Flor beijo-pintado: cultive sem erros!
A flor beijo-pintado está na família Balsaminaceae que ficou bastante conhecida como um grupo de plantas que tem a palavra “beijo” no nome mais popular. Dentro dela, temos a beijo-turco, flor beijinho e o beijo-frade também.
Sua origem é africana, mais especificamente na região da Nova Guiné, nas Ilhas Salomão e em Papua – foi lá, inclusive, que a planta passou por um processo de hibridação e se tornou popular devido ao seu plantio que pode ser realizado também em estufas.
Após a descoberta da flor beijo-pintado, foram recolhidos cerca de quinze outros táxons semelhantes da Nova Guiné. Todos eles, posteriormente, viraram espécies do mesmo gênero e que são muito parecidas entre si.
A flor beijo-pintado tem uma variedade incrível de cores e é muito comumente encontrada em viveiros. Pela sua grande demanda como planta para jardinagem, essa espécie foi cruzada com outras duas (Impatiens aurantiaca e I. platypetala) para melhorar algumas características como resistência à seca.
E, então? Ficou interessado em saber mais sobre a flor beijo-pintado?
Se você quer saber mais sobre ela, sua origem, tipo de clima ideal e dicas de cultivo, é só continuar acompanhando o artigo abaixo até o final! Aproveite muito nossas informações. Boa leitura!
Taxonomia da flor beijo-pintado
- Reino: Plantae;
- Clado: Traqueófitos;
- Clado: Angiospérmicas;
- Clado: Eudicotiledóneas;
- Clado: Asteroídes;
- Ordem: Ericales;
- Família: Balsaminaceae;
- Gênero: Impatiens;
- Espécies: Impatiens Hawkeri.
Tipos de flores do mesmo gênero
Existem cerca de mais de 1000 espécies dentro do gênero Impatiens registrados até o momento. Sendo elas:
- Impatiens acaulis;
- Impatiens acehensis;
- Impatiens adenioides Suksathan & Keerat;
- Impatiens arguta
- Impatiens arriensii
- Impatiens aurella;
- Impatiens auricoma
- Impatiens balfourii – bálsamo da Caxemira;
- Impatiens balsamina – bálsamo de jardim, bálsamo de rosas;
- Impatiens bicornuta;
- Impatiens bokorensis;
- Impatiens calcicola – thian pa;
- Impatiens campanulata;
- Impatiens capensis – joia laranja, bálsamo laranja, joia comum, joia manchada;
- Impatiens celebica;
- Impatiens chinensis;
- Carisma Impatiens Suksathan & Keerat;
- Impatiens chumphonensis T. Shimizu;
- Impatiens columbaria Bos;
- Impatiens cristata;
- Impatiens daraneenae Suksathan & Triboun;
- Impatiens dempoana;
- Impatiens denisonii (Nilgiri Hills endêmico);
- Etc.
Características da flor beijo-pintado
Fonte: Revista Casa e Jardim
Com nome científico de Impatiens Hawkeri, a flor beijo-pintado tem uma aparência bastante delicada e é muito utilizada em decoração de jardins devido, principalmente, a sua fácil adaptação a diferentes locais de cultivo. Além disso, tem várias tonalidades que também facilitam o processo de plantio em jardins decorativos.
As folhas da beijo-pintado são macias e também tem essa aparência – devido a isso, inclusive, deve-se tomar cuidado ao plantá-la em locais com muito vento e também ao passar a mão na planta de forma muito brusca.
Além disso, seu caule e ramos são mais avermelhados, se assemelhando bastante com outras espécies do gênero.
A popularidade da flor beijo-pintado aumentou bastante nos últimos tempos devido a sua variedade de cores, como já evidenciado. No caso, é possível encontrar flores vermelhas, rosas, roxas, brancas e em tons de amarelo também. Uma delas, no entanto, é bastante incomum, mas pode existir: a flor beijo-pintado na cor salmão.
As bordas de suas folhas são levemente serrilhadas surgindo, normalmente, em um conjunto de 3 – o que deixa a planta ainda mais delicada. Suas folhas podem ser verdes escuras mas também se apresentam na cor amarela, o que dá um contraste incrível na decoração.
Um outro ponto é que é uma planta que tende a produzir bastante flores, surgindo no decorrer do ano e em tamanho maior também. Em relação ao seu crescimento, pode variar em torno de 30 a 50 centímetros dependendo do local de plantio.
A aplicação da flor beijo-pintado pode ser muito diversa. No caso, ela se adequa a vários pontos de jardim, entre eles: maciços, bordaduras, canteiros, vasos, cestas suspensas, jardineiras, pergolados e outros locais. Sendo assim, sinta-se à vontade para cultivá-la onde e como quiser.
Como cultivar a flor beijo-pintado?
Fonte: Portal Vida Livre
É possível encontrar a flor beijo-pintado em algumas lojas de paisagismo e floriculturas. Se você tiver sorte, pode encontrar algumas variedades em mercados maiores também.
No caso, por ser uma espécie fácil de cuidar, é bastante recomendada para iniciantes na jardinagem e, dessa forma, é super procurada. Tem uma capacidade de viver bem em climas com temperaturas variadas, mas a grande questão é evitar geadas, ventanias e climas abaixo de 10ºC.
Além disso, o processo de propagação da planta, normalmente, é feito através de mudas, sementes ou através do processo de estaquias (o que consiste, basicamente, no plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas que, quando plantados em um meio mais úmido, desenvolvem-se em novas planta).
Em relação a preços, é possível destacar que uma flor beijo-pintado pode ser encontrada, ainda em muda, a partir de R$ 15 em sites de flores em geral.
Como cuidar da flor beijo-pintado?
Fonte: Garden Center
Chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos com a flor beijo-pintado Apesar de ser uma espécie que não tem muitos segredos nesse processo, é importante atentar-se à quantidade de sol direcionada a ela e ao processo de rega, dois pontos super importantes para o sucesso do plantio.
Acompanhe abaixo com mais detalhes! Vamos lá?
Clima
É uma espécie que pode responder bem a vários tipos de clima, mas não tolera extremos de frio ou geadas por muito tempo, por exemplo. Dessa forma, ela tende a se desenvolver melhor em locais com temperaturas mais amenas. Seu clima preferido é o tropical, subtropical e o equatorial também.
Como mencionado, evite plantá-la em locais que ventam bastante. Isso faz com que a flor perca suas pétalas e também prejudica o desenvolvimento da planta.
Rega
As regas da flor beijo-pintado podem ser feitas de forma frequente para que o substrato se mantenha levemente úmido sempre. Para perceber a quantidade de água presente na planta, o ideal é colocar a ponta dos dedos no substrato.
Porém, claro, tome cuidado para não encharcar a planta e sempre opte por regar pouco, mas com boa frequência, por exemplo. Já na fase adulta, inclusive, a flor beijo-pintado pode tolerar um período maior sem água.
Solo
O substrato para a flor beijo-pintado deve ter boa capacidade de drenagem, ser fértil e rico em matéria orgânica. Além disso, para deixar o solo com capacidade ainda maior de drenagem, é possível misturar com areia e cascalhos.
Poda
A poda da flor beijo-pintado pode estar relacionada às suas folhas apenas, que podem crescer e atingir grandes proporções. Faça esse processo, pelo menos, a cada 6 meses.
Adubação
Você pode fertilizar a flor beijo-pintada, ao menos, 1 vez a cada 6 meses. Faça esse processo mas não despeje o adubo por toda a planta, no caso, foque nas folhas e no substrato.
Esperamos que o artigo sobre a flor beijo-pintado tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Botão de ouro!
Deixe um comentário