Negro”, e a Echevera Black Prince.

Roseta Negra (Aeonium Arboreum Zwartkop)

Para quem deseja uma planta que não seja 100% preta mas que tenha contraste com outras cores, a Roseta Negra é uma opção e tanto. Assim como a Echeveria Affinis, a Roseta Negra, na verdade, é roxa.

A coloração de roxo bem forte e escuro é combinada com uma textura de cera em suas folhas, o que transmite um aspecto de preto brilhante que fica incrível para a decoração.

As folhas da Roseta Negra podem ficar ainda mais escuras quando expostas à luz do sol de forma direta. Dessa forma, se você quer que a coloração fique bem sóbria, mantenha essa espécie em local com bastante luminosidade – mas sempre com moderação.

Para manter a Roseta Negra sempre bonita e saudável, inclusive, é possível aplicar adubos e fertilizantes. No caso, o NPK 20-20-20 cumpre essa função muito bem – desde que aplicado na primavera.

Por fim, uma boa recomendação é regar 1 vez na semana durante o verão. No inverno,por outro lado, reduza para 1 vez a cada 10 dias.

Jade Chinesa (Sinocrassula Yunnanesis)


Fonte: Verde na Web

A última entre as suculentas pretas apresentadas neste artigo não é menos importante! Inclusive, é bem o oposto. Essa é uma das suculentas consideradas mais elegantes e charmosas por diversas pessoas, principalmente, quando usada em vasos mais claros.

A Jade Chinesa tem suas folhas em formato pontiagudo, além de serem mais curtas e juntinhas. De longe, ela aparenta ser um buquê de pedras escuras com seus 10 centímetros de altura.

Para deixar sua coloração mais escura, também é recomendado deixá-la em sol pleno. É uma planta que aceita esse tipo de luminosidade mas também se dá bem com climas mais frios, como os da região sul aqui no Brasil.

E aí, já está pronto para começar a cultivar alguma dessas suculentas pretas? Lembre-se que você pode procurar mudas através da internet e também pessoalmente, em lojas de paisagismo.


Esperamos que o artigo sobre  suculentas pretas tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Suculenta Gila!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *