Orquídea Catasetum: rega e cultivo!
Mais um conteúdo sobre Orquídeas para você que adora essas espécies!
No conteúdo de hoje, o nosso foco será na chamada Orquídea Catasetum – a grande diferença, nesse caso, é que estamos falando sobre um gênero específico.
O gênero Catasetum foi criado em 1822 e seu nome provém de uma palavra híbrida do grego e latim, significando “para baixo” (kata) e “seda” (seta).
Esse nome existe devido aos dois apêndices existentes na espécie, que são prolongados ao longo da “coluna” principal da planta – o que se assemelha bastante a antenas voltadas para baixo.
Outros nomes comuns para chamar as espécies dentro desse gênero são: caçulinha, monacanthus e catachaetum também, apesar de Catasetum ser o mais conhecido.
Se você gosta de orquídeas e quer saber mais sobre um gênero que contém mais de cerca de 170 espécies e que também está presente em território brasileiro (especificamente na Amazônia), já sabe, não é?
É só continuar acompanhando o artigo sobre a Orquídea Catasetum abaixo.
Boa leitura!
Taxonomia da Orquídea Catasetum
- Domínio: Eukaryota;
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Liliopsida;
- Ordem: Asparagales;
- Família: Orchidaceae
- Gênero: Catasetum;
- Espécie: mais de 170 espécies registradas.
Dentre as espécies atualmente registradas dentro desse gênero, as mais populares são a Macrocarpum, Maculatum, Blackii e a Cristatum.
No entanto, a mais comum é a Catasetum Fimbriatum, com florescimento abundante de forma anual. Tem flores verde-amareladas e também apresentam manchas vermelhas mais escuras, além de serem perfumadas.
Além dela, também é possível citar:
- Catasetum aculeatum (Brasil)
- Catasetum adremedium (Peru)
- Catasetum alatum (Brasil)
- Catasetum albovirens (Brasil)
- Catasetum albuquerquei (Brasil)
- Catasetum arietinum (Brasil)
- Catasetum aripuanense (Brasil)
- Catasetum ariquemense (Brasil)
- Catasetum ariquemense var. ariquemense (Brasil)
- Catasetum ariquemense var. viride (Brasil)
- Catasetum atratum (Brasil)
- Catasetum barbatum(Venezuela, Brasil)
- Catasetum interhomesianum (Bolivia)
- Catasetum japurense (Brasil)
- Catasetum jarae (Peru)
- Catasetum juruenense (Brasil)
- Catasetum justinianum (Bolivia)
- Catasetum kempfii (Bolivia)
- Catasetum ricii (Bolivia)
- Catasetum rigidum (Brasil)
- Catasetum rivularium (Brasil)
- Catasetum rolfeanum (Brasil)
- Catasetum rondonense (Brasil)*.
*Os países na frente de cada espécie simbolizam o local de origem.
Características da Orquídea Catasetum
Fonte: Faz Fácil
Bastante abundante desde o território do México até a Argentina, contando também com o Brasil (aqui, há cerca de 100 espécies apenas na região amazônica), a Orquídea Catasetum pode dar cerca de 3 tipos de flores.
Em seus pseudobulbos grossos, a partir de suas folhas bem grandes, as flores provenientes podem ser masculinas, femininas, mas também hermafroditas, apesar de mais ocasionais e raras.
No geral, a Orquídea Catasetum é sempre identificada pela flor masculina. Em relação a coloração, normalmente, são marrons, verdes e apresentam pintas também.
Além disso, a Orquídea Catasetum prefere locais mais sombreados para se desenvolver. No entanto, algumas delas conseguem se adaptar ao sol pleno, desde que esse processo seja feito de forma mais gradual.
Um outro ponto interessante está relacionado ao substrato ideal para o cultivo da Orquídea Catasetum. Esse gênero pode ser cultivado em musgo, casca de pinus de tamanho menor e em uma mistura de ambas as coisas.
Esse gênero, em geral, apesar de apresentar um tipo de floração específico para cada espécie (pensando em frequência), gosta bastante de adubação (pode ser rica e frequente, desde que casada com as regas).
A Orquídea Catasetum é resistente?
Como já pode-se imaginar devido a sua capacidade de viver em pleno sol e ser bastante adaptável, sim! A Orquídea Catasetum pode ser considerada resistente e de fácil cultivo.
Um ponto interessante sobre o cultivo está relacionado às regras. É importante tomar cuidado para não encharca-la. É recomendado que as regas sejam diminuídas após essa espécie começar a criar sua haste floral – falaremos sobre isso mais a frente.
Floração da Orquídea Catasetum
Se você deseja ver as flores da Orquídea Catasetum, é importante ressaltar que a floração, normalmente, acontece no começo da primavera.
As flores masculinas são as mais bonitas. As femininas, no caso, são verdes e menores, o que não contribui para o seu valor ornamental.
Como cultivar a Orquídea Catasetum?
Fonte: Compre Mudas
É possível encontrar as mudas da Orquídea Catasetum em lojas de paisagismo, e floriculturas, no entanto, são ligeiramente mais raras que as demais – como a Denphal, por exemplo.
Ao mesmo tempo, por ser uma espécie muito adaptável, popular e com possibilidade de ser usada dentro das casas, sua popularidade só vem aumentando.
As mudas da Orquídea Catasetum são feitas, normalmente, através de estacas. Os ramos podem ser retirados quando já adultos e cortados em duas partes, sempre mantendo as folhas acima do corte.
Além disso, em relação a preços, é possível destacar que a muda de 20 centímetros da Orquídea Catasetum pode ser encontrada a partir de R$ 70.
Orquídea Catasetum: como cuidar?
Fonte: RF Orquídeas
Chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos com a Orquídea Catasetum.
Apesar de ser uma espécie que não tem muitos segredos nesse processo, é importante atentar-se, principalmente, ao processo de rega, um dos pontos mais relevantes para se ter sucesso nesse plantio.
Acompanhe abaixo com mais detalhes!
Clima
A Orquídea Catasetum prefere locais com temperatura estável e com umidade razoável. No caso, se você está em uma região muito seca, a dica é deixar o prato abaixo do vaso com pedrinhas constantemente molhadas, para melhorar a qualidade do ar.
Além disso, é uma espécie que é melhor cultivada em meia sombra mas também apresenta capacidade para viver em sol pleno – como já mencionado.
No caso, 2 horas de sol na parte da manhã ou tarde já podem ser suficientes para o seu desenvolvimento.
Solo
O substrato ideal para a Orquídea Catasetum é aquele padrão que sempre falamos por aqui, ou seja: fértil, enriquecido com bastante matéria orgânica e drenável também.
Se quiser, é oportuno montar o substrato a partir de musgo e casca de pinus, em uma proporção de 3 para 2, por exemplo.
Poda
A poda da Orquídea Catasetum é um processo voltado para a renovação da planta, assim como para outras espécies.
No caso, o momento ideal é após a floração, assim que as flores caem – e desde que os ramos estejam mais secos. Cuidado para não cortar algum broto nesse processo.
Regas
As regas da Orquídea Catasetum são consideradas moderadas e, por isso, devem ser feitas 2 vezes na semana quando a estação for mais quente – mas verifique se o solo está seco antes de fazer o processo e a etapa em que a planta está.
No caso, tanto em seu período de dormência quanto quando o broto ainda está pequeno, o ideal é evitar ao máximo o processo de rega, justamente por esse gênero estar muito sujeito a ataque de pragas e fungos.
Adubação
A Orquídea Catasetum é bastante bem-vinda, você pode fazer esse processo até 3 vezes no ano. Normalmente, para isso, é possível usar adubos voltados para orquídeas ou o NPK 10-10-10.
Esperamos que o artigo sobre a Orquídea Catasetum tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Dendrobium!
Deixe um comentário