Caliandra rosa: aprenda como cuidar dessa espécie!

4.8
(40)

A Caliandra Rosa é uma planta brasileira, vastamente encontrada pelo Cerrado. É caracterizada como um arbusto lenhoso que pode atingir até 4 metros de altura, mas também tem sua versão menor em formato de bonsai.

As flores da Caliandra Rosa costumam aparecer durante a primavera e também na estação do verão. Suas folhas são perenes e duram sem variações, o que pode ser considerado uma vantagem dessa planta. Além disso, suas flores são super delicadas, bem fininhas e parecem um pompom – características que deixam a planta ainda mais bonita.

Se você tem curiosidade sobre a espécie Caliandra Rosa e quer dicas de como cuidar da sua, então, acompanhe esse artigo até o final. Boa leitura!

Taxonomia da Caliandra Rosa

  • Reino: Plantae;
  • Divisão: Magnoliophyta;
  • Classe: Magnoliopsida;
  • Ordem: Fabales;
  • Família: Fabaceae;
  • Gênero: Calliandra;
  • Espécie: C.brevipes

Características da Caliandra Rosa


Imagem: Pinterest

A Caliandra Rosa é uma espécie do gênero Calliandra e também pode ser conhecida como flor-do-cerrado, caliandra, arbusto-chama, esponjinha, diadema, topete-de-pavão e diversas outras variações. As cores dessa espécie de arbusto variam bastante, indo desde o branco, vermelho até a cor rosa. Além disso, as flores fecham durante a noite – o que é uma forma de proteger as pétalas que são bastante finas.

A planta é considerada como uma espécie que gera muitas flores (plantas assim são chamadas de floríferas) e, devido também a sensibilidade, é uma espécie mais sensível ao frio. Dessa forma, seu crescimento e desenvolvimento fica um pouco mais lento quando as temperaturas estão mais baixas, porém, durante o restante do ano os processos acontecem de forma contínua.

Em relação ao seu caule, é possível considerá-lo como bastante ramificado. Por isso, várias folhas da Caliandra Rosa (que, inclusive, tem uma cor verde bem escura) nascem em diversas direções e variam de angulação – chamadas de binapadas e opostas. 

Um outro ponto interessante a respeito da planta é o seu vasto comércio voltado para o formato em bonsai. Normalmente, esses tipos de Caliandra Rosa menores tem cerca de 50 cm de altura, 45 cm de largura e um tronco considerado grosso, com cerca de 7 centímetros.

Cuidados com a Caliandra  Rosa

Focando agora nos cuidados com a Caliandra Rosa, é importante ressaltar que eles podem variar a depender do estilo da planta (no caso, se for bonsai ou não). Abaixo, vamos abordar os cuidados gerais que cabem a ambos. Acompanhe os detalhes!

  • Luminosidade: o ambiente mais propício para plantar uma Caliandra Rosa é o externo e em sol pleno. Isso porque, se o ambiente tiver muita sombra ou pouco sol durante o dia, sua folhagem pode ficar menos densa e, consequentemente, ela cresce bem menos. Além disso, também são plantas que não se dão bem com ambientes muito frios, principalmente, com geadas.
  • Rega: no caso da rega da Caliandra Rosa, o ideal é manter o solo sempre úmido quando a estação vigente é o verão. Por isso, sempre regue um pouco quando o substrato aparentar estar seco. Quando chega no inverno, o ideal é diminuir as regas e manter a cada 3 dias.
  • Adubação: a Caliandra Rosa é uma espécie que adora adubo e pode ser adubada quase que o ano todo. Para isso, o ideal é que sejam adubos de liberação lenta para que os nutrientes demorem a se espalhar. No caso da Caliandra Rosa do tipo bonsai, o ideal é repor nutrientes com frequência para que tenham uma boa floração.
  • Poda: em relação a poda, é importante realizar o processo em todas as estações em que ela cresce. Para isso, você precisa cortar os brotos mais recentes, deixando-os com apenas 2 folhas, pelo menos. Se a planta for de tamanho normal, podas radicais de galhos mais grossos podem acontecer também. 

Dúvidas frequentes sobre a espécie!


Imagem: Pinterest

Todo o cultivo de plantas (principalmente, aquelas em que os cuidados precisam ser maiores) acaba sendo um processo que gera várias dúvidas. Diante disso, abaixo, vamos falar um pouquinho sobre os detalhes da Caliandra Rosa.

Qual a altura da Caliandra Rosa?

Depende! Como já mencionado, se o formato for em bonsai, seu tamanho pode chegar a 50 cm de altura. No caso, se for a planta em formato tradicional, é possível ter uma Caliandra Rosa de até 4 metros.

Qual o melhor adubo para a Caliandra Rosa?

Os melhores adubos para a Caliandra Rosa são os orgânicos e ricos em fósforo. Porém, cascas de ovos, banana e adubo natural também não são dispensáveis. Se você preferir usar adubos químicos, o ideal é usar a formulação de N-P-K de 04-14-08 – ou seja, com alta concentração de fósforo.

Quais os tipos de Caliandra Rosa existentes?

Há diversas espécies de Caliandra Rosa que variam entre si. Algumas delas, inclusive, são variações em formato apenas de bonsai. Confira abaixo!

  • Calliandra bella Benth.
  • Calliandra depauperata Benth.
  • Calliandra brevipes Benth.
  • Calliandra californica Benth.
  • Calliandra biflora Tharp
  • .Calliandra chilensis Benth.
  • Calliandra conferta Benth.
  • Calliandra cruegeri Griseb.

Esperamos que esse artigo sobre Caliandra Rosa tenha sido útil. Aproveite o tempo e leia também sobre a flor de Mel!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *