Você já ouviu falar na Suculenta de vidro?
Pelas fotos, pode até parecer mentira… mas sim, a suculenta de vidro existe e é tão linda quanto aparenta. Nativa da África do Sul, essa espécie ainda não é tão fácil de ser encontrada em mercados tradicionais, apesar de sua popularidade apenas aumentar.
Com sua aparência transparente, o que permite a passagem de luz por entre suas pétalas, a suculenta de vidro tem tonalidade esverdeada e também apresenta tons de azul, variando de acordo com a intensidade da luz solar.
A depender do local, suas pétalas também podem ser mais arredondadas ou pontiagudas e, nesse mesmo sentido, mais ou menos carnudas também. Além disso, apresenta uma espiga tubular com lábios abertos, além de flores brancas com linhas na cor vinho.
A suculenta de vidro, inclusive, é indicada como de fácil cultivo, já que são resistentes a variações de temperaturas e também não necessitam de muita água para se desenvolverem.
E então? Já se interessou por essa suculenta linda e super diferente? Se sim, acompanhe o artigo abaixo para saber mais sobre seus cuidados. Boa leitura!
Taxonomia da Suculenta de vidro
- Reino: Plantae;
- Ordem: Asparagales;
- Família: Asphodelaceae;
- Subfamília: Asphodeloideae
- Subfamília: Hemerocallidoideae
- Subfamília: Xanthorrhoeoideae
- Gênero: Haworthia;
- Espécie: Haworthia cooperi.
A Asphodelaceae é uma família de plantas que inclui cerca de 3 subfamílias e quase 900 espécies distribuídas por 40 gêneros. Um desses gêneros é chamado de Haworthia (no qual a Haworthia cooperi está presente).
Junto dessa espécie, há cerca de 100 espécies reconhecidas atualmente. Algumas delas são:
- Haworthia agnis Battista
- Haworthia akaonii M.Hayashi
- Haworthia albispina M.Hayashi
- Haworthia amethysta M.Hayashi
- Haworthia angustifolia Haw.
- Haworthia ao-onii M.Hayashi
- Haworthia aquamarina M.Hayashi
- Haworthia arabesqua M.Hayashi
- Haworthia arachnoidea (L.) Duval
- Haworthia aristata Haw.
- Haworthia attenuata (Haw.) Haw.
- Haworthia azurea M.Hayashi
- Haworthia bathylis M.Hayashi
- Haworthia bayeri J.D.Venter & S.A.Hammer
- Haworthia bella M.Hayashi
- Haworthia blackburniae W.F.Barker
- Haworthia bolusii Baker
- Haworthia borealis M.Hayashi
- Haworthia breueri M.Hayashi
- Haworthia bronkhorstii M.Hayashi
- Haworthia bruynsii M.B.Bayer
- Haworthia caerulea M.Hayashi & Breuer
- Etc.
Características da Suculenta de vidro
Fonte: Natureza Bela
A suculenta de vidro, cujo nome científico é Haworthia Cooper, tem sua origem na África do Sul e pode ser encontrada entre diversas regiões do país. Mesmo tendo seu habitat um pouco mais longe, também é uma suculenta encontrada no Brasil, apesar de ligeiramente mais rara.
Como já mencionado, apresenta pétalas com coloração verde clara, puxadas para um tom azulado também, que crescem todas juntas em um grupo pequeno. Além disso, também podem apresentar listras transparentes nas pontas e mudar de cor, a depender da quantidade de sol e calor direcionadas a elas.
Em seu habitat natural, a suculenta de vidro pode crescer na areia e, com isso, as pontas das folhas ficam para o lado de fora, o que colabora para a transparência nessa região.
Normalmente, a floração dessa espécie acontece na época da primavera e verão. Depois desse momento, lindas e pequenas flores brancas podem aparecer em toda a extensão da planta.
Assim como outras de sua espécie, a suculenta de vidro é fácil de cultivar e não precisa de muita água para se desenvolver, além de se adaptar melhor com o contato direto com o sol ou em meia sombra. Também pode ser resistente a variações bruscas de temperatura.
Além disso, solos arenosos são os ideais para a suculenta de vidro, mas também precisam ser bem drenáveis, já que o excesso de água pode prejudicar as raízes da planta, fazendo com que elas apodreçam.
Todo o processo de armazenamento de água da suculenta de vidro acontece em sua folha, então, você também pode optar por direcionar a água nas pétalas.
Como cultivar a Suculenta de vidro?
Fonte: Natureza Bela
Por ser uma planta com enorme valor ornamental mas pouco comum de ser encontrada, a suculenta de vidro é comercializada, normalmente, apenas em lojas especializadas e casas de paisagismo maiores.
A propagação dessa espécie, assim como de outras espécies, pode ser feita através das folhas e germinação das sementes. No entanto, a utilização do método por estaca acaba sendo o preferido por ser mais rápido e fácil.
Em relação a preços, é possível encontrá-la em mudas e em sementes também. Uma muda, nesse caso, pode ser encontrada a partir de R$ 80, a depender do tamanho e idade da planta também.
Como cuidar da Suculenta de vidro?
Fonte: Natureza Bela
Agora que já falamos sobre as características principais da suculenta de vidro, vamos falar um pouco sobre os cuidados mais importantes para mantê-la sempre bonita.
Lembre-se que são esses cuidados que garantirão que a planta viva por bastante tempo, então, atente-se a eles.
Vamos lá? É só acompanhar abaixo!
Clima
É uma espécie que se dá bem com alguns tipos de temperatura, sendo elas presentes em clima tropical e subtropical também. Isso se dá, justamente, pelo seu habitat natural.
Apesar disso, o ideal é mantê-la em um ambiente mais quente, seco e com boa incidência de sol – de forma direta ou indireta. Climas mais amenos (entre 11ºC e 28ºC), no caso, também são uma boa opção.
Ao contrário de outras suculentas, não tolera extremos – tanto de frio quanto de calor. Pode morrer facilmente em geadas e neve, inclusive.
Rega
As regas da suculenta Laui podem ser espaçadas porém regulares, mas não é uma espécie que irá sofrer caso você deixe de regá-la.
A regularidade da irrigação se dá a partir do substrato e, dessa forma, você só deve fazer o processo quando ele estiver totalmente seco.
Para isso, a técnica do “dedometro” (que consiste em colocar o dedo no substrato) é uma boa opção para ser usado. Se o seu dedo sair sujo, ainda não é o momento de colocar água na suculenta de vidro.
No caso da suculenta de vidro plantada dentro de casa, no entanto, é interessante que a umidade seja mais frequente, já que o substrato de vasos costumam secar de forma mais rápida que o substrato de jardins – por isso, observe com bastante atenção seu substrato.
Solo
O substrato ideal para a suculenta de vidro é um mais drenável, arenoso e poroso (você pode utilizar areia, fibra de coco, casca de pinus bem triturada, terra vegetal e vermiculita, por exemplo).
Também pode ser um solo enriquecido com bastante matéria orgânica, apesar de não ser algo essencial para essa espécie.
Poda
A poda da suculenta de vidro, assim como de outras suculentas, está relacionada ao seu controle de tamanho apenas. Dessa forma, você pode realizar esse processo a cada 6 meses, a depender da evolução e desenvolvimento da planta.
Além disso, certifique-se de sempre manter a manutenção da planta e tirar as folhas mais secas ou queimadas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável.
Adubação
A fertilização da suculenta de vidro é muito bem-vinda mas não necessária.
Se preferir, você pode fazer uso de adubos voltados para o desenvolvimento de suculentas ou o famoso NPK 10-10-10. Opte por fazer esse processo a cada 3 meses, se quiser.
Esperamos que o artigo sobre a suculenta Laui tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a suculenta Lovely Rose!
Deixe um comentário